DEPARTAMENTO DE LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA: ESTRATÉGIAS DE LEITURA E ESCRITA II Código: 80-299 Carga Horária: 60H Número De Créditos: 04 EMENTA Leitura, análise, produção, revisão e reescritura de gêneros textuais, considerando o contexto de produção e circulação e aspectos discursivos, composicionais e linguísticos. Noções gramaticais das classes de palavras e das funções morfossintáticas em processos lógico-discursivos e semânticos. 2 OBJETIVOS - ler, analisar, produzir, revisar e reescrever gêneros textuais, considerando o contexto de produção e circulação, além de aspectos discursivos, composicionais, linguísticos e gramaticais. - desenvolver estratégias e habilidades de leitura nos níveis (compreensão, interpretação e crítica) de gêneros textuais nos aspectos constitutivos: tema, estilo, propósito comunicativo e construção composicional; - produzir e reescrever textos diversificados em situação de uso, refletindo sobre os elementos constitutivos dos gêneros; - identificar, analisar, comparar e aplicar conhecimentos linguísticos e gramaticais, articulando forma, estrutura e organização do texto. 3 CONTEÚDOS CURRICULARES 1 Estratégias de leitura nos aspectos constitutivos de gêneros textuais: tema, estilo, propósito comunicativo e construção composicional. 2 Concepção de gramática tradicional 3 Classes de palavras 3.1 Verbo 3.2 Substantivo 3.3 Adjetivo 3.4 Advérbio 3.5 Pronome 3.6 Artigo 3.7 Numeral 3.8 Conjunção 3.9 Preposição 4 Concepção de gramática analítico-reflexiva 4.1 Substantivo como processo de referenciação 4.2 Verbo como núcleo da predicação 4.3 Adjetivo, advérbio e numeral como caracterizadores nominais 4.4 Advérbio como modificador e circunstanciador 4.5 Artigos e pronomes como elos de continuidade e referenciação no texto 4.6 Dêiticos textuais e situacionais 4.7 Conjunções, preposições, advérbios e locuções como articuladores e conectores textuais 5 Aspectos morfossintáticos 5.1 Esquemas predicativos dos verbos: argumentos exigidos e opcionais 5.2 Relações e restrições sintáticas e semânticas do verbo 5.3 Procedimentos de concordância 5.3.1 Verbo e sujeito 5.3.2 Substantivo e adjunto 5.4 Determinações quanto à regência do verbo e do nome 6 Produção, revisão e reescritura de gêneros textuais. 4 METODOLOGIA Práticas pedagógicas que visem à funcionalidade do sistema linguístico e ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC): - aulas expositivo-dialogadas; - práticas de leitura e análise textual; - análise dos aspectos específicos aos gêneros textuais que circulam socialmente; - produção de textos orais e escritos; - trabalhos individuais e em grupo; - seminários temáticos e dirigidos. Todas as modalidades terão como indicador o princípio da ação-reflexão-ação, capacitando para a resolução de situações-problema. 5 AVALIAÇÃO A avaliação será feita de forma contínua e terá um caráter de diagnóstico das dificuldades e de assessoramento de superação das mesmas, realizada através de: - leitura e análise de textos; - produções de textos orais e escritos; - trabalhos avaliativos ao longo do semestre; visando aos seguintes indicadores: - desenvolvimento das habilidades de leitura compreensiva, interpretativa e crítica para se atingir a competência desejada no desempenho profissional; - domínio dos conhecimentos linguísticos, métodos e técnicas pedagógicas que permitam a transposição para os diferentes níveis de ensino; - capacidade de resolver problemas, tomar decisões, trabalhar em equipe e comunicar-se dentro da multidisciplinaridade dos diversos saberes que compõem a formação universitária em Letras.
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