Plano de Ensino

Fisioterapia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Área de Conhecimento de Ciências da Saúde

Componente Curricular: FISIOTERAPIA EM ENVELHECIMENTO HUMANO

Código: 40-1479

Carga Horária: 80 h (Teórica: 30h) (Prática: 30h) (TDE: 20h)

Nº Créditos: 04

Curricularização da Extensão: 10h

 

Ementa

Conhecimento multidimensional do envelhecimento humano e atuação fisioterapêutica.

 

Objetivos

  • Compreender o processo de envelhecimento normal e patológico
  • Aplicar a avaliação e o tratamento fisioterapêutico no paciente idoso
  • Conhecer e compreender os exames complementares
  • Executar ações educativas em saúde
  • Discutir questões relacionadas aos Direitos Humanos, Afrodescendência, População Indígena e Meio Ambiente, Acessibilidade, e suas interfaces com a prática da fisioterapia gerontológica

 

Habilidades

  • Aplicação do conhecimento sobre o processo de envelhecimento
  • Aplicação da prática baseada em evidências e da educação permanente em saúde
  • Aplicação da responsabilidade, comunicação e relação interpessoal nos diversos ambientes terapêuticos
  • Promoção de situações de reinserção social e comunitária aos idosos, por meio de vivências próprias e solução de problemas elencados
  • Aplicação de ações educativas em saúde

 

Conteúdos Curriculares

Considerações gerais sobre o envelhecimento

Considerações fisiológicas no envelhecimento

Avaliação em geriatria

Envelhecimento e fisioterapia

Capacidade físico funcional, autonomia e qualidade de vida

Adaptações domiciliares

Reinserção funcional e social do idoso

Institucionalização e ILP (Instituição de Longa Permanência)

 

Metodologia

Serão utilizadas metodologias tradicionais e ativas no processo de ensino e de aprendizagem. Os estudantes serão estimulados a buscarem conhecimento que lhes permitam desenvolver habilidades na área. Poderão ser utilizados recursos de multimídia e plataforma digital. Este componente curricular será ministrado diversificando e flexibilizando as atividades acadêmico-pedagógicas em aulas presenciais, aulas práticas, trabalho discente efetivo e atividades extensionistas, com o intuito de fomentar a autonomia e aprendizagem ativo-significativa. Neste componente curricular estão previstas atividades de Curricularização da Extensão no total de 10h, envolvendo ações educativas.

 

Avaliação

A aquisição das habilidades e competências serão avaliadas ao longo do semestre envolvendo as dimensões cognitiva, procedimental e atitudinal, correspondendo a 80% da nota e o Trabalho Discente Efetivo (TDE), 20%. As atividades relacionadas a Curricularização da Extensão compõem a avaliação do estudante.

 

Bibliografia Básica

CARVALHO FILHO, Eurico Thomaz de; PAPALÉO NETTO, Matheus. Geriatria: fundamentos, clínica e terapêutica. São Paulo: Atheneu, 2000.

LUECKENOTTE, Annette Giesler. Avaliação em gerontologia. 3. ed. Rio de Janeiro: Reichmann & Affonso, 2002.

PAPALEO NETTO, Matheus. Gerontologia: a velhice e o envelhecimento em visão globalizada. São Paulo: Atheneu, 2000.

 

Bibliografia Complementar

GUCCIONE, Andrew A; FIGUEIREDO, Jose Eduardo Ferreira de; CHAGAS, Marcelo Alves (Trad.). Fisioterapia geriátrica. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000.

MATSUDO, Sandra Marcela Mahecha (Edit.). Avaliação do idoso: física e funcional. 2. ed. Londrina: MIDIOGRAF, 2004.

MAZO, Giovana Zarpellon; LOPES, Marize Amorim; BENEDETTI, Tania Bertoldo. Atividade física e o idoso: concepção gerontológica. 2. ed., rev. e ampl. Porto Alegre: Sulina, 2004.

PICKLES, Barrie (Org.). Fisioterapia na terceira idade. 2. ed. São Paulo: Santos, 2002.

REBELATTO, José Rubens; MORELLI, José Geraldo da Silva (Org.). Fisioterapia geriátrica: a prática da assistência ao idoso. Barueri: Manole, 2004.