Plano de Ensino

Fisioterapia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Área de Conhecimento de Ciências Da Saúde

Componente Curricular: FISIOTERAPIA EM SAÚDE MENTAL I

Código: 40-1467

Carga Horária: 40 h (Teórica: 30 h) (TDE: 10 h)

N° de Créditos: 02

Curricularização da Extensão: 10 horas

 

Ementa

Estudo dos principais transtornos psiquiátricos, avaliação e intervenção fisioterapêutica.

 

Objetivos

  • Conhecer os conceitos relacionados às principais patologias psiquiátricas e seus distúrbios
  • Conhecer a avaliação fisioterapêutica em pessoas com transtornos mentais
  • Analisar e planejar intervenções fisioterapêuticas em diferentes populações com o objetivo de prevenção e promoção à saúde, interagindo de forma transdisciplinar com as equipes de saúde
  • Contribuir para as questões relacionadas aos direitos humanos, afrodescendentes, população indígena e meio ambiente   
  • Estimular o desenvolvimento acadêmico-científico por meio da prática baseada em evidências
  • Promover ações em saúde por meio de atividades extensionistas

 

Habilidades

  • Reconhecimento de diferentes possibilidades de intervenção fisioterapêutica em grupos de prevenção e em grupos de promoção à saúde mental
  • Reconhecimento da atuação do fisioterapeuta na saúde mental
  • Aplicação do conhecimento, por meio da prática baseada em evidências e da educação permanente em saúde
  • Aplicação da responsabilidade, compromisso, comunicação e respeito na relação com o outro
  • Aplicação de ações educativas

 

Conteúdos Curriculares

Conceito de saúde mental

Saúde mental em diferentes populações

Modelos de Assistência em Saúde Mental

Saúde Preventiva e Promoção à Saúde Mental

Rede de serviços de saúde mental

Legislação sobre Saúde Mental

Saúde mental e reabilitação física

  

Metodologia

Serão utilizadas metodologias ativas e tradicionais no processo de ensino e de aprendizagem. Os estudantes serão estimulados a buscarem conhecimento que lhes permitam desenvolver habilidades para reconhecer, produzir e aplicar o estudo da promoção, prevenção e atuação fisioterapêutica na saúde mental em diferentes cenários.  Poderão ser utilizados recursos de multimídia e plataforma digital. Os estudantes desenvolverão Trabalho Discente Efetivo (TDE), equivalente a 20% da nota da avaliação do componente curricular, com o intuito de fomentar a autonomia e aprendizagem ativo-significativa. Neste componente curricular estão previstas atividades de Curricularização da Extensão no total de 10h.

 

Avaliação

A aquisição das habilidades e competências serão avaliadas ao longo do semestre envolvendo as dimensões cognitiva, procedimental e atitudinal, correspondendo a 80% da nota e o Trabalho Discente Efetivo (TDE), 20%. As atividades relacionadas a Curricularização da Extensão compõem a avaliação do estudante.

 

Bibliografia Básica

ROEDER, Maika Arno. Atividade física, saúde mental e qualidade de vida. Rio de Janeiro: Shape, 2003.

SARACENO, Benedetto; ASIOLI, Fabrizio; TOGNONI, Gianni. Manual de saúde mental: guia básico para atenção primária. 2. ed. São Paulo: Hucitec, 1997.

ZIMERMAN, David E. Fundamentos básicos das grupoterapias. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

 

Bibliografia Complementar

VALLADARES, Ana Cláudia Afonso (Org.). Arteterapia no novo paradigma de atenção em saúde mental. São Paulo: Vetor, 2004.

BRASIL. Ministério da Saúde ; VALLADARES, Jussara (Org.). Legislação em saúde mental: 1999-2001. 2. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2002.

DESVIAT, Manuel. A reforma psiquiátrica. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2002.

ALMEIDA, Osvaldo Pereira de; DRATCU, Luiz; LARANJEIRA, Ronaldo. Manual de psiquiatria. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1996.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Classificação de transtornos mentais e de comportamento da CID-10: diretrizes diagnósticas e de tratamento para transtornos mentais em cuidados primários. Porto Alegre: Artmed, 1998.