Plano de Ensino

Engenharia Elétrica

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Disciplina: Engenharia Elétrica e a Sociedade Moderna

Código: 30-571

Carga Horária: 40h (Teórica: 40h)  

Créditos: 02

 

EMENTA

Relações humanas e sociais. Engenharia na sociedade contemporânea. Mudanças sociais, tecnológicas e inovação. Abordagens quanto a História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena, Direitos Humanos, Educação Ambiental e Políticas de Acessibilidade.

 

OBJETIVOS

A disciplina tem por objetivo desenvolver a compreensão das relações humanas e sociais diante do exercício profissional do engenheiro eletricista.

Para atender estas competências, elencam-se alguns objetivos específicos:

- Criação de um pensamento sistêmico como forma de contribuir com a sociedade por meio de uma visão social voltada às questões humanas;

- Reconhecer os impactos sociais e necessidades do mercado de trabalho;

- Compreender a dinâmica das relações humanas e sociais para melhor desempenho da profissão. 

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

 

UNIDADE DE ENSINO 01 – RELAÇÕES HUMANAS E SOCIAIS

Esta unidade visa estudar e compreender a dinâmica das relações humanas e sociais, abordando a questão da história e cultura afro-brasileira, africana, indígena, direitos humanos, e dessa forma avaliando seus impactos no desempenho da profissão do Engenheiro Eletricista.

 

Atividade Prática: Realização de atividades de pesquisa bibliográfica em periódicos e bibliografia complementar para aprofundamento e fixação do conteúdo trabalhado.

 

TDE – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino  01.

 

UNIDADE DE ENSINO 02 – ENGENHARIA NA SOCIEDADE MODERNA

Esta unidade visa compreender atribuições e fundamentos da formação do Engenheiro Eletricista na sociedade moderna.

 

Atividade Prática: Realização de atividades de pesquisa bibliográfica em periódicos e bibliografia complementar para aprofundamento e fixação do conteúdo trabalhado.

 

TDE – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 02.

 

UNIDADE DE ENSINO 03 – MUDANÇAS SOCIAIS, TECNOLÓGICAS E INOVAÇÃO

Esta unidade visa abordar as mudanças sociais e tecnológicas frente ao processo de inovação, avaliando as necessidades do mercado de trabalho voltando-se às questões histórica, humanas, ambientais e políticas de acessibilidade.

 

Atividade Prática: Realização de atividades de pesquisa bibliográfica em periódicos e bibliografia complementar para aprofundamento e fixação do conteúdo trabalhado.

 

TDE – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino  03.

 

METODOLOGIA

Visando desenvolver competências apresentadas, as aulas serão desenvolvidas de forma variada e terão como metodologias: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), e a ativa. No intuito de desenvolver as competências inerentes à disciplina, poderão ser utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, a contextualização das atividades práticas serão direcionadas em laboratório. Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos (TDE) no total de 10h, envolvendo pesquisas bibliográficas e seminários. A fixação dos conteúdos será por meio de estudo de casos, seminários e atividades em grupos.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências técnicas, cognitivas e comportamentais propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas e TDE’s (20% da nota).

As avaliações serão realizadas ao longo do semestre e distribuídas uniformemente de acordo com o plano de ensino.No instrumento de avaliação haverá de forma explícita e por escrito o valor de cada questão.

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

COSTA, Maria Cristina Castilho. Sociologia: Introdução à ciência da sociedade. 1ª edição. São Paulo: Moderna, 1987. 

BAUMAN, Zygmunt, Globalização: as conseqüências humanas. Tradução Marcus Penchel. – Rio de Janeiro: Jorge Zahar. Ed., 1999.

BAZZO, Walter Antonio. & PEREIRA, Luiz T. do Vale. Introdução à engenharia: conceitos, ferramentas e comportamentos. 2° Edição. Florianópolis: UFSC, 2008. 

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

FREITAG, B. Teoria crítica: ontem e hoje. 5. ed. São Paulo: Brasiliense, 2004. 

FERNANDES, F. A sociologia no Brasil: contribuição para o estudo de sua formação e desenvolvimento. 2. ed. São Paulo: Vozes, 1980.

METCALF, P. Cultura e Sociedade, 1. ed. Saraiva, 2014. E-BOOK.

MARCONI, M. A., PRESOTTO,  Z. M. N. Antropologia: uma introdução. São Paulo: Atlas, 2001.

NASCIMENTO, L. F., LEMOS, A. D. C., MELLO, M. C. de. Gestão Socioambiental Estratégica. Bookman, 2011. E-BOOK.