DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Disciplina: Desenho Aplicado com CAD na Engenharia Elétrica Código: 30-375 Carga Horária: 40h Créditos: 02 EMENTA Introdução ao Desenho Assistido por Computador (Computer Aided Design - CAD). Uso de programas de CAD para a elaboração de projetos. Visualização. Sistemas de coordenadas. Criação de entidades. Hachuras. Cotagem. Propriedades e edição de objetos. Formatação. Dimensionamento de desenhos. Impressão. Finalização de projetos e geração de documentos. OBJETIVOS A disciplina visa desenvolver habilidades para a aplicação de ferramentas computacionais de Desenho Assistido por Computador, na concepção, análise e projeto de sistemas na área da Engenharia Elétrica, proporcionando soluções, de caráter interdisciplinar, relacionando conceitos da expressão gráfica e de técnicas na elaboração de projetos. Buscando-se atender estas competências, alguns objetivos específicos são delineados: - Compreender a estrutura de comandos elementares de um programa CAD para permitir uma visão espacial de desenho e a solução aplicada de problemas na engenharia; - Comunicar-se de forma gráfica através da elaboração de desenhos técnicos; - Analisar projetos de engenharia com o auxílio de ferramenta computacional; - Compreender e aplicar técnicas de desenho para desenvolver soluções inovadoras e criativas de engenharia na área de projetos e serviços. - Interpretar normas técnicas correlatas e aplicá-las em projetos nas áreas da Engenharia Elétrica; CONTEÚDOS CURRICULARES UNIDADE DE ENSINO 01 – Fundamentos do Desenho Assistido por Computador Trabalhar os elementos básicos de um programa CAD, permitindo a compreensão sistêmica da sua interface e da gestão de desenhos técnicos. Atividade Prática: Criação de arquivos e configurações de parâmetros do programa à elaboração de projetos. TDE 01 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 01. UNIDADE DE ENSINO 02 – Construção e Manipulação de Objetos Apresentar as funções e a explanação do modo de uso dos comandos à construção e manipulação de objetos na elaboração de desenhos de engenharia. Atividade Prática: Atividade de uso dos comandos em exercícios. UNIDADE DE ENSINO 03 – Construção Geométrica Trabalhar com a criação de formações retangulares e polares, divisão de linhas, arcos, ângulos e entidades, construção perpendicular e construção de hexágono, elipse, entre outras formas geométricas. Atividade Prática: Treinar o uso das construções em exercícios sugeridos. UNIDADE DE ENSINO 04 – Técnicas de Dimensionamento Trabalhar com conceitos básicos sobre dimensões, no que tange: Posicionamento de dimensões; Posicionamentos das linhas de extensão e de centro; Pontas de seta; Dimensões lineares; Dimensionamento de raio e diâmetro; Linhas guias; Dimensionamento de ângulos; Sistemas de dimensionamento; Tolerância. Atividade Prática: Práticas ao uso das técnicas de dimensionamento em estudos dirigidos. TDE 02 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos das Unidades 02, 03 e 04. UNIDADE DE ENSINO 05 – Impressão e Plotagem Apresentar os principais recursos e aplicações da impressão e plotagem em programa CAD, alinhavado às normas da ABNT para uso de folhas padrão A. Atividade Prática: Práticas o uso das técnicas de impressão e plotagem em exercícios. TDE 03 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos das Unidades 05. UNIDADE DE ENSINO 06 – Execução de Desenho de Projeto Elétrico Apresentar os símbolos gráficos para instalações elétricas e trabalhar desenhos, no que tange: Desenho da planta baixa; Desenho da simbologia elétrica; Desenho dos eletrodutos; Desenho da fiação elétrica; Desenho dos textos das especificações; Desenho do Esquema Multifilar; Desenho da Tabela de Simbologia; Desenho das margens e legenda. Realizar aplotagem do projeto completo. Atividade Prática: Elaborar um desenho de um projeto elétrico básico. METODOLOGIA Visando desenvolver competências apresentadas, as aulas são desenvolvidas de forma variada e tem como metodologias: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), a ativa e a sócio-interacionista. No intuito de desenvolver as competências inerentes à disciplina, podem ser utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, materiais concretos e softwares matemáticos, e a contextualização se dará através da resolução de problemas reais. Os alunos desenvolverão Trabalhos Discentes Efetivos no total de 10h, podendo ser, conforme a necessidade, estudos de caso, pesquisas bibliográficas, resolução de problemas, lista de exercícios e estudos dirigidos, envolvendo a aplicação da ferramenta CAD na área da Engenharia Elétrica. AVALIAÇÃO A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas, trabalhos e Trabalhos Discentes Efetivos, estes últimos valendo 20% da média parcial. As avaliações serão realizadas ao longo do semestre e distribuídas uniformemente de acordo com o plano de ensino. Numa aula que antecede uma avaliação serão dadas orientações a respeito da sistemática a ser adotada e os conteúdos exigidos, bem como os critérios específicos da avaliação. No instrumento de avaliação haverá de forma explícita e por escrito quanto valerá cada questão. BIBLIOGRAFIA BÁSICA BALDAM, R. L.; COSTA, L. AutoCAD 2015: utilizando totalmente. São Paulo: Érica, 2014. LEAKE, J. M.; BORGERSON, J. Manual de desenho técnico para engenharia: desenho, modelagem e visualização. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2013. SPECK, H. J.; PEIXOTO, V. V. Manual básico de desenho técnico. 7. ed. Florianópolis: Editora UFSC, 2013. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR GARCIA, J. AutoCAD 2013 & AutoCAD LT 2013: curso completo. Lisboa: FCA, 2012. KATORI, R. AutoCAD 2011: projetos em 2D. São Paulo: Senac, 2010. LIMA, C. C. Estudo dirigido de AutoCAD 2013. São Paulo: Érica, 2013. MONTENEGRO, G. Desenho arquitetônico. São Paulo: Edgard Blücher, 2013. NEIZEL, E.; DORING, K.; MEIER ZU VERL, K. Desenho técnico para a construção civil.São Paulo: Edusp, 1976. v. 1 e 2.
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