Área de Conhecimento de Ciências da Saúde Componente Curricular: FARMACOLOGIA BÁSICA I Código: 40-1469 Carga Horária: 40 h (Teórica: 30 h) (TDE: 10 h) N° de Créditos: 02
Ementa Estudo dos princípios básicos de farmacologia e ação de medicamentos.
Objetivos
Habilidades
Conteúdos Curriculares Unidade de ensino 1: Princípios gerais da farmacologia Proporcionar conhecimentos sobre os conceitos de farmacocinética, destacando todas as etapas e características que compreendem os processos farmacocinéticos dos fármacos e correlacionar com vias de administração e formas farmacêuticas, além de aprofundar conhecimentos sobre interações medicamentosas e reações adversas a medicamentos. TDE 01 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade 01.
Unidade de ensino 2: Farmacologia da inflamação, dor e sistema nervoso central Descrever o mecanismo de ação dos Anti-inflamatórios não esteroides (AINES) e esteróides (AIES). Compreender as diferenças entre essas classes farmacológicas, suas reações adversas. Descrever o mecanismo de ação de antidepressivos e ansiolíticos, bem como reações adversas e indicações clínicas. TDE 02 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade 02.
Metodologia Serão utilizadas metodologias ativas e tradicionais no processo de ensino e de aprendizagem. Os estudantes serão estimulados a buscarem conhecimento que lhes permitam desenvolver habilidades na área da farmacologia. Poderão ser utilizados recursos de multimídia e plataforma digital. As atividades serão realizadas em sala de aula e laboratórios afins. Os estudantes desenvolverão Trabalho Discente Efetivo (TDE), equivalente a 20% da nota da avaliação do componente curricular, com o intuito de fomentar a autonomia e aprendizagem ativo-significativa.
Avaliação A aquisição das habilidades e competências serão avaliadas ao longo do semestre envolvendo as dimensões cognitiva, procedimental e atitudinal, correspondendo a 80% da nota e o Trabalho Discente Efetivo (TDE), 20%.
Bibliografia Básica KATZUNG, Bertram G. Farmacologia básica e clínica. 10. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010. RANG, H. P.; DALE, M. Maureen; RITTER, J. M. Farmacologia. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011. YAGIELA JOHN A., Enid A. Neidle e Dowd, Frank J. Farmacologia e Terapêutica para Dentistas. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan. 6. ed. 2011
Bibliografia Complementar BARROS, Elvino. Antimicrobianos. 4 ed. São Paulo: Artmed, 2007. CRAIG, Charles R.; STITZEL, Robert E. Farmacologia moderna com aplicações clínicas. 6. ed. Guanabara Koogan, 2005. DELUCIA, Roberto (Coord.). Farmacologia integrada. 3. ed. Rio de Janeiro: Revinter, 2007. GOLAN, David E. et al. Princípios de Farmacologia. A Base Fisiopatológica da Farmacologia. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014 DECHY, H.; LAGIER, G. Elementos Básicos em Farmacologia Od
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