Plano de Ensino

Engenharia de Alimentos

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Disciplina: ANÁLISE DE ALIMENTOS II

Código: 30-1151

Carga Horária: 80 h

Créditos: 04

 

EMENTA

Controle de qualidade na indústria de alimentos. Métodos instrumentais de análise. Análise de produtos da indústria de alimentos e bebidas. Legislação sobre alimentos.   

 

OBJETIVOS

A disciplina visa desenvolver habilidades para aplicação dos conceitos e embasamento teórico e prático para que o aluno tenha conhecimentos básicos dos métodos instrumentais de análise, amostragem e seu preparo. Determinar os principais constituintes dos produtos da indústria de alimentos e bebidas. Conhecer e aplicar a legislação pertinente aos produtos alimentícios. Ao término da disciplina, o aluno deve ser capaz de atingir total ou parcialmente as seguintes competências:

- Conhecer os aspectos tecnológicos, operacionais, sociais e legais para o desenvolvimento e controle dos produtos alimentícios;

- Formular e conceber soluções desejáveis de engenharia, analisando e compreendendo os aspectos físicos, químicos e bioquímicos do processamento de produtos;

- Aprender de forma autônoma e lidar com situações e contextos complexos;

- Comunicar-se de forma escrita, oral e gráfica através da elaboração de relatórios e/ou laudos técnicos de engenharia e sua apresentação;

- Desenvolver a capacidade de trabalhar em equipe, buscando soluções para desafios teórico-prático.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

UNIDADE DE ENSINO 01 – COMPOSIÇÃO CENTESIMAL DOS ALIMENTOS

Métodos de Análise. Amostragem e preparo da amostra. Aplicação da análise instrumental no controle de qualidade de alimentos.

Métodos analíticos para determinar a composição centesimal dos alimentos: proteína, lipídios, carboidratos, umidade, cinzas, fibra alimentar, valor calórico. Rotulagem de alimentos. Legislações em vigor. Normas Técnicas Nacionais e internacionais.

 

Atividades práticas: Elaboração da rotulagem de um alimento, com apresentação de relatório e/ou laudos técnicos das atividades práticas.

 

TDE 01 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 01. Tempo de desenvolvimento: 5 h.

 

UNIDADE DE ENSINO 02 – CONTROLE DE QUALIDADE DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL

Determinações analíticas para o controle de qualidade de produtos lácteos.

Determinações analíticas mel e/ou melado.

Determinações analíticas de produtos cárneos.

Legislação brasileira em vigor. Normas Técnicas Nacionais e internacionais.

Atividades práticas: Controle de qualidade de produtos de origem animal (leite e derivados, carne e derivados, mel), com apresentação de relatório e/ou laudos técnicos das atividades práticas.

TDE 02 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 02. Tempo de desenvolvimento: 5 h.

 

UNIDADE DE ENSINO 03 – CONTROLE DE QUALIDADE DE PRODUTOS DE ORIGEM VEGETAL

Análise de óleos e gorduras.

Determinações analíticas de cereais e derivados (farinhas e produtos de panificação).

Determinações analíticas de frutas e derivados (sucos, geleias e correlatos).

Legislação brasileira em vigor. Normas Técnicas Nacionais e internacionais.

Atividades práticas: Controle de qualidade de produtos de origem vegetal (farinhas, produtos de panificação, sucos, geleias e/ou geleados), com apresentação de relatório e/ou laudo técnico das atividades práticas.

TDE 03 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 03. Tempo de desenvolvimento: 5 h.

 

UNIDADE DE ENSINO 04 – CONTROLE DE QUALIDADE DE BEBIDAS ALCOÓLICAS

Bebidas fermentadas: Determinações analíticas de controle de qualidade de bebidas

fermentadas (vinhos, cervejas, espumantes).

Bebidas fermento-destiladas e destilo-retificadas: Determinações analíticas do controle de qualidade de aguardente de cana (cachaça), conhaque, graspa, uísque e vodca.

Padrão de identidade e qualidade. Legislação brasileira em vigor. Normas Técnicas Nacionais e internacionais.

Atividades práticas: Controle de qualidade de bebidas alcoólicas (vinhos, cervejas e cachaças), com apresentação de relatório e/ou laudo técnico das atividades práticas.

TDE 04 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 04. Tempo de desenvolvimento: 5 h.

 

METODOLOGIA

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos alunos, os conteúdos serão trabalhados privilegiando o levantamento do conhecimento prévio dos estudantes, a motivação com leituras de artigos, exposição oral e dialogada, discussões, debates e questionamentos, sendo complementadas com atividades laboratoriais e com elaboração de laudos técnicos/relatórios de atividades experimentais. Os alunos desenvolverão Trabalhos Discentes Efetivos no total de 20 h. Dentre as atividades a serem realizadas durante as 80 horas previstas nesta disciplina, constam 15 horas de atividades extensionistas. Ações extensionistas são classificadas como (i) projeto, (ii) curso, oficina e/ou workshop, (iii) evento, (iv) produto acadêmico, ou (v) prestação de serviço.

 

AVALIAÇÃO

O desempenho acadêmico será avaliado de forma progressiva e cumulativa do conhecimento, mediante verificações parciais ao longo do período letivo em número mínimo de duas, sob a forma de provas, exercícios, trabalhos acadêmicos, arguições e/ou seminários. Os Trabalhos Discentes Efetivos terão peso de 20% da nota média final (avaliação de competências técnicas e competências cognitivas).

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ANDRADE, É. C. B. de. Análise de alimentos: Uma visão química da nutrição. São Paulo: Varela, 2012. 324 p.

BRASIL. Secretaria Nacional de Vigilância Sanitária; ZENEBON, O.; PASCUET, N. S. (Coord.) INSTITUTO ADOLFO LUTZ. Métodos físico-químicos para análise de alimentos. 4. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2005. 1018 p.

COULTATE, T. P. Alimentos: A química de seus componentes. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004. 368 p.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS INDÚSTRIAS DA ALIMENTAÇÃO. Compêndio da legislação de alimentos: Consolidação das normas e padrões de alimentos. São Paulo: ABIA, 2003.

 CHAVES J. B. Controle de qualidade para indústrias de alimentos: Princípios gerais. Viçosa:UFV.1980. 94p.

LEES, R. Análisis de los alimentos: Métodos analíticos y de control de calidad. 2. ed. Zaragoza: Acribia, 1991. 288 p.