Área de Conhecimento de Ciências da Saúde Componente Curricular: FISIOTERAPIA EM TERAPIA INTENSIVA E NO PRÉ E PÓS OPERATÓRIO Código: 40-1487 Carga Horária: 80h (Teórica: 30h) (Prática: 30h) (TDE: 20h) N° de Créditos: 04 Ementa Abordagem do paciente crítico em terapia intensiva no pré e pós-operatório e atuação fisioterapêutica. Objetivos
- Conhecer e realizar a avaliação fisioterapêutica no paciente crítico internado em terapia intensiva
- Conhecer e compreender os exames complementares
- Conhecer e aplicar as medidas de biossegurança no ambiente hospitalar
- Reconhecer a atuação do fisioterapeuta em ambientes de alta complexidade
- Discutir questões relacionadas aos Direitos Humanos, Afrodescendência, População Indígena e Meio Ambiente e suas interfaces com a prática fisioterapêutica em situações de alta complexidade
Habilidades
- Conhecimento e entendimento da rotina de uma unidade de terapia intensiva
- Conhecimento e aplicação da avaliação e assistência fisioterapêutica no paciente crítico internado em terapia intensiva
- Conhecimento e aplicação as medidas de biossegurança no ambiente hospitalar
- Aplicação da responsabilidade, compromisso, comunicação e respeito na relação com o outro
- Desenvolvimento da comunicação oral e escrita
- Discussão das questões relacionadas aos Direitos Humanos, Afrodescendência, População Indígena e Meio Ambiente e suas interfaces com a prática fisioterapêutica em situações de alta complexidade
- Aplicação do conhecimento, por meio da prática baseada em evidências e da educação permanente em saúde
Conteúdos curriculares Rotinas em uma Unidade de Terapia Intensiva Ventilação Mecânica Invasiva e não Invasiva Desmame da ventilação mecânica Parada Cardiorrespiratória e manobra de ressuscitação cardiopulmonar Avaliação de risco do paciente crítico e cirúrgico Complicações pós-operatórias e atuação fisioterapêutica Neurointensivismo Doação e Transplante de órgãos Síndrome do Desconforto Respiratório (SDR) Metodologia Serão utilizadas metodologias tradicionais e ativas no processo de ensino e de aprendizagem. Os estudantes serão estimulados a buscarem conhecimento que lhes permitam desenvolver habilidades na área. Poderão ser utilizados recursos de multimídia e plataforma digital. As atividades práticas serão realizadas nos hospitais conveniados. Os estudantes desenvolverão Trabalho Discente Efetivo (TDE), equivalendo 20% da nota da avaliação do componente curricular, com o intuito de fomentar a autonomia e aprendizagem ativo-significativa Avaliação A aquisição das habilidades e competências serão avaliadas ao longo do semestre envolvendo as dimensões cognitiva, procedimental e atitudinal, correspondendo a 80% da nota e o Trabalho Discente Efetivo (TDE), 20%. Bibliografia Básica KNOBEL, Elias. Condutas no paciente grave. São Paulo: Atheneu, 2010. REGENGA, Marisa de Moraes. Fisioterapia em cardiologia: da unidade de terapia intensiva à reabilitação. São Paulo: Roca, 2000. SARMENTO, George Jerre Vieira (Org.). Fisioterapia respiratória no paciente crítico: rotinas clínicas. Barueri, SP: Manole, 2005, 2010. Bibliografia Complementar AZEREDO, Carlos Alberto Caetano. Técnicas para o desmame no ventilador mecânico. Barueri: Manole, 2002. DAVID, Cid Marcos. Ventilação mecânica: da fisiologia à prática clínica. Rio de Janeiro: Revinter, 2001. GAMBARATO, Gilberto (Coord.). Fisioterapia respiratória em unidade de terapia intensiva. São Paulo: Atheneu, 2006. KNOBEL, Elias. Terapia intensiva: pneumologia e fisioterapia respiratória. São Paulo: Atheneu, 2004. SMITH, Mandy; BALL, Val. Cardiorrespiratório para fisioterapeutas. São Paulo: Premier, 2004.
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