Área do Conhecimento de Ciências da Saúde Componente Curricular: FARMACOTÉCNICA HOMEOPÁTICA I Código: 40-1438 Carga Horária: 40h (Teórica: 20h) (Prática: 10h) (TDE: 10h) Créditos: 02
Ementa Conhecimentos básicos da filosofia homeopática e farmacotécnica homeopática.
Objetivos A disciplina visa desenvolver as seguintes competências:
Buscando-se atender estas competências e habilidades alguns objetivos específicos são delineados:
Conteúdos Curriculares UNIDADE DE ENSINO 1: BASES DA HOMEOPATIA Conhecer a história, princípios e fundamentos da homeopatia. Compreender a concepção homeopática do processo saúde/doença, energia vital, supressões, lei de Hering; constituição do terreno homeopático, com ênfase nas diáteses e na biotipologia; famílias de medicamentos homeopáticos. Conhecer as bases da farmacologia homeopática. Conhecer informações a respeito do receituário homeopático: receita, método plus, agravações homeopáticas. Conhecer Bioterápicos. Aprender a respeito dos procedimentos de qualidade, legislação em farmácia homeopática e atenção farmacêutica homeopática. TDE 01 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade 01.
UNIDADE DE ENSINO 2: FARMACOTÉCNICA HOMEOPÁTICA Aprender aspectos relacionados ao medicamento homeopático: origem, veículos e excipientes, regras de nomenclatura, sinonímias, abreviaturas, categorias de medicamentos, placebos, rotulagem e embalagem. Aprender através de atividades teóricas e práticas as formas farmacêuticas homeopáticas fundamentais (tinturas-mãe, soluções-mãe e triturações básicas). Compreender e aplicar os conhecimentos em atividades relacionadas às escalas homeopáticas e métodos de preparação das formas farmacêuticas derivadas de uso interno e externo (líquidas, semissólidas e sólidas). TDE 02 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade 02.
Metodologia As aulas terão a participação ativa do aluno na construção do conhecimento e serão adotadas as seguintes metodologias:
Avaliação A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico. O processo de avaliação será de forma progressiva e cumulativa do conhecimento, mediante verificações parciais ao longo do período letivo sob a forma de provas, exercícios, trabalhos acadêmicos, arguições, seminários e/ou relatos de atividades práticas. O processo de avaliação ocorrerá da seguinte maneira: No mínimo duas avaliações que versará com questões objetivas e ou discursivas com peso 8,0 e Trabalhos Discente Efetivo (TDE) peso 2,0.
Bibliografia Básica BRASIL. Ministério da Saúde. Farmacopéia homeopática brasileira. 2. ed. São Paulo: Atheneu, [1997]. BRASIL. Ministério da Saúde. Farmacopéia brasileira: parte II. 4. ed. São Paulo: Atheneu, 2000. FONTES, Olney Leite. Farmácia homeopática: teoria e prática. São Paulo: Manole, 2001.
Bibliografia Complementar DUARTE, Dorivaldo. Compêndio terapêutico homeopático: medicação dinâmica. São Paulo: Santos, 1998. HAHNEMANN, Samuel. Organon da arte de curar. 6. ed. São Paulo: Robe, 2001. LE PENVEN, Yves. Dicionário dos sinais e sintomas em homeopatia e dos remédios correspondentes. São Paulo: Andrei, 1993. MICHAUD, J. Ensino superior de homeopatia. São Paulo: Andrei, 1999. SOARES, Antonius Alexandre Dorta. Farmácia homeopática. São Paulo: Andrei, 1997.
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