Plano de Ensino

Fisioterapia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Área de Conhecimento de Ciências da Saúde

Componente Curricular: RECURSOS FISIOTERAPÊUTICOS: CINESIOTERAPIA I

Código: 40-1462

Carga Horária: 80 horas (Teórica: 30 horas) (Prática: 30 horas) (TDE: 20 horas)

Nº Créditos: 04

 

Ementa

Estudo das modalidades de exercícios terapêuticos.

 

Objetivos

  • Compreender os conceitos teóricos e a aplicação das modalidades de exercícios terapêuticos na promoção, prevenção e reabilitação do movimento humano
  • Reconhecer princípios éticos e habilidades de comunicação na relação interpessoal, trabalhar em equipe e demonstrar autonomia na busca do conhecimento
  • Estimular o desenvolvimento acadêmico-científico por meio da prática baseada em evidências

 

Habilidades

  • Conhecimento teórico e prático das modalidades cinesioterapêuticas
  • Reconhecimento da prática baseada em evidências e da educação permanente em saúde como norteadoras da prática profissional
  •  Aplicação da responsabilidade, compromisso, comunicação e respeito na relação com o outro

 

Conteúdos Curriculares

Introdução à cinesioterapia

Amplitude de movimento

Alongamento

Fortalecimento muscular

Cinesioterapia para equilíbrio postural

Elaboração de programas de tratamento

 

Metodologia

Serão utilizadas metodologias tradicionais e ativas no processo de ensino e de aprendizagem. Os estudantes serão estimulados a buscarem conhecimento que lhes permitam desenvolver habilidades na área. Poderão ser utilizados recursos de multimídia e plataforma digital. Este componente curricular será ministrado diversificando e flexibilizando as atividades acadêmico-pedagógicas em aulas presenciais, aulas práticas, trabalho discente efetivo, com o intuito de fomentar a autonomia e aprendizagem ativo-significativa.

 

Avaliação

A aquisição das habilidades e competências serão avaliadas ao longo do semestre envolvendo as dimensões cognitiva, procedimental e atitudinal, correspondendo a 80% da nota e o Trabalho Discente Efetivo (TDE), 20%.

 

Bibliografia Básica

ADLER, Susan S.; BECKERS, Dominiek; BUCK, Math; CILENTO, Monica de Barros Ribeiro (Trad.). PNF: facilitação neuromuscular proprioceptiva: um guia ilustrado. São Paulo: Manole, 1999.

BRODY, Lori Thein; HALL, Carrie M. Exercício terapêutico: na busca da função. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.

KISNER, Carolyn; COLBY, Lynn Allen. Exercícios terapêuticos: fundamentos e técnicas. São Paulo: Manole, 1998, 2005.

 

 

Bibliografia Complementar

MOURA, Elcinete Wentz de; SILVA, Priscilla do Amaral Campos e (Coord.). Fisioterapia: aspectos práticos e clínicos da reabilitação. São Paulo: Artes Médicas, 2005.

O'SULLIVAN, Susan B; SCHMITZ, Thomas J. Fisioterapia: avaliação e tratamento. 4. ed Barueri: Manole, 2004.

SILVA, Rafael Duarte; CAMPOS, Vinicius Castro. Cinesioterapia: fundamentos teóricos para a prática. Belo Horizonte: Coopmed, 2006.

TRIBASTONE, Francesco; MOREIRA, Daniela Heffer da Costa de Luna Alencar (Trad.). Tratado de exercícios corretivos aplicados à reeducação motora postural. Barueri: Manole, 2001.

VIEL, Eric. O diagnóstico cinesioterapêutico: concepção, realização e transcrição na prática clínica e hospitalar. São Paulo: Manole, 2001.