Plano de Ensino

Engenharia Mecânica

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Disciplina: Manutenção Industrial

Código: 30-304

Carga Horária: 40h (Teórica: 20h) (Prática: 20h)

Créditos: 02

Pré-Requisito: 2800 h

 

EMENTA

Evolução da manutenção industrial. Princípios que definem a eficiência da manutenção. Sistemas de manutenção. Planejamento da manutenção. Manutenção produtiva total (TPM). Parâmetros de controle para manutenção industrial. Aplicação da manutenção preventiva.

Indicadores Manutenção.

 

OBJETIVOS

A disciplina visa desenvolver a capacidade de compreender o processo produtivo, os  tipos e estruturas de manutenção, aplicando ferramentas tecnológicas no planejamento de manutenção a fim de obter a confiabilidade no sistema produtivo.  

Buscando-se atender essas competências, os seguintes objetivos são apresentados:

- Ser capaz de compreender e analisar, mediante técnicas adequadas, os sistemas produtivos, visando a sua confiabilidade;

- Prever resultados dos sistemas através dos indicadores de manutenção;

- Possibilitar a análise, identificação e aplicação dos diferentes tipos de planos de manutenção mecânica, para que o acadêmico possa resolver de forma criativa os problemas, aplicando as noções aprendidas nesta disciplina;

-  Promover a aptidão para pesquisar, utilizar tecnologias e aplicar conceitos de gestão da manutenção no desenvolvimento do projeto proposto;

- Ser capaz de expressar-se adequadamente na transmissão de informações entre os setores de produção;

- Capacitar para desenvolver e avaliar especificações técnicas de equipamentos, atuando de forma colaborativa no estudo em grupo;

- Atuar sempre respeitando a legislação e a ética nas soluções de engenharia;  

- Aprender de forma autônoma e lidar com situações reais e contextos complexos.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

UNIDADE DE ENSINO 01 – CONCEITOS GERAIS

Conceitos fundamentais  de Engenharia de Manutenção na condição de manter ou recolocar um componente em um estado no qual ele pode executar a função requerida e desenvolver a combinação de qualquer ação para reter ou restaurar um componente, de acordo com um padrão aceitável.

 

Atividade prática 01: Atividades conforme conteúdo da unidade 01.

 

TDE 01 - Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da unidade 01.

 

UNIDADE DE ENSINO 02 – PRINCÍPIOS QUE DEFINEM A EFICIÊNCIA DA MANUTENÇÃO

Definição das condições básicas fundamentais para a organização da manutenção e Planejamento e Programação da Manutenção: Estabelecimento da formação de arquivos e catálogos; Formação de arquivo de desenhos e manuais; Treinamento para o pessoal de manutenção; Serviços de escritório técnico de manutenção; Fundamentos do Planejamento da Manutenção; A função do departamento de manutenção; Registros; Programação dos Trabalhos; Realimentação; Programação de grandes reparos.

 

Atividade prática 02: Atividades conforme   conteúdo da unidade 02.

TDE 02 - Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da unidade 02.

 

UNIDADE DE ENSINO 03 – SISTEMAS DE MANUTENÇÃO

Compreensão da formulação de estratégias para cada item de manutenção e os respectivos planos mestres contendo as ordens de serviços necessárias para a garantia do desempenho desejado na formulação da estratégia. Ferramentas de análise e solução de problemas, análises de dados históricos de problemas e soluções, e recursos necessários para o bom funcionamento de uma indústria.  

 

Atividade prática 03: Atividades conforme conteúdo da unidade 03.

 

TDE 03- Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da unidade 03.

 

UNIDADE DE ENSINO 04 – PLANEJAMENTO DA MANUTENÇÃO

Indicadores manutenção. Planejamento sobre onde e quando os serviços de  manutenção deverão ser prestados. Detalhamento da obra e estima de homens-hora necessários para a execução do serviço.

 

Atividade prática 04: Atividades conforme conteúdo da unidade 04.

 

TDE 04 - Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da unidade 04.

 

UNIDADE DE ENSINO 05 – MANUTENÇÃO PRODUTIVA TOTAL (TPM)

Medidas que devem ser tomadas para se obter a maximização do rendimento operacional dos equipamentos, com um enfoque sistêmico globalizado, onde se considera o ciclo de vida do próprio equipamento.

 

Atividade prática 05: Atividades conforme conteúdo da unidade 05.

 

TDE 05 - Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da unidade 05.

 

UNIDADE DE ENSINO 06 – APLICAÇÃO DA MANUTENÇÃO PREVENTIVA  

Aplicação da manutenção preventiva, utilizando os conceitos apresentados, em equipamentos

industriais. Utilização de pilares da manutenção produtiva total, para eliminação de perdas e

tempos desnecessários.

 

Atividade prática 06 - Atividades conforme conteúdo da unidade 06.

 

TDE 06: Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da unidade 06.

 

METODOLOGIA

Visando desenvolver competências apresentadas, as aulas serão desenvolvidas de forma variada, terão como metodologias: tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), ativa e sociointeracionista. No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, poderão ser utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, materiais concretos e softwares. A contextualização se dará através da resolução  de problemas. Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 20h, envolvendo resolução de exercícios, análise de artigos e/ou cases, aplicação de conceitos e técnicas e utilização de softwares específicos.

   

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas, exercícios, seminários, projetos e Trabalhos Discentes Efetivos, estes últimos valendo 20% da média parcial. As avaliações serão realizadas ao longo do semestre e distribuídas uniformemente de acordo com o plano de ensino. Numa aula que antecede uma avaliação serão dadas orientações a respeito da sistemática a ser adotada e os conteúdos exigidos. No instrumento de avaliação haverá de forma explícita e por escrito quanto valerá cada questão.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

KARDEC, Allan; LAFRAIA, João Ricardo Barusso. Gestão estratégica e confiabilidade. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2014. 96 p. (Manutenção ; 4). ISBN 9788573037326.

TAKAHASHI, Yoshikazu; OSADA, Takashi. TPM/MPT - manutenção produtiva total. São Paulo: Instituto IMAM, 1993. 322 p.

FOGLIATTO, Flávio Sanson; RIBEIRO, José Luis Duarte. Confiabilidade e manutenção industrial. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009. 265 p.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

PEREIRA, Mário Jorge. Engenharia de manutenção: teoria e prática. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2011. 228 p. ISBN 9788573937879.

LEWIS, Bernard; PEARSON, William W. Manual de manutenção preventiva. Rio de Janeiro: D. Nicolau, 1965. 89 p.

MIRSHAWKA, Victor; OLMEDO, Napoleão Lupes. Manutenção: combate aos custos da não-eficácia - a vez do Brasil. São Paulo: Makron Books, 1993. 373 p.

ALMEIDA, Paulo Samuel de. Manutenção mecânica industrial: conceitos básicos e tecnologia aplicada. São Paulo: Érica, 2014. 254 p. ISBN 9788536511825.

TAKAHASHI, Yoshikazu; OSADA, Takashi. TPM/MPT - manutenção produtiva total. São Paulo: Instituto IMAM, 1993. 322 p.

NEPOMUCENO, L. X. (Coord.). Técnicas de manutenção preditiva. São Paulo: Edgard Blücher, 2018.