Plano de Ensino

Engenharia Química

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA

Disciplina: Química Orgânica Experimental

Código: 10-174

Carga Horária: 80h

Créditos: 04

Pré-Requistos:

Co-requisitos:

 

EMENTA

Desenvolvimento experimental de rotas sintéticas de produção de aromatizantes, corantes, sabões e detergentes, reações de polimerização e óxido redução. Técnicas de isolamento purificação e a caracterização dos produtos.

 

OBJETIVOS

A disciplina visa desenvolver habilidades experimentais para execução de rotas sintéticas e caracterização dos produtos.

Buscando-se atender essas competências, os seguintes objetivos específicos são apresentados:

- Desenvolver a autonomia no que tange o estudo, a interpretação, a compreensão, discussão e a solução de problemas;

- Analisar e compreender os fenômenos químicos por meio de experimentação;

- Promover a cooperação no estudo em grupo, concentração, atenção e respeito ao grupo nas aulas;

- Compreender o desenvolvimento das principais rotas sintéticas;

- Conhecer os métodos de isolamento, purificação e caracterização dos produtos e cálculos de rendimento

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

UNIDADE DE ENSINO 01 – REAÇÕES DE ESTRIFICAÇÃO, TRANSESTERIFICAÇÃO E SAPONIFICAÇÃO

Esta unidade visa apresentar as principais técnicas de produção de ésteres e seus derivados (síntese de aromatizantes, analgésicos, biodiesel, sabões e detergentes entre outros). Conhecer métodos de extração líquido-líquido, destilação fracionada e/ou cromatografia para isolamento dos compostos de interesse. Determinar constantes físicas dos produtos e os rendimentos teóricos e experimentais.  

 

Atividade prática: Realização de rotas sintéticas

TDE 01 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade 01 

 

UNIDADE DE ENSINO 02 – PREPARAÇÃO DE COMPOSTOS NITROGENADOS

Esta unidade visa desenvolver noções práticas sobre sínteses de compostos nitrogenados via reações de substituição eletrolítica aromática usando como modelo reações de nitração, síntese de amidas através de reações de substituição nucleofílica, e reações de aminas aromáticas para preparação de sais de diazónio.

 

Atividade prática: Realização de rotas sintéticas de síntese de acatanilida, corantes azoicos e nitrofenol. Separação dos isômeros orto- e para- do nitrofenol pelas técnicas cromatográficas.  TDE 02 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade 02 

 

UNIDADE DE ENSINO 03 – PRODUÇÃO DE SABÕES E DETERGENTES, REAÇÕES DE POLIMERIZAÇÃO E OXIDAÇÃO

Esta unidade visa desenvolver noções práticas sobre reações de polimerização, oxidação e desidratação dos álcoois.

 

Atividade prática: reações de polimerização do metacrilato, produção de resinas uréia- formol e gliptal – poliéster. Noções sobre reações de desidratação e oxidação de álcoois.  

TDE 03 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo o os conteúdos da Unidade 03

 

METODOLOGIA

Visando desenvolver competências apresentadas, as aulas serão desenvolvidas de forma variada, terão como metodologias: tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), ativa e sócio interacionista. No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, poderão ser utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, materiais concretos e softwares matemáticos. A contextualização se dará através da resolução de problemas reais. As aulas transcorrerão de maneira interativa com os alunos em que ambos são agentes ativos do processo de ensino-aprendizagem. A exposição do conteúdo ocorrerá por meio de atividades que facilitem e estimulem a aprendizagem. Buscar-se-á interação constante com os alunos;

As atividades relacionadas ao Trabalho Discente Efetivo (TDE) totalizará 20h e poderá constar com exercícios de fixação, pesquisa bibliográfica, desenvolvimento de atividades práticas, elaboração de relatórios, visitas técnicas entre outros conforme normativas da Reitoria para Graduação Ativa. Dentre as atividades a serem realizadas durante as 80 horas previstas nesta disciplina, constam 10 horas de atividades extensionistas. Ações extensionistas são classificadas como (i) projeto, (ii) curso, oficina e/ou workshop, (iii) evento, (iv) produto acadêmico, ou (v) prestação de serviço.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico. O processo de avaliação será de forma progressiva e cumulativa do conhecimento, mediante verificações parciais ao longo do período letivo sob a forma de provas, exercícios, trabalhos acadêmicos, arguições, seminários e/ou relatos de atividades práticas.

O processo de avaliação ocorrerá da seguinte maneira:

No mínimo duas avaliações que versará com questões objetivas e ou discursivas com peso 8,0 e Trabalhos Discente Efetivo (TDE) peso 2,0.

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

STRACKE, M. P; NUNES, I. dos Santos. Experimentando a química orgânica. Curitiba:  Appris, 2017

SOLOMONS, T. W. Graham; FRYHLE, Craig B. Química orgânica 1.  Rio de Janeiro: LTC, 2005.

PELISSON, M. M. M. Mecanismos de reações orgânicas. São José dos Campos: Poliedro,

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ALLINGER, N. L. Química orgânica.  Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1978.

MEISLICH, H.; NECHAMKIN, H.; SHAREFKIN, J. Química orgânica: 427 problemas suplementados. São Paulo: Makron Books, 1994.

WARREN, Stuart. Organic synthesis: the disconnection approach. Trowbridge: John Wiley & Sons, 2000

QUIÑOÁ, E.; RIGUERA, R. Questões e exercícios de química orgânica: um guia de estudo e auto-avaliação. São Paulo: Makron Books, 1995.

MCMURRY, J. Química orgânica. Rio de Janeiro: LTC, 1997.