DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Disciplina: Operações Unitárias de Transferência de Calor Código: 30257 Carga Horária: 80 horas Créditos: 04 Pré - requisitos: 30247 e 30251 EMENTA Evaporação. Cristalização. Psicrometria. Umidificação e desumidificação. Secagem. OBJETIVOS A disciplina visa desenvolver habilidades para reconhecer as operações unitárias que envolvem transferência de calor. Selecionar e projetar equipamentos de transferência de calor. Aplicar os conhecimentos de operações unitárias para correlacionar os conteúdos estudados com processos industriais da Engenharia Química. Buscando-se atender estas competências alguns objetivos específicos são delineados: - Compreender os princípios gerais de operações envolvendo transferência de calor. - Verificar principais tipos de equipamentos de transferência de calor e aplicações práticas em processos industriais. - Capacitar o aluno a projeção e seleção de equipamentos. - Solucionar problemas de operações unitárias de transferência de calor em processos da Indústria Química. - Desenvolver a capacidade de trabalhar em equipe, buscando soluções para desafios teóricos e/ou práticos propostos pelo professor. - Aprender de forma autônoma e lidar com situações e contextos complexos. CONTEÚDOS CURRICULARES: UNIDADE DE ENSINO 01 – EVAPORAÇÃO Desenvolver os conceitos básicos do Processo de evaporação e suas aplicações. Apresentar principais tipos de evaporadores. Esquematizar e resolver problemas de evaporação. Analisar desempenho de evaporadores de simples e múltiplos efeitos. Aplicar o balanço de massa e de energia para resolução de problemas. Desenvolver capacidade de análise, resolução e interpretação dos resultados. Atividades práticas: Resolução de exercícios de fixação dos conteúdos trabalhados. TDE 01 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 01. Tempo de desenvolvimento: 5h. UNIDADE DE ENSINO 02 – CRISTALIZAÇÃO Trabalhar conceitos e aplicações de Cristalização. Apresentar principais equipamentos. Verificar solubilidade de materiais. Estudar forma e geometria de cristais. Aplicar o balanço de massa e de energia para resolução de problemas. Desenvolver capacidade de análise, resolução e interpretação dos resultados. Atividades práticas: Resolução de exercícios de fixação dos conteúdos trabalhados. TDE 02 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 02. Tempo de desenvolvimento: 5h. UNIDADE DE ENSINO 03 – PSICROMETRIA Trabalhar os conceitos de psicrometria. Estudar as propriedades do ar. Usar as cartas psicrométricas. Desenvolver exercícios envolvendo psicrometria. Atividades práticas: Resolução de exercícios de fixação dos conteúdos trabalhados. TDE 03 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 03. Tempo de desenvolvimento: 1h. UNIDADE DE ENSINO 04 – UMIDIFICAÇÃO E DESUMIDIFICAÇÃO Apresentar os conceitos de umidificação e desumidificação. Verificar equipamentos e aplicações industriais. Esquematizar problemas de umidificação e desumidificação. Desenvolver capacidade de análise, resolução e interpretação dos resultados. Atividades práticas: Resolução de exercícios de fixação dos conteúdos trabalhados. TDE 04 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 04. Tempo de desenvolvimento: 4h. UNIDADE DE ENSINO 05 – SECAGEM Apresentar os conceitos de secagem. Verificar equipamentos e aplicações industriais. Desenvolver capacidade de análise, resolução e interpretação dos resultados. Atividades práticas: Resolução de exercícios de fixação dos conteúdos trabalhados. TDE 05 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 04. Tempo de desenvolvimento: 5h. METODOLOGIA Com a finalidade de desenvolver as competências inerentes à disciplina, serão utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet, planilhas eletrônicas), sala de aula, biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discentes Efetivos no total de 20h, podendo envolver estudos de caso, pesquisas bibliográficas, resolução de problemas, produção de vídeos, construção de protótipos entre outras possibilidades. A fixação dos conteúdos será realizada por meio de resolução de exercícios e problemas, estudos de caso voltados a processos industriais. Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos alunos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: tradicional (expositivo-dialogadas com contextualização e com estudos dirigidos), ativa e sócio-interacionista. AVALIAÇÃO A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas (avaliação de competências técnicas e competências cognitivas); Trabalhos Discentes Efetivos valendo 20% da nota média final (avaliação de competências técnicas e competências cognitivas); e avaliação das atividades de aulas com metodologia diferenciada (avaliação de competências técnicas, cognitivas e comportamentais).
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