Plano de Ensino

Medicina

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Disciplina: FISIOLOGIA II

Código: 20-333

Carga horária: 120 horas

Nº de Créditos: 08

 

1 EMENTA

Fisiologia dos Rins e Líquidos corporais. Fisiologia do Sistema Gastrintestinal. Fisiologia Endocrinológica. Fisiologia da Reprodução. Fisiologia das Células sanguíneas, Coagulação e Imunidade. Fisiologia da Aviação, do Espaço e dos Mergulhos Profundos. Fisiologia do Esporte.

 

2 OBJETIVOS

Objetivo Geral

  • Compreender os fenômenos e processos fisiológicos do corpo humano em uma visão integrada de órgãos e sistemas funcionais do organismo quando em condições de equilíbrio.

 

Objetivos Específicos

Desenvolver e capacitar o aluno à aquisição das seguintes habilidades e competências:

  • Aplicar bases biofísicas, moleculares, bioquímicas, genéticas e celulares de funcionamento do corpo.
  • Compreender o funcionamento dos tecidos, órgãos, sistemas, aparelhos e estruturas físicas do corpo e sua regulação nas diversas fases da vida.
  • Compreender os processos fisiológicos humanos do desenvolvimento e envelhecimento.
  • Compreender mecanismos de insultos por microrganismos e ambientais e as consequentes alterações fisiológicas.
  • Construir explicações fisiopatológicas para as alterações encontradas nas principias patologias dos sistemas estudados.
  • Aplicar conhecimentos de Fisiologia ou Fisiopatologia na avaliação periódica da saúde do homem e da mulher.
  • Compreender e conhecer os principais aspectos fisiológicos e fisiopatológicos das patologias cirúrgicas e das situações de urgência e emergência.
  • Interpretar os principais exames complementares de acordo com os índices fisiológicos normais para a idade.
  • Exercitar raciocínio clínico a partir de situações fisiopatológicas e/ou das vivências oportunizadas na disciplina de Imersão SUS.
  • Conhecer e aplicar os níveis de evidência cientifica de cada informação obtida.
  • Demonstrar autonomia e iniciativa na resolução de problemas.
  • Comunicar-se de forma técnica e interagir com colegas, professores e demais profissionais envolvidos.
  • Demonstrar compromisso com a competência técnica e com o conhecimento científico e respeitar as normas técnicas e éticas nos laboratórios.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

  1. Organização geral dos rins e dos líquidos corporais
  2. Líquido extra e intracelular. Edema
  3. Formação de urina: filtração glomerular, fluxo sanguíneo, filtrado tubular e micção
  4. Mecanismos de controle dos líquidos corporais
  5. Equilíbrio ácido básico
  6. Modelo fisiopatológico: Insuficiência Renal
  7. Organização geral do sistema gastrintestinal
  8. Movimentos digestivos, fluxo sanguíneo, controle nervoso e humoral
  9. Secreção, digestão e absorção no TGI
  10. Células sanguíneas, tipos sanguíneos
  11. Imunidade
  12. Coagulação sanguínea
  13. Fisiologia da aviação e do espaço
  14. Adaptações fisiológicas em altas altitudes
  15. Fisiologia dos mergulhos profundos
  16. Fisiologia do esporte

 

4 METODOLOGIA

Aulas teóricas expositivas dialogadas com a utilização de mídia digital. Aulas práticas em grupos no laboratório de práticas multidisciplinares (fisiologia). Resolução e discussão de exercícios/casos clínicos com inclusão de exames complementares. Integração dos conteúdos e práticas com a clínica interdisciplinar mantendo o foco no desenvolvimento do raciocínio clínico. Construção de raciocínio fisiológico e fisiopatológica de situações vivenciadas no SUS.

 

5 AVALIAÇÃO

Frequência, participação nas atividades rotineiras, integração com colegas, professor e técnicos do laboratório, seminários, trabalhos orais e escritos, provas teóricas e provas práticas no respectivo laboratório.

 

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

GANONG, William Francis. Fisiologia médica. 22. ed. Porto Alegre: AMGH, 2010, 1999, 1983.

GUYTON, Arthur C; HALL, John E. Tratado de fisiologia médica. 12. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017, 2016, 2006, 2000, 1997, 1977.

MCARDLE, William D.; KATCH, Frank I.; KATCH, Victor L. Fisiologia do exercício: nutrição, energia e desempenho humano. 7. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013, 2003, 1998, 1986.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

BARRETT, Kim E. et al. Fisiologia médica de Ganong. 24.ed. Porto Alegre: AMGH, 2014.

CURI, Rui; ARAÚJO FILHO, Joaquim Procópio. Fisiologia básica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011, 2009.

LEVY, Matthew N. (Coord.). Berne & Levy, fundamentos de fisiologia. 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.

MULRONEY, S. E.; MYERS, A. K. Netter: bases da fisiologia. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

NEDER, José Alberto; NERY, Luiz Eduardo. Fisiologia clínica do exercício: teoria e prática. São Paulo: Artmed, 2003.