Área do Conhecimento de Ciências da Saúde Componente Curricular: INTRODUÇÃO ÉTICA E LEGISLAÇÃO FARMACÊUTICA Código: 40-1445 Carga Horária: 40h (Teórica: 30h) (TDE: 10h) Créditos: 02
Ementa Estudo do surgimento da profissão farmacêutica, buscando o entendimento da legislação vigente com ênfase para ética e responsabilidade nos diferentes campos de atuação.
Objetivos
Habilidades
Conteúdos curriculares UNIDADE DE ENSINO 1: ORIGEM E HISTÓRIA DA PROFISSÃO FARMACÊUTICA E ESTRUTURA DO CURSO DE FARMÁCIA 1.1 A história da Farmácia no mundo 1.2 A Farmácia no Brasil 1.3 O curso de Farmácia; 1.3 A Farmácia: comércio x saúde 1.4 Perspectivas da profissão Farmacêutica TDE 01 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade 01.
UNIDADE DE ENSINO 2: A PROFISSÃO FARMACÊUTICA 2.1 Campo de atuação, perfil do profissional, mercado de trabalho, noções do código de ética); 2.2 Tipos de estabelecimentos Farmacêuticos CFF e CRF – conceito, ingresso, como se registrar; 2.3 Entidades atuantes da classe farmacêutica: Associação e Sindicato; 2.4 O código de ética da profissão farmacêutica; 2.5 Habilidades e atitudes do farmacêutico como profissional atuante em prol do cuidado à saúde do indivíduo, da família e da comunidade; 2.6 Atenção Farmacêutica: princípios e filosofia. TDE 02 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade 02.
UNIDADE DE ENSINO 3: ATUAÇÃO FARMACÊUTICA
3.3 Pesquisa farmacêutica; 3.4 Possibilidades de atuação no mercado de trabalho. TDE 03 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade 03.
Metodologia As aulas terão a participação ativa do aluno na construção do conhecimento e serão adotados as seguintes metodologias:
Avaliação A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico. O processo de avaliação será de forma progressiva e cumulativa do conhecimento, mediante verificações parciais ao longo do período letivo sob a forma de provas, exercícios, trabalhos acadêmicos, arguições, seminários e/ou relatos de atividades práticas. O processo de avaliação ocorrerá da seguinte maneira: Prova escrita (questões objetivas e discursivas), seminários, trabalho individual e em grupo e debates, sendo que o conjunto dessas avaliações terá peso 8,0 e os Trabalhos Discente Efetivo (TDE) terá peso 2,0.
Bibliografia Básica FONSECA, Almir L. (Dir.). Dicionário de especialidades farmacêuticas. 41. ed. Rio de Janeiro: Publicações Científicas, 2012, 2010, 2009 e 2007. CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO RIO GRANDE DO SUL. Manual do farmacêutico: código de ética. Porto Alegre: CRFRS, 2009. SILVA, Penildon. Farmacologia. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002 e 2010.
Bibliografia Complementar BÉNICHOU, Christian (Et al.). Guia prático de farmacovigilância: detectar e prevenir os efeitos indesejáveis dos medicamentos . 2. ed. São Paulo: Andrei, 1999. BONFIM, José Ruben de Alcântara; MERCUCCI, Vera Lucia (Org.). A construção da política de medicamentos. São Paulo: Hucitec, Sociedade Brasileira de Vigilância de Medicamentos, 1997. SANTOS, Jaldo de Souza (Coord.). Como montar uma Farmácia Comunitária: enfoque na Assistência Farmacêutica. Brasília: Conselho Federal de Farmácia, 2001. GENNARO, Alfonso R. Remington: the science and practice of pharmacy . 20 ed. Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins, 2000. KATZUNG, Bertram G. Farmacologia básica e clínica. 10. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010 e 2003.
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