Departamento de Ciências da Saúde Disciplina: Oficina de Experiência Profissional em Cultura e Lazer Código: 40-996 Carga Horária: 40h (Teórica: 10h) (Prática: 30h) Nº de Créditos: 02
Ementa: Vivências de atividades formativas e aplicação de conhecimentos para o exercício profissional na cultura e lazer, sob orientação e supervisão docente. Intervenções compreendendo atividades de observação, planejamentos e reflexão.
Objetivos: Auxiliar no processo formativo do acadêmico e na sensibilização para as atividades voltadas a profissão a partir da articulação de conhecimentos de conteúdos específicos dos esportes. Realizar estudos individuais relacionados aos conteúdos dos esportes a fim de contribuir para o planejamento e resolução de situações problemas das experiências de ensino. Vivenciar experiências de ensino dos esportes mobilizando conhecimentos, competências e habilidades para o exercício da profissão estabelecendo a relação teórico prática.
Conteúdos Curriculares: Unidade 1- Experiências de Ensino em Cultura e Lazer; Observação e reflexão de situações contextualizadas no âmbito da cultura e lazer; Resolução de situações-problema características do cotidiano docente no ensino de conteúdos específicos da cultura e lazer; Planejamento didático de conteúdos da cultura e lazer; Estudos individuais e coletivos aplicados no lazer.
Unidade 2 – Experiências de Aproximação do campo profissional: Experiências didático-pedagógicas e aplicação do conhecimento através de intervenções interdisciplinares relacionadas à cultura e lazer em diferentes espaços profissionais e públicos. Relatório de experiências de ensino e reflexões das intervenções estabelecendo relação teórico-prática.
Metodologia: O processo ensino aprendizagem reconhecerá o acadêmico como sujeito ativo e participativo, priorizando os cenários com aulas expositivas e dialogadas, metodologias ativas de aprendizagem e fortalecendo as atividades práticas. A disciplina será desenvolvida através vivências de aplicação de conhecimentos e atividades formativas para o exercício da profissão. Aulas práticas, encontros de orientação, planejamento e discussão, seminários, estudos individuais, trabalhos em grupo, entre outros.
Avaliação: O processo de avaliação da disciplina é realizado de forma a fortalecer o aprendizado, concentra-se no desempenho, envolvimento e evolução apresentado pelo acadêmico nas atividades práticas, relatórios de experiências de ensino, planejamentos didáticos, estudos individuais, bem como na participação dos encontros de orientação e reflexão da prática pedagógica. É composto pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperados para a disciplina.
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Bibliografia Básica CAVALLARI, V. R.; ZACHARIAS, V. Trabalhando com Recreação. São Paulo: Ícone, 2011. SILVA, T. A. da C. e GONÇALVES, K. G. F. Manual de Lazer e Recreação: o mundo lúdico ao alcance de todos. São Paulo: Phorte, 2010. WERNECK, C. L. G; ISAYAMA, H. F. (org). Lazer, recreação e educação física. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
Bibliografia Complementar AMARAL, J. D. Jogos cooperativos. São Paulo: Phorte, 2004. BROUGÉRE, G. Jogo e educação. Porto Alegre, RS: Artes Médicas, 2003. FRITZEN, S. J. Jogos dirigidos: para grupos, recreação e aulas de Educação Física. Petrópolis: Vozes, 2009. MARCELLINO, N. C. Lazer e Educação. 10. ed. Campinas: Papirus, 2003. PIMENTEL, G. G. A. Lazer: fundamentos, estratégias e atuação profissional. Jundiaí: Fontoura, 2003. MARCELLINO, N. C. (org.) Lazer e Recreação repertório de atividades por fases da vida. São Paulo: Campinas Papirus, 2013 |