Departamento de Ciências da Saúde Disciplina: Atividades Aquáticas Código: 40-1390 Carga Horária: 80h (Teórica: 10h - Prática: 50h - TDE: 20h) N° de Créditos: 04
Ementa Estudo histórico-crítico das atividades aquáticas. Adaptação ao meio líquido. Fundamentos técnicos dos nados, noções de regras e arbitragem. Elementos básicos e aspectos metodológicos do ensino da natação e hidroginástica.
Objetivo ? Identificar aspectos marcantes da história e evolução das atividades aquáticas. ? Dominar os fundamentos técnicos básicos dos diferentes estilos de nados e dos fundamentos básicos de hidroginástica. ? Estruturar o processo de ensino-aprendizagem da natação e da hidroginástica a partir de progressões de exercícios e tarefas. ? Distinguir as diferentes abordagens pedagógicas empregadas no ensino da natação. ? Aplicar noções básicas de regras e arbitragem da natação. ? Estimular o desenvolvimento de atitude investigativa e de prática de pesquisa em natação.
Conteúdo Programático Unidade 1 - Introdução as Atividades Aquáticas ? Histórico e evolução das atividades aquáticas. ? Adaptação ao meio líquido. ? Características específicas da natação. ? Características específicas da Hidroginástica. ? Fundamentos e exercícios básicos da Hidroginástica. ? Planejamento e execução de aulas de hidroginástica.
Unidade 2 - Metodologia do Ensino da Natação ? Processo de ensino-aprendizagem dos nados. ? Princípios e noções de progressões de aprendizagem. ? Caracterização e estruturação dos exercícios e tarefas. ? Abordagens pedagógicas do ensino da natação.
Unidade 3 - Fundamentação Técnica Básica da Natação ? Técnica e ensino-aprendizagem do Nado Crawl. ? Técnica e ensino-aprendizagem do Nado Costas. ? Técnica e ensino-aprendizagem do Nado Peito. ? Técnica e ensino-aprendizagem do Nado Borboleta. ? Noções de saídas e viradas.
Unidade 4 - Regulamentação Básica da Natação ? Noções das regras básicas de natação. ? Noções de arbitragem da natação.
Metodologia Aulas teórico-práticas, utilizando recursos audiovisuais: retroprojetor, projetor de slides, vídeos de técnicas e competições, além de aulas práticas na piscina para aprendizagem dos diferentes nados e de exercícios de hidroginástica. O TDE será trabalhado através de estudos de técnicos, treinamentos e competições, assim como práticas em arbitragem, além de exercícios e trabalhos relativos a atividades de estudo, fóruns de discussão e leituras.
Avaliação A avaliação dos alunos compreende provas teóricas e práticas, trabalhos individuais e em grupo. Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina
Bibliografia Básica BASILONE NETTO, J. Natação: a didática moderna da aprendizagem. Rio de Janeiro: Palestra Sport, 1995. LIMA, W.U. Ensinando Natação. São Paulo: Phorte, 1999. FARTO, E. R. Treinamento da Natação Competitiva: uma abordagem metodológica. São Paulo: Phorte, 2010.
Bibliografia Complementar ANDRIES Jr, O. (Org.). Natação: treinamento técnico. Barueri: Manole, 2002. HINES, E. Natação para Condicionamento Físico 60 sessões – Treinamento para velocidade, resistência e técnica. São Paulo: Manole, 2010. GOMES, W.D.F. Natação: uma alternativa metodológica. Rio de Janeiro: Sprint,1995. MASSAUD, M.G. Natação 4 nados: aprendizado e aprimoramento. Rio de Janeiro: Sprint, 2001. SIMÕES, R. Hidroginástica: propostas de exercícios para idosos. São Paulo: Phorte, 2008. |