Plano de Ensino

Engenharia Mecânica

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Disciplina: Tópicos Especiais em Engenharia Mecânica

Código: 30-311

Carga Horária: 80h (Teórica: 40h) (Prática: 40h)

Créditos: 04

Pré-Requisito: 2.500h

 

EMENTA

Trabalhar temas atuais ligados a área de Engenharia Mecânica.

 

OBJETIVOS

Fornecer ao aluno informações atualizadas na área de Engenharia Mecânica, a fim de atingir os objetivos propostos para as funções estudadas na disciplina, a qual tem conteúdo variável a cada ano de acordo com as demandas e tendências tecnológicas; Habilidades para aplicação das ciências vinculadas a área de Engenharia Mecânica.

A disciplina aborda as atualizações na área de Engenharia Mecânica a fim de desenvolver as seguintes competências gerais:

- Formular e conceber soluções de engenharia, analisando e compreendendo os usuários dessas soluções e seu contexto.

- Ser capaz de utilizar técnicas adequadas de observação, compreensão, registro e análise das necessidades dos usuários e de seus contextos ambientais e econômicos.

- Formular, de maneira ampla e sistêmica, questões de engenharia, considerando o usuário e seu contexto, concebendo soluções criativas, bem como o uso de técnicas adequadas.

- Analisar e compreender os fenômenos físicos por meio de modelos simbólicos e físicos, verificados e validados por experimentação.

- Ser capaz de modelar os fenômenos e sistemas físicos, utilizando ferramentas, computacionais e de simulação.

- Prever os resultados dos sistemas por meio dos modelos.

- Conceber experimentos que gerem resultados reais para o comportamento dos fenômenos e sistemas em estudo.

- Ser capaz de conceber e projetar soluções criativas, viáveis, técnica e economicamente, nos contextos que serão aplicadas.

 

- Projetar e determinar os parâmetros construtivos e operacionais para as soluções de engenharia.

- Comunicar-se eficazmente nas formas escrita, oral e gráfica.

- Ser capaz de expressar-se adequadamente, inclusive por meio de uso de tecnologias digitais de informação e comunicação.

- Ser capaz de assumir atitude investigativa e autônoma, com vistas à aprendizagem contínua.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

Esta disciplina tem conteúdo variável a cada ano e está sempre vinculada a temas de Engenharia Mecânica.

 

METODOLOGIA

Visando desenvolver competências apresentadas, as aulas serão desenvolvidas de forma variada e terão como metodologias: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos) e a ativa (sala de aula invertida, aprendizagem baseada em problema e projeto, estudo de caso). No intuito de desenvolver as competências inerentes à disciplina, poderão ser utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, materiais concretos e softwares matemáticos, e a contextualização se dará através da resolução de problemas reais. Os acadêmicos desenvolverão os TDEs - Trabalhos Discente Efetivos no total de 10h, envolvendo resolução de exercícios e problemas com e sem auxílio de softwares matemáticos e trabalho interdisciplinar envolvendo a aplicação de conceitos físicos e matemáticos à área da engenharia.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas e TDEs, estes últimos valendo 20% da média parcial.

As avaliações serão realizadas ao longo do semestre e distribuídas uniformemente de acordo com o plano de ensino e serão organizadas como um reforço, em relação ao aprendizado e ao desenvolvimento das competências. Em aula antecedente a uma avaliação serão apresentadas orientações a respeito da sistemática a ser adotada e os conteúdos exigidos, bem como os critérios específicos da avaliação. No instrumento de avaliação haverá de forma explícita e por escrito quanto valerá cada questão.

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1-CALLISTER JUNIOR, William D. Ciência e engenharia de materiais: uma introdução. Rio de Janeiro: LTC, 2002.

BEER, F. Pierre; JOHNSTON JUNIOR, E. Russell. Resistência dos materiais. 3.ed. São Paulo: Makron Books, 1996.

2-INCROPERA, Frank P. Fundamentos da transferência de calor e de massa. 6.ed. Rio de Janeiro: LTC, 2008.

3-MORAN, Michael J.; SHAPIRO, Haward N.; MUNSON, Bruce R.; DEWITT, David P.; Silva, Carlos Alberto Biolquini da. (trad.). Introdução a engenharia de sistemas térmicos: termodinâmica, mecânica dos fluidos e transferência de calor. Rio de Janeiro: LTC, 2005.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

FOX, Robert W.; MCDONALD, Alan T.. Introdução à mecânica dos fluidos. 6.ed. Rio de Janeiro: LTC, 2006.

POPOV, E. Paul. Introdução à mecânica dos sólidos. São Paulo: Edgard Blücher, [1978].

CRAIG JUNIOR, Roy R.. Mecânica dos materiais. 2.ed. Rio de Janeiro: LTC, 2003.

FERRARESI, Dino. Usinagem dos metais. São Paulo: Edgard Blücher, 2006.

MACHADO, Álisson Rocha. COELHO, Reginaldo Teixeira. Teoria da usinagem dos materiais. São Paulo: Editora Blucher, 2009.

HELMAN, Horacio; C ETLIN, Paulo Robertao. Fundamentos da conformação mecânica dos metais. 2.ed.São Paulo: Artliber, 2005.