Plano de Ensino

Fisioterapia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Área de Conhecimento de Ciências da Saúde

Componente Curricular: FISIOTERAPIA NOS DISTÚRBIOS VASCULARES PERIFÉRICOS I

Código:  40-1475

Carga Horária: 80 h (Teórica: 30h) (Prática: 30h) (TDE: 20h)

Nº Créditos: 04

Curricularização da Extensão: 10 horas

 

Ementa

Conhecimento das principais afecções do sistema vascular e atuação fisioterapêutica.

 

Objetivos

  • Conhecer as afecções vasculares e suas complicações funcionais
  • Promover a readequação social/comunitária desses indivíduos
  • Promover ações em saúde por meio de atividades extensionistas
  • Contribuir para as questões relacionadas aos direitos humanos, afrodescendentes, população indígena e meio ambiente   
  • Conhecer e compreender os exames complementares

 

Habilidades

  • Compreensão sobre etiologia e fisiopatologia das principais afecções vasculares periféricas
  • Realização de avaliação e utilização das técnicas e recursos terapêuticos, conforme necessidades do paciente
  • Aplicação de ações educativas em saúde
  • Aplicação da responsabilidade, compromisso, comunicação e respeito na relação com o outro
  • Aplicação do conhecimento, por meio da prática baseada em evidências e da educação permanente em saúde
  • Reconhecimento das questões relacionadas aos direitos humanos, afrodescendentes, população indígena e meio ambiente com a atuação do fisioterapeuta na prevenção, promoção e reabilitação da saúde

 

Conteúdos curriculares

Etiologia, incidência e prevalência de amputações e doenças vasculares.

Fisiopatologia dos distúrbios vasculares periféricos.

Tipos e níveis de Amputações

Tipos de Próteses

Avaliação e treinamento da marcha em paciente protetizado.

Tratamento fisioterapêutico em âmbito conservador e cirúrgico das patologias vasculares periféricas.

Reintegração sócio funcional do paciente.

 

Metodologia

Serão utilizadas metodologias tradicionais e ativas no processo de ensino e de aprendizagem. Os estudantes serão estimulados a buscarem conhecimento que lhes permitam desenvolver habilidades na área. Poderão ser utilizados recursos de multimídia e plataforma digital. Este componente curricular será ministrado diversificando e flexibilizando as atividades acadêmico-pedagógicas em aulas presenciais, aulas práticas, trabalho discente efetivo e atividades extensionistas, com o intuito de fomentar a autonomia e aprendizagem ativo-significativa. Neste componente curricular estão previstas atividades de Curricularização da Extensão no total de 10h, envolvendo ações educativas.

 

 

 

Avaliação

A aquisição das habilidades e competências serão avaliadas ao longo do semestre envolvendo as dimensões cognitiva, procedimental e atitudinal, correspondendo a 80% da nota e o Trabalho Discente Efetivo (TDE), 20%. As atividades relacionadas a Curricularização da Extensão compõem a avaliação do estudante.

 

Bibliografia Básica

BRASILEIRO FILHO, Geraldo. Bogliolo patologia geral. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009, 2011.

FERRANDEZ, Jean-Claude; THEYS, Serge; BOUCHET, Jean-Yves. Reeducação vascular nos edemas dos membros inferiores: concepção, realização e transcrição em prática liberal e hospitalar. Barueri: Manole, 2001.

MAFFEI, Francisco Humberto de Abreu et al. Doenças vasculares periféricas. 3. ed. São Paulo: Medsi, 2002.

 

Bibliografia Complementar

ARNOULD-TAYLOR, William. Princípios e prática de fisioterapia. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 1999.

CARVALHO, José André. Amputações de membros inferiores: em busca da plena reabilitação. 2. ed., rev. e ampl. Barueri: Manole, 2003.

KOTTKE, Frederic J; LEHMANN, Justus F. Tratado de medicina física e reabilitação de Krusen. 4. ed. São Paulo: Manole, 1994.

KUHN, Peter. As amputações do membro inferior e suas próteses. São Paulo: Lemos, 1997.

RIBEIRO, Denise Rodrigues. Drenagem linfática manual corporal. 6. ed. São Paulo: Senac, 2004.