Plano de Ensino

Fisioterapia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Área de Conhecimento de Ciências da Saúde    

Componente Curricular: RECURSOS FISIOTERAPÊUTICOS: ELETROTERMOFOTOTERAPIA

Código: 40-1461

Carga Horária: 80 horas (Teórica: 30h) (Prática: 30h) (TDE: 20h)

Nº Créditos: 04

 

Ementa

Estudo dos conceitos fundamentais, efeitos fisiológicos, efeitos terapêuticos dos recursos físicos utilizados em fisioterapia.

 

Objetivos

  • Reconhecer as fases do reparo tecidual e fisiologia da dor e relacioná-los com os recursos físicos
  • Conhecer mecanismos de ação, indicações e contraindicações dos recursos físicos utilizados em fisioterapia e seus efeitos clínicos e fisiológicos
  • Conhecer e manusear os aparelhos de eletrotermofototerapia
  • Reconhecer princípios éticos e habilidades de comunicação na relação interpessoal, trabalhar em equipe e demonstrar autonomia na busca do conhecimento
  • Estimular o desenvolvimento acadêmico-científico por meio da prática baseada em evidências

 

Habilidades

  • Compreensão e aplicação adequada dos recursos físicos utilizados para a intervenção e reabilitação fisioterapêutica
  • Reconhecimento da prática baseada em evidências e da educação permanente em saúde como norteadoras da prática profissional
  • Aplicação da responsabilidade, compromisso, comunicação e respeito na relação com o outro

 

Conteúdos curriculares

Conceitos iniciais

Reparo dos tecidos

Fisiologia da dor

Eletroterapia

Termofototerapia

Laser

 

Metodologia

Serão utilizadas metodologias tradicionais e ativas no processo de ensino e de aprendizagem. Os estudantes serão estimulados a buscarem conhecimento que lhes permitam desenvolver habilidades na área. Poderão ser utilizados recursos de multimídia e plataforma digital. As atividades práticas serão realizadas nos laboratórios afins. Os estudantes desenvolverão Trabalho Discente Efetivo (TDE), equivalendo 20% da nota da avaliação do componente curricular, com o intuito de fomentar a autonomia e aprendizagem ativo-significativa.

 

Avaliação

A aquisição das habilidades e competências serão avaliadas ao longo do semestre envolvendo as dimensões cognitiva, procedimental e atitudinal, correspondendo a 80% da nota e o Trabalho Discente Efetivo (TDE), 20%.

 

Bibliografia Básica

KITCHEN, Sheila (Org.). Eletroterapia: prática baseada em evidências. 11. ed. Barueri: Manole, 2003.

ROBINSON, Andrew J; SNYDER-MACKLER, Lynn. Eletrofisiologia clínica: eletroterapia e teste eletrofisiológico. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2001.

STARKEY, Chad. Recursos terapêuticos em fisioterapia. 2. ed. Barueri: Manole, 2001.

 

Bibliografia Complementar

AGNE, Jones E. Eletrotermoterapia: teoria e prática. Santa Maria, RS: Orium, 2004, 2013.

BISSCHOP, Guy de; BISSCHOP, Eric de; COMMANDRE, Francisque; BENCE, Yves; SILVA, Dunia Marinho (Trad.). Eletrofisioterapia. São Paulo: Santos, 2001.

LOW, John; REED, Ann. Eletroterapia explicada: princípios e prática. 3. ed. Barueri: Manole, 2001.

NELSON, Roger M; HAYES, Karen W; CURRIER, Dean P; FODRA, Marina Dalcorsso (Trad.). Eletroterapia clínica. 3. ed. Barueri, SP: Manole, 2003.

PRENTICE, William E. Modalidades terapêuticas: em medicina esportiva. 4. ed. Barueri: Manole, 2002.