Área do Conhecimento de Ciências Exatas e da Terra Componente Curricular: FÍSICO-QUÍMICA I A Código: 10-1013 Carga Horária: 40h (Teórica: 30h) (TDE: 10h) Créditos: 02
Ementa Primeiro Princípio da Termodinâmica – Entalpia. Segundo Princípio da Termodinâmica – Entropia. Cinética Química e Colóides.
Objetivos A disciplina visa desenvolver as seguintes competências:
Buscando-se atender estas competências e habilidades alguns objetivos específicos são delineados:
Conteúdos Curriculares
UNIDADE DE ENSINO 1: FUNDAMENTOS DE TERMODINÂMICA Aprofundar os conhecimentos sobre os conceitos básicos, o primeiro princípio da termodinâmica, energia interna e entalpia assim como a termodinâmica, o segundo e o terceiro princípios da termodinâmica, a entropia e a energia livre. Também destacando-se ao estudo da espontaneidade e equilíbrio e por fim o potencial químico. Compreender como isso afeta as propriedades físico-químicas da reação a fim de que o acadêmico desenvolva as competências e habilidades aos fundamentos da termodinâmica.
TDE 01 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade 01.
UNIDADE DE ENSINO 2: CINÉTICA DAS REAÇÕES QUÍMICAS Conceituar aspectos relacionados com a cinética das reações químicas e a teoria da velocidade das reações em direção ao equilíbrio químico, podendo ser em meio homogêneo ou em meio heterogêneo. Compreender como as variações dos parâmetros termodinâmicos como concentração, pressão e temperatura afetam as velocidades de reações, as ordens de reações e as equações de velocidade, a fim de que o acadêmico desenvolva as competências e habilidades relacionadas ao estudo da velocidade das reações químicas.
TDE 02 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade 02.
UNIDADE DE ENSINO 3: COLÓIDES Exemplificar a química dos colóides e relacionar com o dia-a-dia. Conceituar como os sistemas coloidais são encontrados na natureza, nos reinos mineral, vegetal e animal, como podem ser sintetizados para o bem-estar do homem na forma de bens de consumo e para processos industriais que propiciam melhores condições de vida. O estudo dos colóides também pode ajudar a evitar a formação desses sistemas na natureza, quando poluem o ar (fumaça), a água (esgoto doméstico e industrial) e os solos (resíduos sólidos) afim de que o acadêmico desenvolva competências e habilidades para serem aplicadas a área farmacêutica.
TDE 03 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade 03.
Metodologia As aulas terão a participação ativa do aluno na construção do conhecimento e serão adotadas as seguintes metodologias:
Avaliação A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico. O processo de avaliação será de forma progressiva e cumulativa do conhecimento, mediante verificações parciais ao longo do período letivo sob a forma de provas, exercícios, trabalhos acadêmicos, arguições, seminários e/ou relatos de atividades práticas. O processo de avaliação ocorrerá da seguinte maneira: No mínimo duas avaliações que versará com questões objetivas e ou discursivas com peso 8,0 e Trabalhos Discente Efetivo (TDE) peso 2,0.
Bibliografia Básica ATKINS, P. W; PAULA, Julio de. Físico-química. Rio de Janeiro: LTC, 2014. ATKINS, P. W; JONES, Loretta. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. Porto Alegre: Bookman, 2013. MOORE, W.J. Físico-química. São Paulo: Edgard Blücher, 1991.
Bibliografia Complementar CHAGAS, Aécio Pereira. Termodinâmica química: fundamentos, métodos e aplicações. Campinas: Unicamp, 1999. FELTRE, Ricardo. Química. São Paulo: Moderna, 1994. GREGÓRIO, F.J. Físico-química: uma proposta de ensino. São Paulo: FTD, 1993. PILLA, L. Físico-química. Rio de Janeiro: LTC, 1980. BORGNAKKE, C; SONNTAG, Richard E. Fundamentos da termodinâmica. São Paulo: Edgard Blücher, 2010.
|