Plano de Ensino

Pedagogia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES

Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA: ESTRATÉGIAS DE LEITURA E ESCRITA II

Código: 80-299

Carga Horária: 60H

Número De Créditos: 04

 

EMENTA

Leitura, análise, produção, revisão e reescritura de gêneros textuais, considerando o contexto de produção e circulação e aspectos discursivos, composicionais e linguísticos. Noções gramaticais das classes de palavras e das funções morfossintáticas em processos lógico-discursivos e semânticos.

 

2 OBJETIVOS

- ler, analisar, produzir, revisar e reescrever gêneros textuais, considerando o contexto de produção e circulação, além de aspectos discursivos, composicionais, linguísticos e gramaticais.

- desenvolver estratégias e habilidades de leitura nos níveis (compreensão, interpretação e crítica) de gêneros textuais nos aspectos constitutivos: tema, estilo, propósito comunicativo e construção composicional;

- produzir e reescrever textos diversificados em situação de uso, refletindo sobre os elementos constitutivos dos gêneros;

- identificar, analisar, comparar e aplicar conhecimentos linguísticos e gramaticais, articulando forma, estrutura e organização do texto.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

1 Estratégias de leitura nos aspectos constitutivos de gêneros textuais: tema, estilo, propósito comunicativo e construção composicional.

2 Concepção de gramática tradicional

3 Classes de palavras

3.1 Verbo

3.2 Substantivo

3.3 Adjetivo

3.4 Advérbio

3.5 Pronome

3.6 Artigo

3.7 Numeral

3.8 Conjunção

3.9 Preposição

4 Concepção de gramática analítico-reflexiva

4.1 Substantivo como processo de referenciação

4.2 Verbo como núcleo da predicação

4.3 Adjetivo, advérbio e numeral como caracterizadores nominais

4.4 Advérbio como modificador e circunstanciador

4.5 Artigos e pronomes como elos de continuidade e referenciação no texto

4.6 Dêiticos textuais e situacionais

4.7 Conjunções, preposições, advérbios e locuções como articuladores e conectores textuais

5 Aspectos morfossintáticos

5.1 Esquemas predicativos dos verbos: argumentos exigidos e opcionais

5.2 Relações e restrições sintáticas e semânticas do verbo

5.3 Procedimentos de concordância

5.3.1 Verbo e sujeito

5.3.2 Substantivo e adjunto

5.4 Determinações quanto à regência do verbo e do nome 6 Produção, revisão e reescritura de gêneros textuais.

4 METODOLOGIA

Práticas pedagógicas que visem à funcionalidade do sistema linguístico e ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC):

- aulas expositivo-dialogadas;

- práticas de leitura e análise textual;

- análise dos aspectos específicos aos gêneros textuais que circulam socialmente;

- produção de textos orais e escritos;

- trabalhos individuais e em grupo;

- seminários temáticos e dirigidos.

Todas as modalidades terão como indicador o princípio da ação-reflexão-ação, capacitando para a resolução de situações-problema.

 

5 AVALIAÇÃO

A avaliação será feita de forma contínua e terá um caráter de diagnóstico das dificuldades e de assessoramento de superação das mesmas, realizada através de:

- leitura e análise de textos;

- produções de textos orais e escritos;

 - trabalhos avaliativos ao longo do semestre; visando aos seguintes indicadores:

- desenvolvimento das habilidades de leitura compreensiva, interpretativa e crítica para se atingir a competência desejada no desempenho profissional;

- domínio dos conhecimentos linguísticos, métodos e técnicas pedagógicas que permitam a transposição para os diferentes níveis de ensino;

- capacidade de resolver problemas, tomar decisões, trabalhar em equipe e comunicar-se dentro da multidisciplinaridade dos diversos saberes que compõem a formação universitária em Letras.

 

 

 

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BECHARA, Evanildo. Gramática escolar da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Lucerna, 2010.

TERRA, Ernani. Curso Prático de Gramática. São Paulo: Scipione, 2011

NEVES, Maria Helena de Moura. Que gramática estudar na escola? Norma e uso na Língua Portuguesa. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2004.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ANTUNES, Irandé. Análise de textos: fundamentos e prática . São Paulo: Parábola, 2010.

DIONISIO, Angela Paiva et al. Gêneros textuais e ensino. 4. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino da gramática no 1º e 2º graus . 4. ed. São Paulo: Cortez, 1998.

VIEIRA, Sílvia Rodrigues; BRANDÃO, Sílvia Figueiredo. (org.) Ensino de gramática: descrição e uso. São Paulo: Contexto, 2007.

BAGNO, Marcos. Gramática da L