Plano de Ensino

Pedagogia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES

Disciplina: LIBRAS I-B – LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS

Código: 80-333

Carga Horária: 80h (60 presencial + 20 TDE)

Número de Créditos: 04

Pré-requisitos:

 

EMENTA:

Introdução ao estudo da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Legislação e Inclusão do Sujeito Surdo, cultura e identidade. Prática em LIBRAS: vocabulário geral e específico para comunicação com surdos.

 

OBJETIVO GERAL:

- desenvolver habilidades e competências básicas relativas ao conhecimento de LIBRAS.

 

OBJETIVOS ESPECÌFICOS:

- fornecer conhecimento teórico e prático sobre a comunidade surda e sua língua;

- proporcionar subsídios básicos para a comunicação em LIBRAS;

- conhecer a legislação e a cultura surda.

 

3. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

1. Legislação e Inclusão

2. Conceito de Identidade Surda.

3. Gramática surda.

4. Constituição do sujeito Surdo.

5. Cultura Surda/ Relação Sócio Histórico da Surdez com a Língua de Sinais.

6. Noções básicas de Língua Brasileira de Sinais.

6.1 O espaço de sinalização

6.2 A estrutura que constitui os sinais.

6.3 Noções sobre cultura e língua.

6.4 Língua/contexto/comunicação.

6.5 Tradução LIBRAS - Língua Portuguesa

6.6 Tradução Língua Portuguesa – LIBRAS

 

4. METODOLOGIA:

A metodologia para as aulas da disciplina contempla:

a) a modalidade das aulas presenciais, que correspondem a 60 horas, e

b) dos Trabalhos Discentes Efetivos - TDE, realizados fora do espaço-tempo da sala de aula, que correspondem a mais 20 horas, totalizando 80 horas correspondentes a 04 créditos da disciplina.  As horas presenciais contemplam a aplicação de uma metodologia ativa de aprendizagem e práticas pedagógicas que visem à funcionalidade do sistema linguístico, por meio de: aulas expositivo-dialogadas; práticas de leitura, escritas e traduções de gêneros textuais que circulam socialmente; produção de textos e seminários temáticos dirigidos.

As horas correspondentes aos Trabalhos Discentes Efetivos preveem: leituras adicionais e complementares sobre os tópicos estudados; realização de trabalhos individuais e em grupo; estudos dirigidos; pesquisas bibliográficas em livros (impressos e digitais) e em vídeos; produção de vídeos, áudios e outros, de acordo com a distribuição das horas para cada atividade.

Com o propósito de desenvolver as competências inerentes à disciplina, serão utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet, livros eletrônicos e mídia digital), dentre outros elementos, conforme Resolução nº 2750/CUN/2020.

 

5. AVALIAÇÃO:

O sistema de avaliação da disciplina está de acordo com o que determina o Regimento Interno da Instituição Resolução no 2318/CUN/2017– CAPÍTULO XI, Subseção VII, Art.85-92– “Do Planejamento de Ensino e Da Avaliação da Aprendizagem”.

A avaliação terá um caráter de diagnóstico de dificuldades com vistas à sua superação e deverá ser realizada por meio de leitura e análise de textos, produções de textos, trabalhos avaliativos, tanto os realizados em sala de aula, de forma presencial, como os realizados como Trabalhos Discentes Efetivos.

A avaliação deverá atender ao disposto na Resolução Nº 2736/CUN/2019, com a atribuição de pontos aos trabalhos realizados nas duas modalidades, de acordo com os seguintes percentuais: 80% para as atividades, trabalhos e provas presenciais; e 20% para os TDE.

 

BIBLIOGRAFIA

6.BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

BRITO, Lucinda (Org.). Língua brasileira de sinais: educação especial. Brasília: SEESP, 1997.

QUADROS, Ronice Muller de, Cruz, Rebello. Língua de Sinais: Instrumentos de avaliação. Porto Alegre,RS: Artmed, 20011.

SKLIAR, Carlos. Atualidades da educação bilíngue para surdos. Vol. I. Porto Alegre: Mediação, 1999.

 

7.BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

CARVALHO, José Murilo. Cidadania no Brasil, o longo caminho. Civilização brasileira. 2006e Sinais da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Todas as Letras: Revista de língua e literatura, São Paulo, v.15, n.1, p. 111-128, dez.

GOLDFELD, Marcia. A criança surda: linguagem e cognição numa perspectiva sociointeracionista. 2. ed.São Paulo: Plexus, 2002.172 p.

VELOSO, Éden; MAIA, Valdeci. Aprenda libras com eficiência e rapidez. 4. ed. Curitiba, PR: Mãos Sinais,2011.

XAVIER, André Nogueira; BARBOSA, Plinio. Com quantas mãos se faz um sinal? Um estudo do parâmetro número de mãos na produção.