DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA Disciplina: QUÍMICA GERAL E INORGÂNICA Código: 10-167 Carga Horária: 80h Créditos: 04
EMENTA Reações químicas. Oxirredução. Estequiometria. Propriedades químicas e físicas dos elementos. Teorias das ligações químicas.
OBJETIVOS A disciplina visa desenvolver as seguintes competências:
Buscando-se atender estas competências e habilidades alguns objetivos específicos são delineados:
CONTEÚDOS CURRICULARES
UNIDADE DE ENSINO 1: REAÇÕES QUÍMICAS, ESTEQUIOMETRIA, OXIDAÇÃO REDUÇÃO Desenvolver o conhecimento básico acerca das reações químicas, bem como a estequiometria envolvida nestas reações. Determinar o NOX, identificar reações de oxidação redução e suas aplicações no cotidiano, a fim de que o acadêmico desenvolva competências e habilidades para reconhecer tipos de reação, calcular a quantidade de reagentes necessários e rendimento, bem como identificar agentes limitantes, seja em processos naturais ou industriais.
Atividade prática: Realizar experimentos representativos sobre temas que reforcem o aprendizado de conceitos fundamentais de química desenvolvidos na unidade de ensino, tais como: tipos de reações químicas; efeito de agente limitante, rendimento, oxi-redução; corrosão; eletroquímica; etc. a fim de que o acadêmico desenvolva as competências e habilidades relacionadas a rotinas laboratoriais.
TDE 01: Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade 1.
UNIDADE DE ENSINO 2: ESTRUTURA ELETRÔNICA E PROPRIEDADES QUÍMICAS DOS ELEMENTOS Aprofundar os conhecimentos sobre distribuições eletrônicas dos elementos representativos e de transição da tabela periódica. Compreender como isso afeta as propriedades químicas e físicas dos átomos a fim de que o acadêmico desenvolva as competências e habilidades aos fundamentos da teoria estrutural dos compostos inorgânicos.
Atividade prática: Realizar práticas que possibilitem o conhecimento e a utilização de técnicas e procedimentos básicos de laboratório, bem como a integração dos conhecimentos teórico e experimental relacionados aos conceitos fundamentais da química geral e inorgânica.
TDE 02 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade 02.
UNIDADE DE ENSINO 3: TEORIA DAS LIGAÇÕES QUÍMICAS Conceituar aspectos relacionados com as formas moleculares utilizando o modelo da repulsão do par de elétrons (RPEV). Demonstrar a correlação direta entre as geometrias de moléculas ou de íons poliatômicos com as configurações eletrônicas nos níveis de valência dos átomos centrais dessas espécies. Desenvolver noções sobre a teoria de ligação pela valência (TLV) através do conceito de hibridização. Fornecer as bases necessárias para se compreender as geometrias observadas em moléculas ou íons. Entender o princípio básico da teoria dos orbitais moleculares (TOM) através de apresentações de diagramas de energia. Conhecer os mecanismos envolvidos nas ligações iônicas, podendo descrever cada etapa de reação; saber analisar as energias envolvidas nesses mecanismos e realizar cálculos de alguns parâmetros termodinâmicos das reações; interpretar os fatores determinantes das diferentes geometrias desses compostos e correlacionar as geometrias com as energias de formação dos cristais.
Atividade prática: Realizar práticas que possibilitem o conhecimento e a utilização de instrumentação, técnicas e procedimentos básicos de laboratório, bem como a integração dos conhecimentos teórico e experimental relacionados aos conceitos fundamentais da química geral e inorgânica.
TDE 03 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade 03.
METODOLOGIA As aulas terão a participação ativa do aluno na construção do conhecimento e serão adotados as seguintes metodologias:
AVALIAÇÃO A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico. O processo de avaliação será de forma progressiva e cumulativa do conhecimento, mediante verificações parciais ao longo do período letivo sob a forma de provas, exercícios, trabalhos acadêmicos, arguições, seminários e/ou relatos de atividades práticas. O processo de avaliação ocorrerá da seguinte maneira: No mínimo duas avaliações que versará com questões objetivas e ou discursivas com peso 8,0 e Trabalhos Discente Efetivo (TDE) peso 2,0.
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA ATKINS, P.; JONES, L. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. Porto Alegre: Bookman, 2013. BROWN, T. L. Química: a ciência central. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2012. LEE, J. D. Química inorgânica não tão concisa. São Paulo: Edgard Blucher, 2013.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR BRADY, J. E. HUMISTON, G. E. Química geral. Rio de Janeiro: LTC, 2002. CRUZ, R. Experimentos de química em microescala: química geral e inorgânica. São Paulo: Scipione, 1995. KOTZ, J. C. Química e reações químicas. Rio de Janeiro: LTC, 2002. MASTERTON, W. L. Princípios de química. Rio de Janeiro: LTC, 1990. RUSSEL, J. B. Química geral. São Paulo: Makron Books, 2013.
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