DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS Disciplina: Realidade Brasileira Código: 70- 977 Carga Horária: 40h Teórica: 30h TDE: 10h Número de Créditos: 4
EMENTA Análise da sociedade brasileira em seus componentes econômicos, políticos e culturais, investigando as raízes da atual situação e as saídas possíveis para os problemas nacionais. Análise das formas de participação política e de cidadania nos dias atuais
OBJETIVOS Estudar os fatores históricos e conceituais que constituem a realidade brasileira, de forma informativa e crítica, estabelecendo relações entre seus vários aspectos e encaminhando os acadêmicos para pequenas construções teóricas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
CONTEÚDOS CURRICULARES
METODOLOGIA Para alcançar os objetivos propostos serão realizadas aulas expositivas, leituras individuais e em grupos; sistematizações e apresentações em forma de seminários; pesquisas e produções textuais. A construção e a socialização do conhecimento terão como tessitura o diálogo, tendo como centralidade a troca de experiências teóricas e materiais. Serão utilizados recursos como: slides; livros, revistas, jornais e documentários.
AVALIAÇÃO O processo metodológico e avaliativo deverá oportunizar espaço para a dinamização de relações dialógicas, difusão de ideias e criticidade, focados, em especial, no aspecto da democracia e da cidadania, tendo em vista a realidade política, econômica e social e o percurso histórico brasileiro. Assim, a avaliação será constante e realizada considerando mais que um instrumento, considerando atividades como leituras com sistematizações e socialização; debates; elaboração de textos; auto avaliação e avaliação dos pares.
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA ALENCAR, Francisco. Brasil vivo: uma nova história da nossa gente: Petrópolis: Vozes, 1988. BRUM, Argemiro J. O Desenvolvimento econômico brasileiro. 23. ed. Petrópolis - RJ: Vozes, 2003. SILVA, Luiz Heron da. A Escola Cidadã no Contexto da Globalização. Petrópolis, Vozes, 1998.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR BECKER, Dinizar Fermiano, Org. Desenvolvimento sustentável: necessidade e ou possibilidade. 2ª edição, Santa Cruz do Sul, RS: Edunisc, 1999. FEIJÓ, Ricardo. Desenvolvimento econômico: modelos, evidências, opções políticas e o caso brasileiro. Atlas, 10/2007. [Minha Biblioteca] FILHO, Martins; DA SILVA Ives Gandra. 500 anos do Brasil: resumo esquemático. São Paulo. LTr, 2000. HOLANDA, Sérgio Buarque. Raízes do Brasil. 2ª edição. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. SILVA DA, Luiz Heron (Org.). Identidade social e a construção do conhecimento. Porto Alegre: Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre, 1997.
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