Plano de Ensino

Fisioterapia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Área de Conhecimento de Ciências da Saúde

Componente Curricular: FISIOTERAPIA EM SAÚDE COLETIVA I

Código: 40-1464

Carga Horária: 80h (Teórica: 30 horas) (Prática: 30 horas) (TDE: 20 horas)

Nº de Créditos: 04

Curricularização da extensão: 20 horas

 

Ementa

Estudo da saúde coletiva no âmbito da promoção e prevenção.

 

Objetivos

  • Compreender e aplicar os conceitos relacionados a promoção e prevenção em saúde em diferentes cenários
  • Compreender questões relacionadas aos Direitos Humanos, Afrodescendência, População Indígena e Meio Ambiente e suas interfaces com a atuação do Fisioterapeuta na Promoção da saúde
  • Reconhecer princípios éticos e habilidades de comunicação na relação interpessoal, trabalhar em equipe e demonstrar autonomia na busca do conhecimento
  • Estimular o desenvolvimento acadêmico-científico por meio da prática baseada em evidências
  • Promover ações em saúde por meio de atividades extensionistas

 

Habilidades

  • Reconhecimento da atuação do fisioterapeuta no sistema de saúde nos diferentes níveis de atenção e em diferentes cenários
  • Reconhecimentos das posturas éticas e profissionais, bem como questões relacionadas aos direitos humanos, afrodescendentes, população indígena e meio ambiente
  • Reconhecimento da prática baseada em evidências e da educação permanente em saúde como norteadoras da prática profissional
  • Aplicação da responsabilidade, compromisso, comunicação e respeito na relação com o outro
  • Aplicação de ações educativas

 

Conteúdos Curriculares

Conceitos de Saúde Coletiva

Políticas Públicas em saúde

O Sistema de Saúde Pública

Atenção fisioterapêutica na saúde pública

Planejamento fisioterapêutico em saúde

 

Metodologia

Serão utilizadas metodologias ativas e tradicionais no processo de ensino e de aprendizagem. Os estudantes serão estimulados a buscarem conhecimento que lhes permitam desenvolver habilidades para reconhecer, produzir e aplicar o estudo da promoção, prevenção e atuação fisioterapêutica na saúde coletiva nos diferentes cenários. As atividades práticas serão realizadas em locais afins. Os estudantes desenvolverão Trabalho Discente Efetivo (TDE), equivalendo 20% da nota da avaliação do componente curricular, com o intuito de fomentar a autonomia e aprendizagem ativo-significativa. Neste componente curricular estão previstas atividades de Curricularização da Extensão no total de 20h.

  

Avaliação

A aquisição das habilidades e competências serão avaliadas ao longo do semestre envolvendo as dimensões cognitiva, procedimental e atitudinal, correspondendo a 80% da nota e o Trabalho Discente Efetivo (TDE), 20%. As atividades relacionadas a Curricularização da Extensão compõem a avaliação do estudante.

 

Bibliografia Básica

BERTOLLI FILHO, Cláudio. História da saúde pública no Brasil. 5. ed. São Paulo: Ática, 2011, 2004.

CAMPOS, Gastão Wagner de Sousa (Org.). Tratado de saúde coletiva. 2. ed. São Paulo: Hucitec, 2012, 2009.

CZERESNIA, Dina; FREITAS, Carlos Machado de (Org.). Promoção da saúde: conceitos, reflexões, tendências. 2. ed., rev. e ampl. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2011.

 

Bibliografia Complementar

CARVALHO, Sérgio Resende. Saúde coletiva e promoção da saúde: sujeito e mudança. 2. ed. São Paulo: Hucitec, 2007.

CIANCIARULLO, Tamara Iwanow (Org.). Saúde na família e na comunidade. São Paulo: Ícone, 2011.

COSTA, Elisa Maria Amorim da; CARBONE, Maria Herminda. Saúde da família: uma abordagem multidisciplinar. 2. ed. Rio de Janeiro: Rubio, 2010.

DELIBERATO, Paulo César Porto. Fisioterapia preventiva: fundamentos e aplicações. Barueri: Manole, 2002.

PAIM, Jairnilson Silva. Reforma Sanitária Brasileira: Contribuição para a Compreensão e Crítica. Fiocruz, 2013.