Plano de Ensino

Pedagogia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

Disciplina: Fundamentos Teóricos e Metodológicos de História e Geografia PED II

Código: 70-935

Carga Horária: 60h

Número de Créditos: 04

Pré-requisitos:

 

 

1. EMENTA

Fundamentação teórico-metodológica para a atividade pedagógica com a história e geografia na educação infantil e nos anos iniciais, tendo o espaço geográfico e o tempo histórico enquanto produto social.

 

 

2. OBJETIVOS

Propor investigações pedagógicas acerca do saber geohistórico, tendo o aluno enquanto sujeito protagonista de seu espaço-tempo.

Analisar e discutir temáticas que articulem as questões da natureza e da sociedade.

Empreender uma educação voltada para um mundo heterogêneo, diverso e complexo, resultado da mobilidade, da velocidade dos deslocamentos de indivíduos, instituições e informações.

 

 

3. CONTEÚDOS CURRICULARES

- Diversidade geográfica e histórica: competências e habilidades didático pedagógicas na educação infantil e nos anos iniciais.

- Procedimentos didáticos para a projeção histórica e geográfica do aluno.

- Temáticas geohistóricas que ocorrem no mundo pós moderno.

- O fenômeno urbano (população, demografia, economia, globalização, geopolítica, culturas, movimentos sociais)

- Fenômenos naturais (hidrografia, clima, vegetação, relevo, solos, ecossistemas)

Representação dos diversos lugares por meio de mapas temáticos, iconografia, maquetes, plantas.

- As fontes e os tratamentos das informações histórico geográficas e as novas tecnologias.

 

 

4. METODOLOGIA

Aulas expositivas, dialogadas, interrogativas com orientação sobre o uso de material cartográfico, a utilização dos documentos históricos tais como: fontes escritas e orais; fontes  iconográficas/pictóricas/musicais; plantas e mapas; globo, biografias etc.

Práticas pedagógicas com utilização de multimeios (programas computacionais, jogos, links, sites), livros didáticos afins, entre outros, trabalhadas na intenção das noções histórico-geográficas para construção de novas categorias didático pedagógicas no ato de ensinar por meio do tempo e do espaço imediatos à vida cotidiana do aluno.

 

 

5. AVALIAÇÃO

A avaliação será contínua e levará em consideração todas as atividades desenvolvidas pelo aluno sob a orientação do professor, trabalhos e avaliações escritas, abordando a expressão dos conhecimentos, a transposição didática, a criatividade e a compreensão entre as áreas de conhecimento.

 

 

6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais – História e Geografia. Brasília: MEC, 1997

HICKMANN, Roseli Inês (Org.). Estudos sociais: outros saberes e outros sabores. Porto Alegre: Mediação, (Cadernos de Educação Básica;8). 2002.

PENTEADO, Heloísa Dupas. Metodologia do ensino de história e geografia. São Paulo: Cortez, 2005.

 

 

7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ANTUNES, C. A sala de aula de geografia e história. Rio de Janeiro: Vozes, 2000.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Brasília: Ministério da Educação e Cultura, 2005.

CASTELLAR, Sonia (Org.). Educação geográfica: teorias e práticas docentes . São Paulo: Contexto, (Novas Abordagens ; 5). 2005.

CASTROGIOVANI, Antônio Carlos (org.). Ensino de geografia: práticas e textualizações no cotidiano. 2ª edição. Porto Alegre: Mediação, 2002.

ZAMBONI, Ernesta. História e geografia. São Paulo: Atual, 2003. 4 v.