DEPARTAMENTO DE LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA: ESTRATÉGIAS DE LEITURA E ESCRITA Código: 80-340 Carga Horária: 80h (60 presencial + 20 TDE) Número de Créditos: 04 Pré-requisitos:
1. EMENTALeitura e conhecimento. Estratégias cognitivas e metacognitivas de leitura e de escrita. Paradigmas da comunicação verbal. Variáveis de ordem linguística, textual e sociointerpretativa na compreensão leitora dos diferentes gêneros textuais que circulam socialmente. Relação entre o conteúdo, composição, estilo, nível linguístico e propósitos. Técnicas de leitura e produção textual. Expressão oral e escrita.
2. OBJETIVOS ESPECÍFICOSDesenvolver habilidades e competências de:
3. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO1 Leitura, compreensão, interpretação e crítica de textos de diferentes gêneros textuais que circulam socialmente. 2 Compreensão leitora e aprendizagem significativa.3 Estratégias de leitura:3.1 Ativação de conhecimento prévio e seleção de informações; 3.2 Antecipação de informações; 3.3 Realização de inferências; 3.5 Verificação de informações no texto; 3.6 Articulação de índices textuais e contextuais; 3.7 Redução de informação semântica: construção e generalização de informações. 4 Paráfrase.5 Técnicas de leitura:5.1 Leitura antecipada; 5.2 Leitura interrompida; 5.3 Texto lacunado; 5.4 Mapeamento: 5.4.1 Palavras-chave e ideias-chave; 5.4.2 Argumentação; 5.4.3 Defesa do ponto de vista; 5.4.4 Síntese. 6 Pressupostos da comunicação verbal.7 Expressão verbal oral:7.1 Voz; 7.2 Dicção; 7.3 Ritmo; 7.4 Entonação; 7.5 Respiração; 7.6 Gestualidade; 7.7 Empatia. 8 Estrutura da apresentação:8.1 Introdução; 8.2 Desenvolvimento; 8.3 Conclusão; 8.4 Avaliação. 9 Prática da expressão verbal oral e escrita.10 Avaliação, segundo pressupostos da comunicação verbal.
4. METODOLOGIA A disciplina será desenvolvida através de aulas teóricas e/ou expositivas e/ou práticas, com recursos audiovisuais e/ou digitais (vídeo, filme, slides), resolução de problemas, seminários, discussões/reflexões em grupos, e produções textuais. O TDE será trabalhado através de estudos teóricos e/ou práticos, leituras, exercícios, trabalhos e fóruns de discussão, com ou sem auxílio de recursos audiovisuais e digitais.
5. AVALIAÇÃO A avaliação da disciplina constituir-se-á num processo em que se evidencia o desenvolvimento de habilidades e competências, sendo uma ação contínua, permanente e reflexiva, pautada em uma avaliação formativa. Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.
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6.BIBLIOGRAFIA BÁSICAALLENDE, Felipe; CONDEMARIN, Mabel. Leitura, teoria, avaliação e desenvolvimento. Porto Alegre: ArtMed, 2005. KOCH, Ingedore V.; ELIAS, V.M. Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006. SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. (trad. Claudia Schilling) 6. ed. Porto Alegre: Art Med, 1998.
7.BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTARKLEIMAN, Angela. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. 7 ed. Campinas, SP: Pontes, 2004. MARCUSCHI, Luiz Antonio. Gêneros textuais: constituição de práticas sociais. São Paulo: Cortez, 2003. PRETTI, Dino (Org.). Análise de textos orais. São Paulo: Humanitas Publicações FFLCH/USP, 1997. MARCUSCHI, Luiz Antonio. Da fala para a escrita-atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2001. SANCHEZ, Miguel Emílio. Compreensão e redação de textos: dificuldades e ajudas. (trad. Ernani Rosa). Porto Alegre: Artes Médicas, 2002.
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