Plano de Ensino

Pedagogia

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Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES

Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA: ESTRATÉGIAS DE LEITURA E ESCRITA

Código: 80-340

Carga Horária: 80h (60 presencial + 20 TDE)

Número de Créditos: 04

Pré-requisitos:

 

1. EMENTA

Leitura e conhecimento. Estratégias cognitivas e metacognitivas de leitura e de escrita. Paradigmas da comunicação verbal. Variáveis de ordem linguística, textual e sociointerpretativa na compreensão leitora dos diferentes gêneros textuais que circulam socialmente. Relação entre o conteúdo, composição, estilo, nível linguístico e propósitos. Técnicas de leitura e produção textual. Expressão oral e escrita.

 

2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Desenvolver habilidades e competências de:

  • Leitura em todos os níveis (compreensão, interpretação e crítica) de textos correspondentes aos gêneros textuais que circulam socialmente.
  • Práticas relativas às estratégias e técnicas de leitura e escrita.
  • Expressão oral e escrita.
  • Uso da linguagem oral e escrita na dinâmica das relações interativo-comunicativas.

 

3. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1 Leitura, compreensão, interpretação e crítica de textos de diferentes gêneros textuais que circulam socialmente.

2 Compreensão leitora e aprendizagem significativa.

3 Estratégias de leitura:

3.1 Ativação de conhecimento prévio e seleção de informações;

3.2 Antecipação de informações;

3.3 Realização de inferências;

3.5 Verificação de informações no texto;

3.6 Articulação de índices textuais e contextuais;

3.7 Redução de informação semântica: construção e generalização de informações.

4 Paráfrase.

5 Técnicas de leitura:

5.1 Leitura antecipada;

5.2 Leitura interrompida;

5.3 Texto lacunado;

5.4 Mapeamento:

5.4.1 Palavras-chave e ideias-chave;

5.4.2 Argumentação;

5.4.3 Defesa do ponto de vista;

5.4.4 Síntese.

6 Pressupostos da comunicação verbal.

7 Expressão verbal oral:

7.1 Voz;

7.2 Dicção;

7.3 Ritmo;

7.4 Entonação;

7.5 Respiração;

7.6 Gestualidade;

7.7 Empatia.

8 Estrutura da apresentação:

8.1 Introdução;

8.2 Desenvolvimento;

8.3 Conclusão;

8.4 Avaliação.

9 Prática da expressão verbal oral e escrita.

10 Avaliação, segundo pressupostos da comunicação verbal.

 

4. METODOLOGIA

A disciplina será desenvolvida através de aulas teóricas e/ou expositivas e/ou práticas, com recursos audiovisuais e/ou digitais (vídeo, filme, slides), resolução de problemas, seminários, discussões/reflexões em grupos, e produções textuais. O TDE será trabalhado através de estudos teóricos e/ou práticos, leituras, exercícios, trabalhos e fóruns de discussão, com ou sem auxílio de recursos audiovisuais e digitais.

 

5. AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina constituir-se-á num processo em que se evidencia o desenvolvimento de habilidades e competências, sendo uma ação contínua, permanente e reflexiva, pautada em uma avaliação formativa. Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.

 

BIBLIOGRAFIA

6.BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ALLENDE, Felipe; CONDEMARIN, Mabel. Leitura, teoria, avaliação e desenvolvimento. Porto Alegre: ArtMed, 2005.

KOCH, Ingedore V.; ELIAS, V.M. Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. (trad. Claudia Schilling) 6. ed. Porto Alegre: Art Med, 1998.

 

7.BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

KLEIMAN, Angela. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. 7 ed. Campinas, SP: Pontes, 2004.

MARCUSCHI, Luiz Antonio. Gêneros textuais: constituição de práticas sociais. São Paulo: Cortez, 2003.

PRETTI, Dino (Org.). Análise de textos orais. São Paulo: Humanitas Publicações

FFLCH/USP, 1997.

MARCUSCHI, Luiz Antonio. Da fala para a escrita-atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2001.

SANCHEZ, Miguel Emílio. Compreensão e redação de textos: dificuldades e ajudas. (trad. Ernani Rosa). Porto Alegre: Artes Médicas, 2002.