DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS Disciplina: Fundamentos Teóricos e Metodológicos de Literatura Infantil PED A Código: 70-936 Carga Horária: 60h Número de Créditos: 04 Pré-requisitos:
1. EMENTA O papel da literatura infantil no processo de desenvolvimento cognitivo e sócio-afetivo da criança. Estudo teórico-prático de métodos, técnicas e recursos adequados ao ensino da Literatura Infantil, planejamento, execução e avaliação de situações específicas do processo de aprimoramento da competência de leitura do texto literário.
2. OBJETIVOS Proporcionar a apropriação de conhecimento teórico-prático sobre o papel da literatura infantil no desenvolvimento cognitivo e sócio-afetivo da criança, na educação infantil e anos iniciais.
3. CONTEÚDOS CURRICULARES - Importância da Literatura Infantil para crianças. - Literatura e Educação: desenvolvimento Cognitivo, desenvolvimento Sócio-afetivo e desenvolvimento cultural. - A Literatura Infantil e a formação do leitor: fases do processo de desenvolvimento do leitor. - A literatura Infantil no processo de desenvolvimento da leitura e da escrita. - Planejamento de atividades educativas a partir de Literatura Infantil.
4. METODOLOGIA A Metodologia visa contribuir com a formação crítico-reflexiva do educador tendo por base a relação teoria-prática, envolvendo atividades tais como: aula expositiva, leituras, análise de livros, pesquisas, discussões, seminários, oficinas, criação de um livro de história infantil, miniaulas, elaboração e apresentação de trabalhos.
5. AVALIAÇÃO Constituir-se-á num processo permanente de reflexão acerca do domínio do conhecimento teórico e sua relação com a prática e das competências necessárias ao ato de ensinar.
6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA BUSATTO, C. A arte de contar histórias no século XXI: tradição e ciberespaço. 2 ed. Petrópolis: Vozes, 2007. COELHO, N. N. Literatura Infantil: teoria, análise, didática.7 ed. São Paulo: Moderna, 2000. ZILBERMAN, R. Como e por que ler a literatura infantil Brasileira. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005.
7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR ABRAMOVICH, F. Literatura Infantil: gostosuras e bobices. São Paulo, 2000. BETTELHEIM, B.; CAETANO, A. Psicanálise dos contos de fadas. 7 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980. LAJOLO, M. Do mundo da leitura para a leitura do mundo.6 ed. São Paulo: Ática, 2002. SILVA, M. B. C. Contar histórias: uma arte sem idade.10. ed. São Paulo: Ática, 2002. ZILBERMAN, R. A literatura infantil na escola. 11. ed. São Paulo, SP: Global, 2003.
|