Departamento de Ciências Humanas Disciplina: Fundamentos Sócios antropológicos Código: 70-992 Carga Horária: 40 horas N° de Créditos: 02
Ementa O que é o homem, origem e fim. Dimensões fundamentais. Reflexão sobre o homem como um ser social, político, econômico, religioso, racional, de linguagem, biológico. Estudo das relações sociais e dos processos de saúde social na sociedade contemporânea.
Objetivos Objetivo geral Oportunizar uma maior compreensão antropológica e sociológica dos fenômenos e instituições sociais contemporâneos.
Objetivos Específicos Propiciar condições para estudar, analisar, compreender, interpretar e participar na transformação da sociedade mediante o emprego de teorias, categorias, métodos e práticas de pesquisa da Sociologia. Buscar fundamentos para analisar as relações sociais e os processos de saúde coletiva. Entender como se encontra as relações sociais e os processos de saúde na sociedade brasileira. Fundamentar, com os conhecimentos da antropologia, o trabalho e a ação dos futuros profissionais.
Conteúdos Curriculares Introdução: origens históricas e científicas das Ciências Sociais O homem como ser social; A individualidade e a integração social. A formação social e seu processo socioeconômico e político; As relações entre saúde e sociedade: O papel das Instituições nas sociedades; A saúde como forma de organização social (Res. 120/95-CEP). O surgimento das Clínicas; Trabalho e Saúde nas Sociedades; O trabalho como processo integrativo; Dimensões fundamentais do ser humano: Linguagem; Historicidade; Sociabilidade; Ética; Política. O homem e a sua vida; Saúde e trabalho elementos integrativos ou desintegradores das sociedades? A inserção do profissional da saúde nas instituições de saúde e na sociedade; “A representação do Eu na vida cotidiana”. As representações de gênero, corpo e saúde; A arte de manipular a impressão; Educação das Relações Étnico-Raciais; História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena; As questões epistemológicas que cercam as ciências da saúde; Ética e política da prática dos serviços de saúde no âmbito das instituições públicas e privadas. Direitos Humanos: condições da vida humana e sua preservação; Acessibilidade do indivíduo e comunidade; Os direitos humanos e sociedade contemporânea.
Metodologia O processo ensino aprendizagem será desenvolvida a partir de uma metodologia ativa, que compreende os processos de aprendizagem a partir da relação entre os conhecimentos construídos na Universidade e nos diferentes espaços e tempos, com o uso de ferramentas síncronas e assíncronas, com plataforma de aprendizagem que possibilita a realização dos percursos de aprendizagem nas aulas. Esta disciplina será ministrada conforme a Resolução nº 2736/CUN/2019- que dispõe sobre normas para a inovação acadêmica - Graduação Ativa, baseada na Lei 1. 134/2016
Avaliação Participação efetiva nas atividades aos conteúdos desenvolvidos ao longo do semestre; Apresentação de seminários; Realização de provas escritas; Trabalho sobre os temas abordados em sala de aula.
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Bibliografia Básica TOMAZI, Nelson Dacio; ALVAREZ, Marcos Cesar; REZENDE, Maria José de; FERREIRA, Pedro Roberto (Coord.). Iniciação à Sociologia. 2. ed.; rev. e ampl São Paulo: Atual, 2000. SCHAEFER, Richard T. Sociologia. 6. ed. São Paulo: McGraw-Hill, c2006. 513 p. RABUSKE, Edvino. Antropologia filosófica: um estudo sistemático. Petrópolis; Vozes, 2001.
Bibliografia Complementar FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. 7.ed/3ed. Rio de Janeiro: Forense, 2007/1987. PAGÈS, Max et al. O poder das organizações. São Paulo: Atlas, 1990. MEKSENAS, Paulo. Cidadania, poder e comunicação. São Paulo, SP: Cortez, 2002. HARVEY, David. Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. 10 ed/9 ed. São Paulo: Loyola 2001/2000. MONDIN, Battista. O homem, que é ele? Elementos de Antropologia Filosófica, São Paulo: Paulus, 2008. |