Plano de Ensino

Engenharia Mecânica

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Disciplina: Hidráulica e Pneumática

Código: 30-290

Carga Horária: 80h (Teórica: 40h) (Prática: 40h)

Créditos: 04

Pré-Requisito: 30-272

 

EMENTA

Componentes e circuitos hidráulicos e pneumáticos. Componentes e circuitos eletro-hidráulicos

e eletro-pneumáticos. Comandos eletrônicos por controladores programáveis.

  

OBJETIVOS

A disciplina aborda os conceitos básicos da hidráulica e pneumática, preparando o acadêmico para analisar, selecionar, dimensionar e projetar sistemas hidráulicos e pneumáticos, a fim de desenvolver as seguintes competências gerais:

-  Formular e conceber soluções de engenharia, analisando e compreendendo os usuários dessas soluções e seu contexto.

- Ser capaz de utilizar técnicas adequadas de observação, compreensão, registro e análise das necessidades dos usuários e de seus contextos ambientais e econômicos.

- Formular, de maneira ampla e sistêmica, questões de engenharia, considerando o usuário e seu contexto, concebendo soluções criativas, bem como o uso de técnicas adequadas.

-  Analisar e compreender os fenômenos físicos  por meio de  modelos simbólicos e físicos, verificados e validados por experimentação.

-  Ser capaz de modelar os fenômenos e sistemas físicos, utilizando ferramentas, computacionais e de simulação.

- Prever os resultados dos sistemas por meio dos modelos.

- Conceber experimentos que gerem resultados reais para o comportamento dos fenômenos e sistemas em estudo.

- Ser capaz de conceber e projetar soluções criativas, viáveis, técnica e economicamente, nos contextos que serão aplicadas.

-  Projetar e determinar  os parâmetros construtivos e operacionais para as soluções de engenharia.

- Comunicar-se eficazmente nas formas escrita, oral e gráfica.

- Ser capaz de expressar-se adequadamente, inclusive por meio de uso de tecnologias digitais de informação e comunicação.

- Ser capaz de assumir atitude investigativa e autônoma, com vistas à aprendizagem contínua.

Além das competências gerais, devem ser agregadas as seguintes competências específicas:

-  Conhecer e determinar as características operacionais de sistemas hidráulicos e pneumáticos.

- Avaliar instalações hidráulicas e pneumáticas.

- Realizar projetos que envolvam sistemas hidráulicos e pneumáticos.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

UNIDADE DE ENSINO 1 – DISPOSITIVOS HIDRÁULICOS

Princípios de funcionamento, campo de aplicação e características principais.  Componentes

do sistema hidráulico. Circuitos fundamentais.

 

Atividade Prática 01: Elaboração de um projeto completo de um sistema hidráulico aplicado a sistemas industriais ou móveis, desenvolvendo competências para conceber, projetar e analisar os sistemas, componentes ou processos relacionados a um sistema hidráulico, considerando-se projetar e determinar os parâmetros de desempenho do sistema, comunicar-se de forma escrita, oral e gráfica através da elaboração de relatórios técnicos de engenharia e sua apresentação. Além disto, também trabalhar e liderar projetos e equipes multidisciplinares gerenciar projetos de forma proativa e colaborativa.

 

TDE 01  –  Elaboração de relatórios técnicos de acompanhamento das atividades  e relatório técnico final seguindo as normas do TCC, incluindo desenhos em CAD, simulações utilizando software computacional, com todas as informações de memorial descritivo necessárias para o projeto desse sistema para que o acadêmico seja capaz de comunicar-se eficazmente nas formas escrita e gráfica.

 

UNIDADE DE ENSINO 2 – DISPOSITIVOS PNEUMÁTICOS

Princípios de funcionamento, campo de aplicação e características principais.  Componentes do sistema pneumático. Circuitos fundamentais.

 

Atividade Prática 02:  Realização de experimentos em laboratório para identificar o funcionamento e os principais componentes e elementos de sistemas pneumáticos para que o acadêmico seja capaz de conceber experimentos que gerem resultados reais para o comportamento dos fenômenos e sistemas em estudo.

 

TDE 02 – Elaboração de relatórios técnicos dos experimentos realizados em laboratório para que o acadêmico seja capaz de comunicar-se eficazmente nas formas escrita e gráfica.

 

UNIDADE DE ENSINO 3 – COMANDOS ELÉTRICOS E ELETRÔNICOS

Fundamentos de sistemas eletrohidráulicos e eletropneumáticos. Controlador lógico-programável: características básicas, funcionamento e programação. Circuitos fundamentais.

 

Atividade Prática 03:  Realização de experimentos em laboratório para identificar o funcionamento e os principais comandos elétricos e eletrônicos de sistemas eletrohidráulicos e eletropneumáticos para que o acadêmico seja capaz de conceber experimentos que gerem  resultados reais para o comportamento dos fenômenos e sistemas em estudo.

 

TDE 03 – Elaboração de relatórios técnicos dos experimentos realizados em laboratório para que o acadêmico seja capaz de comunicar-se eficazmente nas formas escrita e gráfica.

 

METODOLOGIA

Visando desenvolver competências apresentadas, as aulas serão desenvolvidas  de forma variada e terão como metodologias: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos) e a ativa (sala de aula invertida, aprendizagem baseada em problema e projeto, estudo de caso). No intuito de desenvolver as competências inerentes à disciplina, poderão ser utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, materiais concretos e softwares matemáticos, e a contextualização se dará através da resolução de problemas reais. Os acadêmicos desenvolverão os TDEs - Trabalhos Discente Efetivos no total de 10h, envolvendo resolução de exercícios e problemas com e sem auxílio de softwares matemáticos e trabalho interdisciplinar envolvendo a aplicação de conceitos físicos e matemáticos à área da engenharia.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas e TDEs, estes últimos valendo 20% da média parcial.

As avaliações serão realizadas ao longo do semestre e distribuídas uniformemente de acordo com o plano de ensino e serão organizadas como um reforço, em relação ao aprendizado e ao desenvolvimento das competências. Em aula antecedente a uma avaliação serão apresentadas orientações a respeito da sistemática a ser adotada e os conteúdos exigidos, bem como os critérios específicos da avaliação. No instrumento de avaliação haverá de forma explícita e por escrito quanto valerá cada questão.

 

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

FIALHO, A. B. Automação hidráulica: Projetos, dimensionamento e análise de circuitos. 6.ed.

São Paulo: Érica, 2013.

FIALHO, A. B. Automação pneumática: Projetos, dimensionamento e análise de circuitos. 6.ed.

São Paulo: Érica, 2010.

BONACORSO, N. G.; NOLL, V. Automação eletropneumática. 11.ed. São Paulo: Érica, 2009.

NATALE, F. Automação industrial. 4.ed. São Paulo: Érica, 2002.

SILVEIRA, P. R.; SANTOS, W. E. Automação e controle discreto. 9.ed. São Paulo: Érica, 2009.

LINSINGEN, I. Von. Fundamentos de sistemas hidráulicos. 3.ed. Florianópolis: EdUFSC,  2008.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

FESTO DIDACTIC. Hidráulica industrial. São Paulo: Festo Automação, 2001.

FESTO DIDACTIC. Introdução à pneumática. São Paulo: Festo Automação, 1999.

FESTO DIDACTIC. Sistemas eletro-pneumáticos. São Paulo: Festo Automação, 2001.