Plano de Ensino

Fisioterapia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Área de Conhecimento de Ciências da Saúde

Componente Curricular: FISIOTERAPIA EM UROGINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA I

Código: 40-1486

Carga Horária:  80h (Teórica: 30h) (Prática: 30h) (TDE: 20h)

N° de Créditos: 04

Curricularização da Extensão: 10 horas

 

Ementa

Conhecimento da obstetrícia, afecções uroginecológicas e atuação fisioterapêutica.

 

Objetivos

  • Conhecer as principais afecções uroginecológicas e obstétricas
  • Realizar avaliação e tratamento fisioterapêutico
  • Compreender as necessidades da assistência fisioterapêutica ambulatorial e hospitalar e a atuação em equipe
  • Estimular o desenvolvimento acadêmico-científico por meio da prática baseada em evidências
  • Promover ações em saúde por meio de atividades extensionistas
  • Contribuir para as questões relacionadas aos direitos humanos, afrodescendentes, população indígena e meio ambiente   
  • Conhecer e compreender os exames complementares

 

Habilidades

  • Realização da avaliação e utilização das técnicas e recursos terapêuticos, conforme necessidades do paciente
  • Aplicação de ações educativas em saúde
  • Aplicação da responsabilidade, compromisso, comunicação e respeito na relação com o outro
  • Aplicação do conhecimento, por meio da prática baseada em evidências e da educação permanente em saúde
  • Reconhecimento das questões relacionadas aos direitos humanos, afrodescendentes, população indígena e meio ambiente com a atuação do fisioterapeuta na prevenção, promoção e reabilitação da saúde
  • Compreensão das necessidades de saúde com visão global partindo da realidade local

 

Conteúdos curriculares

Fisioterapia na assistência das principais afecções uroginecológicas e obstétricas

Avaliação, objetivos e tratamento fisioterapêutico nas afecções uroginecológicas e obstétricas

Planejamento e execução de programas de assistência fisioterapêutica uroginecológica e obstétricas

 

Metodologia

Serão utilizadas metodologias tradicionais e ativas no processo de ensino e de aprendizagem. Os estudantes serão estimulados a buscarem conhecimento que lhes permitam desenvolver habilidades na área. Poderão ser utilizados recursos de multimídia e plataforma digital. Este componente curricular será ministrado diversificando e flexibilizando as atividades acadêmico-pedagógicas em aulas presenciais, aulas práticas, trabalho discente efetivo e atividades extensionistas, com o intuito de fomentar a autonomia e aprendizagem ativo-significativa. Neste componente curricular estão previstas atividades de Curricularização da Extensão no total de 10h, envolvendo ações educativas.

 

Avaliação

A aquisição das habilidades e competências serão avaliadas ao longo do semestre envolvendo as dimensões cognitiva, procedimental e atitudinal, correspondendo a 80% da nota e o Trabalho Discente Efetivo (TDE), 20%. As atividades relacionadas a Curricularização da Extensão compõem a avaliação do estudante.

 

Bibliografia Básica

BARACHO, Elza. Fisioterapia aplicada à saúde da mulher. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.

MARQUES, Andréa de Andrade; SILVA, Marcela Ponzio e; AMARAL, Maria Teresa Pace do (Org.). Tratado de fisioterapia em saúde da mulher. São Paulo: Roca, 2011.

MORENO, Adriana L. Fisioterapia em uroginecologia. 2. ed., rev. e ampl. Barueri: Manole, 2009.

 

Bibliografia Complementar

AMARO, João Luiz (Coord.). Reabilitação do assoalho pélvico: nas disfunções urinárias e anorretais. São Paulo: Segmento, 2005.

BENT, Alfred E; ARAÚJO, Cláudia Lúcia Caetano de (Trad.). Ostergard, uroginecologia e disfunções do assoalho pélvico. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.

CHIARAPA, Telma Regina; PEREZ CACHO, Doriane; ALVES, Adria Fabiola Deiss. Incontinência urinária feminina: assistência fisioterapêutica e multidisciplinar. São Paulo: Médica Paulista, 2007.

ETIENNE, Mara de Abreu; WAITMAN, Michelle Cristina. Disfunções sexuais femininas: a fisioterapia como recurso terapêutico. São Paulo: Livraria Médica Paulista Editora, 2006.

TRUZZI; BRUSCHINI, H.; SROUGI, M. Distúrbios Urológicos na Gravidez. São Paulo: Manole, 2006.