Plano de Ensino

Engenharia de Alimentos

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Disciplina: TÓPICOS ESPECIAIS – EA

Código: 30-1040

Carga Horária: 40h

Créditos: 02

 

EMENTA:

Disciplina de ementa variável, abordando assuntos variados, voltados à formação do Engenheiro de Alimentos, podendo ser assunto específico do curso ou de áreas afins, que possibilitem uma formação generalista e interdisciplinar do acadêmico.

 

OBJETIVOS

Fornecer ao aluno conhecimentos em assuntos gerais relevantes à formação do Engenheiro de Alimentos. Aprender de forma autônoma; Atuar em situações e contextos complexos; Conhecer e consolidar os conceitos básicos de inovações relacionados com o campo de atuação no cenário industrial, ambiental, social, comportamental, administrativo e financeiro, onde as novas tecnologias estão presentes e as habilidades dinâmicas são essenciais. Entender o papel do engenheiro no contexto da inovação.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

Disciplina de conteúdos curriculares variável, abordando assuntos que complementam a formação do engenheiro químico em conhecimento e aprimoramento de competências e habilidades.

 

METODOLOGIA:

As aulas terão a participação ativa do aluno na construção do conhecimento e serão adotados as seguintes metodologias: Aulas teóricas e expositivas com utilização de recursos audiovisuais e questionamentos, discussão e debates;  Aulas práticas sobre os conteúdos ministrados na teoria; A leitura, interpretação e elaboração de textos serão trabalhados em sala de aula como temas transversais; As aulas transcorrerão de maneira interativa com os alunos em que ambos são agentes ativos do processo de ensino-aprendizagem; A exposição do conteúdo ocorrerá por meio de atividades que facilitem e estimulem a aprendizagem. Buscar-se-á interação constante com os alunos; As atividades relacionadas ao Trabalho Discente Efetivo (TDE) totalizará 10 h e poderá constar com exercícios de fixação, pesquisa bibliográfica, desenvolvimento de atividades práticas, elaboração de relatórios, visitas técnicas entre outros.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico. O processo de avaliação será de forma progressiva e cumulativa do conhecimento, mediante verificações parciais ao longo do período letivo sob a forma de provas, exercícios, trabalhos acadêmicos, arguições, seminários e/ou relatos de atividades práticas. O processo de avaliação ocorrerá da seguinte maneira:

No mínimo duas avaliações que versará com questões objetivas e ou discursivas com peso 8,0 e Trabalhos Discente Efetivo (TDE) peso 2,0.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

MEIRELES, M.A. A. Fundamentos de engenharia de alimentos. São Paulo: Atheneu, 2013.

OETTERER, M.; REGITANO-D'ARCE, M. A.B.; SPOTO, M. H. F. Fundamentos de ciência e tecnologia de alimentos. Barueri: Manole, 2010.

EVANGELISTA, J. Tecnologia de alimentos. 2. ed. São Paulo: Atheneu, 2001.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CHEFTEL, J.C.; CHEFTEL, H.; BENSANÇON, P. Introduccion a la bioquimica y tecnologia de los alimentos. Zaragoza: Acribia, 1999.

GAVA, A.J. Princípios de tecnologia de alimentos. São Paulo: Nobel, 2007.

ORDÓÑEZ PEREDA, J. A. Tecnologia de alimentos. Porto Alegre: Artmed, 2007.

FELLOWS, P. Tecnologia do processamento de alimentos: Princípios e prática. Porto 196Alegre: Artmed, 2006.

GAUTO, M. A.; ROSA, G. R. Processos e operações unitárias da indústria química. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2011.