Plano de Ensino

Engenharia Civil

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Disciplina: Análise Estrutural II

Código: 30-334

Carga Horária: 80h (Teórica: 60h) (Prática: 20h)

Créditos: 04

Pré-Requisitos: 30-332

Correquisitos: -

 

EMENTA

Introdução a teoria das estruturas. Sistemas isostáticos planos: Pórticos e Grelhas. Sistemas hiperestáticos planos: Princípio dos Trabalhos Virtuais, Método das Forças, Método dos Deslocamentos. Noções de Análise Matricial de Estruturas.

 

OBJETIVOS

A disciplina visa desenvolver competências técnicas de aplicação dos conceitos da mecânica estrutural estática, a fim de capacitar o egresso para atuar na área de dimensionamento estrutural. Buscando-se atender essas competências, os seguintes objetivos são apresentados:

- Reconhecer os diferentes elementos estruturais aplicados no cálculo de estruturas;

- Determinar reações de apoio e esforços internos de equilíbrio em estruturas;

- Desenvolver a capacidade de interpretação destes dados;

- Ter noções do emprego da análise matricial no estudo de estruturas;

- Ser capaz de utilizar técnicas adequadas de observação, compreensão, registro e análise das necessidades dos usuários e de seus contextos sociais, legais, ambientais e econômicos;

- Realizar a avaliação crítico reflexiva dos impactos das soluções de engenharia nos contextos sociais, legais, ambientais e econômicos;

- Ser capaz de compreender a legislação, a ética e a responsabilidade profissional e avaliar os impactos das atividades de engenharia na sociedade e no meio ambiente.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

 

UNIDADE DE ENSINO 01 – INTRODUÇÃO À TEORIA DAS ESTRUTURAS

Trabalhar com os princípios gerais e conceitos fundamentais da teoria das estruturas, desenvolvendo competência para sua aplicação no âmbito do cálculo e da análise de esforços em estruturas isostáticas e hiperestáticas.

 

UNIDADE DE ENSINO 02 – PÓRTICOS

Definir, classificar e aplicar os conceitos da estática na análise de pórticos isostáticos, desenvolvendo competência para a determinação dos seus esforços internos de equilíbrio e para o traçado dos seus diagramas de esforços internos.

 

UNIDADE DE ENSINO 03 – GRELHAS

Definir, classificar e aplicar os conceitos da estática na análise de grelhas isostáticas, desenvolvendo competência para a determinação dos seus esforços internos de equilíbrio e para o traçado dos seus diagramas de esforços internos

 

TDE 01 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos das unidades de ensino 02 e 03.

 

UNIDADE DE ENSINO 04 – PRINCÍPIO DOS TRABALHOS VIRTUAIS

Trabalhar com o Princípio dos Trabalhos Virtuais, desenvolvendo competência para o entendimento da sua aplicação no cálculo de deslocamentos na análise linear de estruturas.

 

UNIDADE DE ENSINO 05 – MÉTODO DAS FORÇAS

Definir e aplicar o método das forças na análise de estruturas hiperestáticas, desenvolvendo competência para a determinação das suas reações de apoio, dos seus esforços internos de equilíbrio e para o traçado dos seus diagramas de esforços internos.

 

UNIDADE DE ENSINO 06 – MÉTODO DOS DESLOCAMENTOS

Definir e aplicar o método dos deslocamentos na análise de estruturas hiperestáticas, desenvolvendo competência para a determinação das suas reações de apoio, dos seus esforços internos de equilíbrio e para o traçado dos seus diagramas de esforços internos.

 

TDE 02 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos das unidades de ensino 05 e 06.

 

UNIDADE DE ENSINO 07 – NOÇÕES DE ANÁLISE MATRICIAL DE ESTRUTURAS

Definir os elementos essenciais da análise matricial de estruturas, desenvolvendo competência para o entendimento da sua aplicação na área de cálculo estrutural.

 

 

METODOLOGIA

Visando desenvolver competências apresentadas, as aulas poderão ser desenvolvidas de forma variada e terão como metodologias: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), a ativa e a sócio-interacionista. No intuito de desenvolver as competências inerentes à disciplina, poderão ser utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, materiais concretos e softwares matemáticos, e a contextualização se dará através da resolução de problemas. Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos (TDEs) no total de 20h, podendo envolver resolução de exercícios, estudos de caso, problemas reais, pesquisas bibliográficas, entre outros, por meio da aplicação dos conceitos trabalhados e inerentes à área da Análise Estrutural.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, podendo ser por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas, trabalhos, apresentação de trabalhos e Trabalhos Discentes Efetivos, estes últimos valendo 20% da média parcial. As avaliações serão realizadas ao longo do semestre e distribuídas uniformemente de acordo com o plano de ensino. No instrumento de avaliação haverá de forma explícita e por escrito quanto valerá cada questão. Na apresentação do plano de ensino aos alunos, deverá ser informada a sistemática de avaliação da disciplina.

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

SORIANO, Humberto Lima. Estática das estruturas. 2. ed., rev. e ampl. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2010.

HIBBELER, R. C. Resistência dos materiais. 7.ed., Rio de Janeiro: Prentice Hall Brasil, 2010.

SORIANO, H. L.; LIMA, S. de S. Análise de estruturas: Método das Forças e Método dos Deslocamentos. 2. ed., Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2006.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

MARTHA, L. F. Análise de estruturas: conceitos e métodos básicos. Rio de Janeiro: Campus, 2010.

MCCORMAC, J.C.; KURBAN, A. Análise Estrutural: usando métodos clássicos e métodos matriciais. 4.ed., Rio de Janeiro: LTC, 2009.

ALMEIDA, Maria Cascão Ferreira de. Estruturas: isostáticas. São Paulo: Oficina de Textos, 2009.

HIBBELER, R. C. Estática: mecânica para engenharia. 10. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005. V. 1.

SHAMES, I. H. Estática: mecânica para engenharia. 4.ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002. V.1.