Área do Conhecimento de Ciências Exatas e da Terra Componente Curricular: QUÍMICA GERAL I A Código: 10-1025 Carga Horária: 40h (Teórica: 30h) (TDE: 10h) Créditos: 02
Ementa Teoria e estrutura atômica. Classificação periódica dos elementos. Ligações Químicas. Funções Inorgânicas. Reações Químicas.
Objetivos A disciplina visa desenvolver as seguintes competências:
Buscando-se atender essas competências, os seguintes objetivos são apresentados:
Conteúdos curriculares UNIDADE DE ENSINO 1: ESTRUTURA ATÔMICA; CLASSIFICAÇÃO PERIÓDICA DOS ELEMENTOS E LIGAÇÕES QUÍMICAS Desenvolver noções sobre a evolução dos modelos atômicos; Estudar a estrutura atômica; Estudar a classificação periódica dos elementos químicos; Definir, interpretar, diferenciar, classificar e representar as ligações químicas; Compreender as relações entre as interações inter e intramolecular, a fim de que o acadêmico desenvolva as competências e habilidades aos fundamentos da química.
Atividade prática: Conhecer normas e condutas de segurança para a prevenção de acidentes em laboratório químico; Identificar e aprender a usar equipamentos de proteção; Realizar práticas que possibilitem o conhecimento e a utilização de instrumentação, técnicas e procedimentos básicos de laboratório, bem como a integração dos conhecimentos teórico e experimental relacionados aos conceitos fundamentais da química geral, a fim de que o acadêmico desenvolva as competências e habilidades relacionadas a rotinas laboratoriais, além de desenvolver e estimular a educação ambiental a partir de reflexões sobre os temas relacionados à disciplina.
TDE 01 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade 01.
UNIDADE DE ENSINO 2: FUNÇÕES INORGÂNICAS E REAÇÕES QUÍMICAS Conceituar, distinguir, classificar, formular e nomear as principais funções inorgânicas (ácido, bases, sais e óxido). Desenvolver o conhecimento básico acerca das reações químicas para facilitar a compreensão do cotidiano e posterior aplicação profissional.
Atividade prática: Realizar, com segurança, operações de rotina com equipamentos básicos de laboratório. Realizar práticas que possibilitem a integração do conhecimento teórico e experimental relacionados aos conceitos fundamentais da química geral, a fim de que o acadêmico desenvolva as competências e habilidades relacionadas a rotinas laboratoriais.
TDE 02 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade 02.
Metodologia As aulas terão a participação ativa do aluno na construção do conhecimento e serão adotadas as seguintes metodologias:
Avaliação A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico. O processo de avaliação será de forma progressiva e cumulativa do conhecimento, mediante verificações parciais ao longo do período letivo sob a forma de provas, exercícios, trabalhos acadêmicos, arguições, seminários e/ou relatos de atividades práticas. O processo de avaliação ocorrerá da seguinte maneira: No mínimo duas avaliações que versará com questões objetivas e ou discursivas com peso 8,0 e Trabalhos Discente Efetivo (TDE) peso 2,0.
Bibliografia Básica ATKINS, P.; JONES, L. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. Porto Alegre: Bookman, 2013. BROWN, T. L. Química: a ciência central. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2012. RUSSEL, J. B. Química geral. São Paulo: Makron Books, 2013.
Bibliografia Complementar BRADY, J. E. HUMISTON, G. E. Química geral. Rio de Janeiro: LTC, 2002. CRUZ, R. Experimentos de química em microescala: química geral e inorgânica. São Paulo: Scipione, 1995. KOTZ, J. C. Química e reações químicas. Rio de Janeiro: LTC, 2002. LEE, J. D. Química inorgânica não tão concisa. São Paulo: Edgard Blucher, 2013. MASTERTON, W. L. Princípios de química. Rio de Janeiro: LTC, 1990.
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