DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS Disciplina: Fundamentos Teóricos e Metodológicos de História e Geografia PED II Código: 70-935 Carga Horária: 60h Número de Créditos: 04 Pré-requisitos:
1. EMENTA Fundamentação teórico-metodológica para a atividade pedagógica com a história e geografia na educação infantil e nos anos iniciais, tendo o espaço geográfico e o tempo histórico enquanto produto social.
2. OBJETIVOS Propor investigações pedagógicas acerca do saber geohistórico, tendo o aluno enquanto sujeito protagonista de seu espaço-tempo. Analisar e discutir temáticas que articulem as questões da natureza e da sociedade. Empreender uma educação voltada para um mundo heterogêneo, diverso e complexo, resultado da mobilidade, da velocidade dos deslocamentos de indivíduos, instituições e informações.
3. CONTEÚDOS CURRICULARES - Diversidade geográfica e histórica: competências e habilidades didático pedagógicas na educação infantil e nos anos iniciais. - Procedimentos didáticos para a projeção histórica e geográfica do aluno. - Temáticas geohistóricas que ocorrem no mundo pós moderno. - O fenômeno urbano (população, demografia, economia, globalização, geopolítica, culturas, movimentos sociais) - Fenômenos naturais (hidrografia, clima, vegetação, relevo, solos, ecossistemas) Representação dos diversos lugares por meio de mapas temáticos, iconografia, maquetes, plantas. - As fontes e os tratamentos das informações histórico geográficas e as novas tecnologias.
4. METODOLOGIA Aulas expositivas, dialogadas, interrogativas com orientação sobre o uso de material cartográfico, a utilização dos documentos históricos tais como: fontes escritas e orais; fontes iconográficas/pictóricas/musicais; plantas e mapas; globo, biografias etc. Práticas pedagógicas com utilização de multimeios (programas computacionais, jogos, links, sites), livros didáticos afins, entre outros, trabalhadas na intenção das noções histórico-geográficas para construção de novas categorias didático pedagógicas no ato de ensinar por meio do tempo e do espaço imediatos à vida cotidiana do aluno.
5. AVALIAÇÃO A avaliação será contínua e levará em consideração todas as atividades desenvolvidas pelo aluno sob a orientação do professor, trabalhos e avaliações escritas, abordando a expressão dos conhecimentos, a transposição didática, a criatividade e a compreensão entre as áreas de conhecimento.
6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais – História e Geografia. Brasília: MEC, 1997 HICKMANN, Roseli Inês (Org.). Estudos sociais: outros saberes e outros sabores. Porto Alegre: Mediação, (Cadernos de Educação Básica;8). 2002. PENTEADO, Heloísa Dupas. Metodologia do ensino de história e geografia. São Paulo: Cortez, 2005.
7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR ANTUNES, C. A sala de aula de geografia e história. Rio de Janeiro: Vozes, 2000. BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Brasília: Ministério da Educação e Cultura, 2005. CASTELLAR, Sonia (Org.). Educação geográfica: teorias e práticas docentes . São Paulo: Contexto, (Novas Abordagens ; 5). 2005. CASTROGIOVANI, Antônio Carlos (org.). Ensino de geografia: práticas e textualizações no cotidiano. 2ª edição. Porto Alegre: Mediação, 2002. ZAMBONI, Ernesta. História e geografia. São Paulo: Atual, 2003. 4 v.
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