Departamento de Ciências Biológicas Disciplina: ANATOMIA HUMANA I-A Código: 20-779 Carga Horária: 80 horas (Teórica: 30h Prática: 30 h TDE: 20 h) Créditos: 04
Ementa Estudo das generalidades anatômicas. Abordagem teórica e prática dos aspectos morfológicos gerais dos sistemas constituintes do corpo humano, como esquelético, articular, muscular, cardiocirculatório, respiratório, digestório, geniturinário, reprodutor, nervoso, endócrino e estesiológico.
Objetivos A disciplina visa proporcionar aos discentes conhecimentos para a identificação de estruturas anatômicas, para a compreensão de suas funções e a sua disposição no corpo humano, capacitando-os a obterem conhecimento nos aspectos morfológicos e suas interações entre os sistemas como base para disciplinas subsequentes. Buscando-se atender estas competências alguns objetivos específicos são delineados: - Reconhecer, identificar e conceituar as estruturas anatômicas que compõem os sistemas orgânicos. - Reconhecer as estruturas anatômicas em modelos anatômicos e peças orgânicas. - Mobilizar seus conhecimentos, habilidades e atitudes para solucionar situações apresentadas pelos docentes ao longo do semestre. - Compreender a estruturação do corpo humano para interferir no processo saúde doença. - Compreender os impactos provocados pelo exercício físico e ou técnicas terapêuticas sobre os sistemas orgânicos - Comunicar-se eticamente, trabalhar em equipe, demonstrar autonomia na busca do conhecimento e no uso das tecnologias da informação. - Conhecer as técnicas de conservação de peças anatômicas humanas, bem como, com as determinações legais para o descarte ambientalmente correto dos meios de conservação de peças anatômicas.
Conteúdos Curriculares UNIDADE DE ENSINO 01 – Generalidades e Anatomia do Aparelho Locomotor Trabalhar os conceitos e divisão anatômica; planos, eixos, termos de posição e direção, termos regionais, cavidades e movimentos do corpo; nomenclatura anatômica. Apresentar a Anatomia do Aparelho Locomotor: osteologia (introdução, estrutura óssea, tipos de ossos; ossos do esqueleto axial; ossos do esqueleto apendicular e principais acidentes ósseos); artrologia (introdução, classificação, estruturas, tipos de articulações, movimentos corporais e principais articulações do corpo); miologia (introdução, características, origens, inserções, estrutura, tipos, nomenclatura e ação individualizada; principais músculos da cabeça, pescoço e tronco; músculos apendiculares).
Atividades práticas: Aula prática sobre Aparelho Locomotor.
TDE 01 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 01.
UNIDADE DE ENSINO 02 –Sistema Cardiorrespiratório e Vascular Apresentar a anatomia Cardíaca (localização, constituição, cavidades e válvulas cardíacas, sistema próprio de irrigação (coronárias) e inervação (tecido nodal) cardíaca); Anatomia Pulmonar (porção condutora e respiratória); Pleuras; Circulação Pulmonar e Sistêmica (constituição arterial e venosa, principais ramos arteriais e venosos do corpo); Sistema Porta; Circulação Fetal; Sistema Linfático.
Atividades práticas: Aula prática sobre sistema cardiorrespiratório e vascular.
TDE 02 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 02.
UNIDADE DE ENSINO 03 –Sistema Digestório e Sistema Urogenital Anatomia do sistema digestório; glândulas anexas, Anatomia do Sistema Urinário Anatomia do Sistema Genital Masculino Anatomia do Sistema Genital Feminino
Atividades práticas: Aula prática sobre sistema Digestório e Sistema Urogenital
TDE 03 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 03.
UNIDADE DE ENSINO 04 – Sistema nervoso e Estesiologia Apresentar o sistema nervoso (conceito e classificação), sistema nervoso central, sistema nervoso periférico: nervos cranianos e espinais. Estesiologia: visão (olhos e anexos); audição (orelha externa, média e interna); e tegumento (epiderme, derme, glândulas da pele, pêlos, unhas e mamas).
Atividades práticas: Aula prática sobre Sistema nervoso e Estesiologia.
TDE 04 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 04.
Metodologia Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos alunos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: tradicional (expositivo-dialogadas com contextualização e com estudos dirigidos), ativa e sócio interacionista. No intuito de desenvolver as competências inerentes à disciplina, serão utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet, planilhas eletrônicas), sala de aula, laboratório de anatomia, biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discentes Efetivos no total de 20h, podendo envolver estudos de caso, pesquisas bibliográficas, resolução de problemas, produção de vídeos, e outras possibilidades. A fixação dos conteúdos será por meio de resolução de exercícios e problemas, por meio atlas anatômico, leitura de livro texto, artigos e apresentação de seminários, dinâmicas de grupos, resenhas entre outras.
Avaliação A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, e serão realizadas ao longo do semestre por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas, exercícios, arguições e/ou seminários, trabalhos acadêmicos. Os Trabalhos Discentes Efetivos, terão peso de 20% da média parcial. As aulas com utilização de metodologia ativa (sala de aula invertida e/ou peer instruction ou outra) terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos alunos para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos.
Bibliografia Básica DÂNGELO, J. G; FATTINI, C. A. Anatomia humana sistêmica e segmentar: para o estudante de medicina. São Paulo: Atheneu, 1998, 2002. SOBOTTA, Johannes. Atlas de anatomia humana. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1988, 1993, 1995, 2000. TORTORA, Gerard J. Corpo humano: fundamentos de anatomia e fisiologia. São Paulo: Artmed, 2002, 2003, 2012.
Bibliografia Complementar CALAIS-GERMAIN, Blandine. Anatomia para o movimento. Barueri: Manole, 2002. DÂNGELO, José Geraldo; FATTINI, Carlo Américo. Anatomia básica dos sistemas orgânicos: com a descrição dos ossos, junturas, músculos, vasos e nervos. São Paulo: Atheneu, 2002. MOORE, Keith L.; DALLEY, Arthur F. Anatomia orientada para a clínica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1985, 1992, 2001, 2012. NETTER, Frank H. Atlas de anatomia humana. Porto Alegre: Artmed, 1998, 2000, 2011. WOLF-HEIDEGGER, G. Atlas de anatomia humana. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000. |