Plano de Ensino

Fisioterapia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Área de Conhecimento de Ciências da Saúde

Componente Curricular: FISIOTERAPIA EM NEUROLOGIA INFANTIL

Código: 40-1471

Carga Horária: 80h  (Teórica: 30h) (Prática: 30h) (TDE: 20h)

N° de Créditos: 04

Curricularização da Extensão: 20 horas

 

Ementa

Conhecimento das principais afecções do sistema neurológico infantil e atuação fisioterapêutica

 

Objetivos

  • Conhecer e realizar a avaliação e tratamento fisioterapêutico neurológico infantil
  • Compreender as necessidades da assistência fisioterapêutica hospitalar e ambulatorial e atuação em equipe de saúde
  • Estimular o desenvolvimento acadêmico-científico por meio da prática baseada em evidências
  • Promover ações em saúde por meio de atividades extensionistas
  • Contribuir para as questões relacionadas aos direitos humanos, afrodescendentes, população indígena e meio ambiente   
  • Conhecer e compreender os exames complementares

  

Habilidades

  • Conhecimento e aplicação da avaliação e tratamento fisioterapêutico neurológico infantil
  • Conhecimento de exames complementares
  • Aplicação de  ações educativas em saúde
  • Aplicação da responsabilidade, compromisso, comunicação e respeito na relação com o outro
  • Aplicação do conhecimento, por meio da prática baseada em evidências e da educação permanente em saúde
  • Reconhecimento das questões relacionadas aos direitos humanos, afrodescendentes, população indígena e meio ambiente com a atuação do fisioterapeuta na prevenção, promoção e reabilitação da saúde

 

Conteúdos Curriculares

Doenças Neurológicas da Infância

Métodos e Modelos de Tratamento Neurofuncional Pediátrico

Inclusão social, comunitária e educativa

Tecnologias Assistivas e comunicação alternativa

Classificação Internacional de Funcionalidade - CIF

 

Metodologia

Serão utilizadas metodologias tradicionais e ativas no processo de ensino e de aprendizagem. Os estudantes serão estimulados a buscarem conhecimento que lhes permitam desenvolver habilidades na área. Poderão ser utilizados recursos de multimídia e plataforma digital. Este componente curricular será ministrado diversificando e flexibilizando as atividades acadêmico-pedagógicas em aulas presenciais, aulas práticas, trabalho discente efetivo e atividades extensionistas, com o intuito de fomentar a autonomia e aprendizagem ativo-significativa. Neste componente curricular estão previstas atividades de Curricularização da Extensão no total de 20h, envolvendo ações educativas.

 

Avaliação

A aquisição das habilidades e competências serão avaliadas ao longo do semestre envolvendo as dimensões cognitiva, procedimental e atitudinal, correspondendo a 80% da nota e o Trabalho Discente Efetivo (TDE), 20%. As atividades relacionadas a Curricularização da Extensão compõem a avaliação do estudante.

 

Bibliografia Básica

MARCONDES, Eduardo et al. Pediatria básica. São Paulo: Sarvier, 2009, 2010.

RODRIGUES, Yvon Toledo; RODRIGUES, Pedro Paulo Bastos. Semiologia pediátrica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003, 2012.

SHEPHERD, Roberta B. Fisioterapia em pediatria. 3. ed. São Paulo: Santos, 2002.

 

Bibliografia Complementar

BOBATH, Karel; ALVES, Ana Fatima Rodrigues (Trad.). Uma base neurofisiológica para o tratamento da paralisia cerebral. São Paulo: Manole, 2000.

LIMA, Cesar Luiz Ferreira de Andrade; FONSECA, Luis Fernando. Paralisia cerebral: neurologia, ortopedia e reabilitação. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004.

MONTENEGRO, Maria Augusta; BACCIN, Carlos Eduardo. Neuropediatria ilustrada: imagens clínicas-radiológicas. Rio de Janeiro: Revinter, 2010.

SANTANA, João Carlos; KIPPER, Délio José; FIORE, Renata Wagner. Semiologia pediátrica. Porto Alegre: Artmed, 2003.

TECKLIN, Jan Stephen. Fisioterapia pediátrica. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2002.