Plano de Ensino

Medicina

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Disciplina: MORFOLOGIA HUMANA I

Código: 20-322

Carga horária: 240 horas

Nº de Créditos: 16

 

1 EMENTA

Estudo morfofuncional, histológico e embriológico integrado do sistema musculoesquelético e suas correlações clínicas. Estrutura e ultraestrutura dos tecidos fundamentais.

 

2 OBJETIVOS

Objetivos Gerais

- Propiciar o conhecimento da morfologia humana integrada à clínica musculoesquelética, com vistas a compreensão da inter-relação básica existente entre estes sistemas.

- Favorecer o conhecimento da legislação atinente ao manuseio de peças anatômicas, normas de biossegurança e descarte de materiais utilizados nos laboratórios de práticas multidisciplinares.

 

Objetivos Específicos

Espera-se que ao final do semestre os alunos estejam aptos às seguintes habilidades e competências:

  • Reconhecer, identificar e conceituar as estruturas anatômicas que compõem o sistema musculoesquelético.
  • Reconhecer os diversos tipos de tecidos e órgão por meio da microscopia óptica e reproduzi-los em desenho histológico.
  • Descrever o desenvolvimento embriológico do ser humano e as formações das estruturas vitais e da locomoção.
  • Relacionar os conhecimentos morfológicos e clínicos, interpretando-os.
  • Mobilizar seus conhecimentos, habilidades e atitudes para solucionar situações apresentadas pelos docentes ao longo do semestre.
  • Aplicar os princípios éticos, legais e de biossegurança que dizem respeito aos laboratórios multidisciplinares.
  • Comunicar-se eticamente, trabalhar em equipe, demonstrar autonomia na busca do conhecimento e no uso das tecnologias da informação.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

  1. Introdução ao estudo da anatomia humana
  2. Organização geral do corpo humano: planos e eixos, posição anatômica
  3. Técnicas de dissecação
  4. Ética e legislação no uso de cadáveres
  5. Célula como unidade morfofuncional dos tecidos humanos
  6. Estrutura e ultraestrutura dos tecidos fundamentais
  1. Tecido Epitelial de Revestimento e Glandular
  2. Tecidos Conjuntivos: Propriamente Dito, ósseo, cartilaginoso, adiposo e sanguíneo
  3. Tecido Nervoso
  4. Tecido Muscular

7. Desenvolvimento embriológico do ser humano e correlações com malformações congênitas

8. Morfologia, histologia e embriologia do sistema osteomuscular e correlações clínicas

 

4 METODOLOGIA

Aulas teóricas expositivas dialogadas e interativas, com a utilização de recursos multimídia. Os conteúdos curriculares teóricos e práticos terão abordagem interdisciplinar, com docentes de diversas áreas, visando a integração e aproximação com a clínica. As aulas práticas e/ou teórico-práticas serão desenvolvidas nos laboratórios de práticas multidisciplinares. O estudo macro e microscópico em modelos anatômicos e peças biológicas, terá ênfase na correlação funcional e clínica dos sistemas estudados. Serão adotadas estratégias metodológicas ativas de ensino e aprendizagem. Elaboração de mapas conceituais, realização de seminários, resenhas, estudos de caso e confecção de atlas histológico estão entre as estratégias metodológicas previstas.

 

5 AVALIAÇÃO

A avaliação será cognitiva por meio de provas teóricas dissertativo-objetivas, provas práticas e estudos complementares. A avaliação diagnóstica se dará considerando o desempenho das competências e habilidades inerentes aos objetivos da disciplina.

 

6 ACORDO DE CONVIVÊNCIA

A sala de aula é um espaço privilegiado de convivência interpessoal, devendo ser um local harmonioso, pois a qualidade do processo de ensino-aprendizagem e da formação depende da qualidade das relações estabelecidas neste espaço.

A sociedade atual vivencia um processo de grandes transformações tecnológicas, econômicas, políticas, sociais e culturais, aceleradas pelo processo de globalização de nossa época. Esta sociedade se caracteriza pela flexibilidade nas ocupações, tecnologias complexas e avançadas, produtividade elevada, consumismo, economia global, comunicação em tempo real, incertezas no campo científico e moral, inovações e mudanças aceleradas na cultura, nas formas de socialização, na política e no cotidiano, que acarretam dúvidas e insegurança na convivência social e ao mesmo tempo proporciona a busca de prazer pessoal pelos seres humanos. Para melhor vivência das experiências em sala de aula, e apreensão dos conteúdos com eficácia, se torna necessário um acordo de convivência em sala de aula, para que todas as relações e vínculos estabelecidos estejam pautados na segurança, confiança e no respeito mútuo possibilitando o crescimento individual e coletivo, bem como a satisfação pessoal no ensino-aprendizagem.

 

7 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

DÂNGELO, José Geraldo; FATTINI, Carlo Américo. Anatomia humana sistêmica e segmentar: para o estudante de medicina. 3. ed. São Paulo: Atheneu, 2011, 2002, 1998.

JUNQUEIRA, Luiz Carlos Uchoa; CARNEIRO, José. Histologia básica: texto - atlas. 11. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012, 2011, 2008, 2004, 1999, 1995, 1982, 1974.

MOORE, Keith L.; PERSAUD, M. D; TORCHIA, Mark G. Embriologia básica. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

 

8 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ABRAHAMSOHN, Paulo. Histologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016.

GARTNER, Leslie P; HIATT, James L. Atlas colorido de histologia. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.

SADLER, T. W. Langman embriologia médica. 10. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005, 2001, 1997.

SCHOENWOLF, Gary C. et al. Larsen embriologia humana. 5. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016.

TORTORA, Gerard J.; DERRICKSON, Bryan. Princípios de anatomia e fisiologia. 12. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014, 2012, 2002.