Plano de Ensino

Fisioterapia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Área de Conhecimento de Ciências da Saúde

Componente Curricular: RECURSOS FISIOTERAPÊUTICOS: TERAPIA MANUAL

Código: 40-1465

Carga Horária: 80 h (Teórica: 30h) (Prática: 30h) (TDE: 20h)

Nº Créditos: 04

 

Ementa

Estudo dos métodos e técnicas de terapia manual.

 

Objetivos

  • Conhecer os principais recursos terapêuticos manuais, sua aplicabilidade e efeitos no tratamento fisioterapêutico
  • Reconhecer a biomecânica do tecido conjuntivo e compreender as respostas fisiológicas deste tecido quando submetido aos diferentes recursos terapêuticos manuais
  • Estimular o raciocínio crítico e a escolha do recurso terapêutico baseado em evidências
  • Reconhecer princípios éticos e habilidades de comunicação na relação interpessoal, trabalhar em equipe e demonstrar autonomia na busca do conhecimento

 

Habilidades

  • Compreensão e aplicação dos recursos terapêuticos manuais utilizados para a reabilitação fisioterapêutica
  • Reconhecimento da prática baseada em evidências e da educação permanente em saúde como norteadoras da prática profissional
  • Aplicação da responsabilidade, compromisso, comunicação e respeito na relação com o outro

 

Conteúdos curriculares

Introdução à Terapia Manual

Massoterapia

Drenagem linfática manual

Fáscias e pompage

Mobilização e manipulação articular

 

Metodologia

Serão utilizadas metodologias tradicionais e ativas no processo de ensino e de aprendizagem. Os estudantes serão estimulados a buscarem conhecimento que lhes permitam desenvolver habilidades na área de terapia manual. Poderão ser utilizados recursos de multimídia e plataforma digital. As atividades práticas serão realizadas nos laboratórios afins.Os estudantes desenvolverão Trabalho Discente Efetivo (TDE), equivalente a 20% da nota da avaliação do componente curricular, com o intuito de fomentar a autonomia e aprendizagem ativo-significativa.

 

Avaliação

A aquisição das habilidades e competências serão avaliadas ao longo do semestre envolvendo as dimensões cognitiva, procedimental e atitudinal, correspondendo a 80% da nota e o Trabalho Discente Efetivo (TDE), 20%.

 

Bibliografia Básica

CASSAR, Mario-Paul; BATISTA, Dayse (Trad.). Manual de massagem terapêutica: um guia completo de massoterapia para o estudante e para o terapeuta. Barueri, SP: Manole, 2001.

LEDERMAN, Eyal. Fundamentos da terapia manual: fisiologia, neurologia e psicologia. Barueri: Manole, 2001.

SOUCHARD, E; D'ARMAGNAC, C; POMS, A. Esculpindo seu corpo: autoposturas de endireitamento. São Paulo: Manole, 1997.

 

Bibliografia Complementar

CHAITOW, Leon; BOLANHO, Denise Maria (Trad.). Osteopatia: manipulação e estrutura do corpo. 2a ed. São Paulo: Summus, 2004.

CHANTEPIE, André; PEROT, Jean-Francois; TOUSSIROT, Philippe. Osteopatia clínica e prática. São Paulo: Andrei, 2008.

EDMOND, Susan L; RIBEIRO, Lilia Breternitz (Trad.). Manipulação e mobilização: técnicas para membros e coluna. São Paulo: Manole, 2000.

SILVA, Marcelo Tenreiro Jesus da; SANTOS, Robson dos. Terapia manual nas disfunções da ATM. Rio de Janeiro: Rubio, 2011.

SOUCHARD, Philippe Emmanuel; DAMAGNAE, Marie-Claire; LAVIELLE, Max (Ilust.).

Reeducação postural global: método do campo fechado. 4. ed. São Paulo: Ícone, 2002.