Plano de Ensino

Pedagogia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES

Disciplina: FTM DE LEITURA E ESCRITA I

Código:  80-336

Carga Horária: 80 (60 presencial + 20 TDE)

Número de Créditos: 04

 

1. EMENTA:

Fundamentação da questão histórico-social da leitura e escrita. Abordagem da psicolinguística para o estudo da aquisição da leitura e escrita. A lecto-escrita como forma de expressão e comunicação. Inter-relação entre oralidade e escrita; Tendências epistemológicas e o processo de alfabetização. Análise dos métodos de Alfabetização.

 

2. OBJETIVO:

Analisar as concepções de alfabetização e letramento a partir da trajetória histórico-cultural e das novas perspectivas do processo de aquisição da leitura e escrita, intencionando ampliar o conhecimento acerca da alfabetização, assim como compreender como se desenvolve a competência linguística de crianças de 0 a 5 anos, através do estudo dos princípios teórico-metodológicos.

 

3. CONTEÚDOS CURRICULARES:

- Alfabetismo/analfabetismo e letramento

- A leitura e a escrita na educação infantil, nos anos iniciais e na modalidade de educação de jovens e adultos: a escrita e o ato de ler;

- Pressupostos teóricos que fundamentam as metodologias (inatismo, apriorismo, empirismo, ambientalismo, construtivismo piagetiano, sócio-interacionismo)

- Consciência Fonológica e as interlocuções com a alfabetização

- Psicogênese da língua escrita e suas consequências na prática educativa

- A função do educador e do ambiente alfabetizador no processo de construção da linguagem escrita

 

4. METODOLOGIA:

A metodologia de trabalho tem por base uma concepção dialética de construção do conhecimento, utilizando-se de estratégias variadas de ensino com vistas a atender as questões da acessibilidade pedagógica. A fundamentação teórica será formada a partir de leituras, debates, pesquisas, observações e participação de práticas, análise de livros e textos, da construção de material didático-pedagógico, assim como da socialização de experiências vivenciadas.

 

4. METODOLOGIA

A disciplina será desenvolvida através de aulas teóricas e/ou expositivas e/ou práticas, com recursos audiovisuais e/ou digitais (vídeo, filme, slides), resolução de problemas, seminários, discussões/reflexões em grupos, e produções textuais. O TDE será trabalhado através de estudos teóricos e/ou práticos, leituras, exercícios, trabalhos e fóruns de discussão, com ou sem auxílio de recursos audiovisuais e digitais.

 

5. AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina constituir-se-á num processo em que se evidencia o desenvolvimento de habilidades e competências, sendo uma ação contínua, permanente e reflexiva, pautada em uma avaliação formativa. Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.

BIBLIOGRAFIA

6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e Linguística. 6 ed. São Paulo: Scipione, 2009.

FERREIRO, Emília. Com todas as letras. São Paulo: Cortez,1992.

TEBEROSKY, Ana. Aprender a ler e a escrever: uma proposta construtivista. Porto Alegre: Artmed, 2003.

 

7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

FERREIRO, Emília. Reflexões sobre alfabetização. São Paulo: Cortez,1993.

_________ Emília. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed, 1985.

KLEIMAN, A. Letramento e suas implicações para o ensino de língua materna. Revista Signo, v. 32 n. 53, p. 1-25, 2007.

LEITE, Sérgio Antonio da Silva; LEITE, Sérgio Antonio da Silva; COLELLO, Silvia M. Gasparian. Alfabetização e letramento: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2010.

MOLL, Jaqueline. Alfabetização possível: reinventando o ensinar e o aprender. Porto Alegre: Mediação, 2008.