Infraestrutura

Odontologia

Página do Curso

Infraestrutura | URI Câmpus de Erechim

INFRAESTRUTURA - Laboratório de Anatomia e Patologia

 
O Laboratório de Anatomia e Patologia está localizado na Sala 11.32, Prédio 11, no Campus I. É um espaço destinado ao ensino e suporte e tem por finalidade proporcionar condições para a realização de aulas práticas de anatomia e patologia humana e preparação de peças anatômicas com técnicas de conservação para a realização das aulas.
 

INFRAESTRUTURA - Laboratório de Fisiologia

 
O Laboratório de Fisiologia está localizado na Sala 11.42, Prédio 11, no Campus I. É um espaço destinado ao ensino e tem por finalidade proporcionar condições para a realização de aulas práticas com cobaias e estudos sobre a fisiologia do corpo humano.
 

INFRAESTRUTURA - Laboratório de Microbiologia Clínica

 
O Laboratório de Microbiologia Clínica está localizado na Sala 11.43, Prédio 11, no Campus I. É um espaço destinado ao ensino e tem por finalidade proporcionar condições para a realização de aulas práticas de cultura e identificação de patógenos em amostras biológicas humanas.
 
 

INFRAESTRUTURA - Laboratório de Informática III

 
O Laboratório de Informática III está localizado na Sala 2.04-2, Prédio 2, no Campus I. É um espaço destinado ao ensino e tem por finalidade a realização de aulas de informática dos diferentes Cursos de Graduação da Universidade, além de ser disponibilizado para a realização de trabalhos acadêmicos, com acompanhamento de instrutores/monitores permanentes, funcionando nos três turnos.
 
 
 
 

INFRAESTRUTURA - SALAS DE AULA

 
Salas de aula especialmente preparadas para o uso de recursos multimidia e com todo conforto e condições aos discentes para o aprendizado das disciplinas em seus conteúdos teóricos
 


INFRAESTRUTURA - CLÍNICAS E LABORATÓRIOS

 
Clínicas e laboratórios em fase de instalação no URICEPP - Centro de Estágios e Práticas Profissionais da URI Erechim.
 


INFRAESTRUTURA - URICEPP

 
Local de Instalação das clínicas e laboratórios do Curso de Odontologia.
 


INFRAESTRUTURA - CLÍNICAS E LABORATÓRIOS

 
LABORATÓRIOS MULTIDISCIPLINARES PRÉ-CLÍNICOS
 


INFRAESTRUTURA - Laboratório de Análise e Interpretação Radiográfica

 
Espaços individualizados para interpretação radiográfica convencional e digital.
 


ACERVO BIBLIOGRÁFICO

O Curso conta com mais de 200 obras de autores diferentes dentro das diversas áreas da Odontologia, da bibliografia básica do Curso, com um exemplar para cada cinco alunos. Além disso, as instalações oferecem um ambiente agradável e confortável, onde o usuário pode consultar o material tendo acesso livre às estantes, contando, também, com acesso informatizado.

O Curso de Odontologia da URI Erechim conta, ainda, como os demais cursos, com o acesso ao Portal de Periódicos da Capes, que é coordenado pela Diretoria de Programas e Bolsas do País (DPB) da Capes e é considerado uma biblioteca virtual que reúne conteúdo científico de alto nível, disponível à comunidade acadêmico-científica brasileira. Em dez anos, o acervo do Portal passou de 1.882 títulos de periódicos com texto completo, para mais de 29.000 títulos. Esse Portal está disponível aos alunos do curso por meio de Internet sem fio em pontos estratégicos do Câmpus.

É possível realizar download de arquivos encontrados em sites da Odontologia mundial e nacional, tais como ADA - American Dental Association; American Academy of Implant Prosthodontics; American Academy of Pediatrics Dentistry; Associação Brasileira de Ensino Odontológico na Web; Associação Brasileira de Odontologia; Associação Brasileira de Radiologia Odontológica; Catálogo de Fotos de Odontologia; Conselho Regional de Odontologia - PR; Conselho Regional de Odontologia - RS; Conselho Regional de Odontologia - SC; International and American Association for Dental.

 



CLÍNICAS MULTIDISCIPLINARES I E II - QUARTO E QUINTO PAVIMENTO

 
Estes espaços possuem um total de 46 equipamentos, com número suficiente para canhotos e em tamanho maior para cadeirantes, todos dotados de cadeira e unidade auxiliar totalmente automáticas, com dois sugadores, sendo um a vácuo. Em toda a clínica há climatização e controle da qualidade do ar, bem como piso hospitalar em toda extensão da área estéril. Os estudantes têm à sua disposição box individual e com espaço suficiente para trabalhos a quatro mãos, garantindo a manutenção da cadeia asséptica. Os acadêmicos usam sempre vestimentas descartáveis nas áreas onde se realizam procedimentos, mesmo os minimamente invasivos.
 


SALAS DE HIGIENIZAÇÃO ORAL - ADULTO E INFANTIL

 
Esta é uma ala própria para orientações de higienização oral realizadas pelos acadêmicos antes dos procedimentos restauradores, tanto para adultos quanto para crianças.
 


VESTIÁRIOS MASCULINOS E FEMININOS

Estes espaços situam-se próximo à entrada das clínicas, onde o acadêmico troca toda roupa do corpo e veste pijama cirúrgico, para que, ao ingressar na clínica, possa vestir bata cirúrgica autoclavada e demais EPIs obrigatórios, também autoclavados (touca, óculos, propés, luvas, máscaras PFF1) . A mesma paramentação é empregada no paciente, exceto máscara e luvas.



ACESSIBILIDADE

 
Estes compartimentos foram projetados para que o cadeirante possa ter acesso à cadeira odontológica e ser atendido por operador e auxiliar em espaço suficiente. O acesso aos pavimentos se dá por elevadores amplos e o acesso à clínica por rampas que facilitam a entrada de cadeirantes. Além disso, toda arquitetura do prédio possui estas características, como é o caso dos sanitários.
 


CENTRAL DE ESTERILIZAÇÃO - AUTOCLAVE

 
Autoclave de 200 litros com sistema de esterilização unidirecional, manipulado por equipe treinada para esta finalidade, garantindo a manutenção das normas de controle de infecção nas clínicas e bloco cirúrgico da Clínica Escola.
 


CENTRAL DE DESINFECÇÃO

 
Dotado de toda infraestrutura, inclusive com cubas ultrassônicas e seladoras, este espaço permite ao acadêmico a preparação de seu instrumental de forma segura e ergonômica, previamente à esterilização dos mesmos.
 


BLOCO CIRÚRGICO

 
Este espaço possui duas unidades de atendimento com instalações principais e de apoio – iguais às das Clínicas Multidisciplinares, exceto pelo mobiliário, que é todo em aço inox – além de refletores cirúrgicos de quatro lâmpadas LED. Conta ainda com salas de repouso e paramentação para pacientes, bem como sala de paramentação para professores e acadêmicos. Todos os ambientes são climatizados e com unidade de Suporte Básico de Vida equipada com Desfibrilador Automático Externo (DEA), que consiste em um aparelho eletrônico portátil, o qual diagnostica automaticamente as potencialmente letais arritmias cardíacas de fibrilação ventricular e taquicardia ventricular em um paciente. Ele também é capaz de tratá-las, por meio da desfibrilação, uma aplicação de corrente elétrica que para a arritmia, fazendo com que o coração retome o ciclo cardíaco normal. O DEA, utilizado em parada cardiorrespiratória, tem como função identificar o ritmo cardíaco “FV” ou fibrilação ventricular, presente em 90% das paradas cardíacas. Efetua a leitura automática do ritmo cardíaco através de pás adesivas no tórax. Trata-se de um equipamento capaz de efetuar desfibrilação com leitura automática, independente do conhecimento prévio do operador. Conta ainda com um kit de emergência dotado de oxigênio, ambú, laringoscópio e demais suprimentos farmacológicos, para utilização em emergências médicas durante o atendimento.