DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Disciplina: Propedêutica Clínica II Código: 40-623 Carga Horária: 60 horas Teórica: 30 Prática: 30 Número de Créditos: 04 Pré-requisitos: 40-616
1 EMENTA Anamnese e exame físico dos sistemas cardiovascular, respiratório, urogenital e dermatológico.
2 OBJETIVOS 2.1 Objetivos Gerais
2.2 Objetivos Específicos
3 CONTEÚDO CURRICULAR Relacionamento médico-paciente. Ética médica. Prontuário médico: como registrar as informações. Semiologia cardiovascular. Síndrome de dor no peito. Síndrome da insuficiência cardíaca. Síndrome arterial obstrutiva periférica. Semiologia do sistema respiratório. Síndrome de insuficiência respiratória. Semiologia do sistema urinário. Síndrome de insuficiência renal. Síndromes hipoalbumine^micas: síndrome nefro´tica e nefrítica. Semiologia dermatológica. Atendimento humanizado, contextualizado e ético.
4 METODOLOGIA Aulas teóricas expositivas dialogadas com a utilização de mídia digital. Aulas práticas em subgrupos, desenvolvidas no centro de simulações e habilidades da URI, no contexto ambulatorial e hospitalar (enfermarias). Os alunos são oportunizados à realização da anamnese e exames físicos, simulados e/ou reais, acompanhados e supervisionados por docentes e/ou tutores da URI. A simulação pode se desenvolver por meio de atores e/ou simulação realística, nos quais, os alunos são os executores dos procedimentos. A anamnese e exame físico real ocorre em âmbito ambulatorial e hospitalar (enfermarias), mediante acompanhamento de consultas realizadas pelos profissionais médicos (docentes/tutores) e/ou pelos próprios acadêmicos. Em ambos os casos, os médicos são os responsáveis pela conduta médica, bem como pela orientação nas discussões dos casos, condução do raciocínio clínico, da propedêutica e terapêutica; e, referência e contra referência dos pacientes. Ainda, orientações quanto ao estudo teórico, com vistas a ampliação do conhecimentos, educação continuada e diagnósticos diferenciais. Estudos de caso, discussões em grupo e seminários são estratégias metodológicas priorizadas nesta unidade curricular.
5 AVALIAÇÃO A observação do desempenho dos alunos ocorre de modo contínuo, no decorrer do semestre letivo e nos diferentes cenários de práticas, de modo individual e/ou em grupo. As avaliações têm caráter formativo, somativo e diagnóstico. A avaliação formativa objetiva identificar avanços e limitações dos alunos, orientando-os aos ajustes necessários durante o semestre. A avaliação somativa, ocorre por meio de avaliações teóricas e no ambiente das atividades práticas (simuladas e/ou reais) e a avaliação diagnóstica embasa-se na demonstração da aquisição das competências, habilidades e atitudes inerentes aos objetivos da disciplina.
6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA HEBERT, Sizínio et al. Ortopedia e traumatologia: princípios e prática. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009, 2003. LEITE, Nelson Mattili.; FALOPPA, Flávio. Propedêutica ortopédica e traumatológica. Porto Alegre: Artmed, 2013. MARTINS, Herlon Saraiva; CALVACANTI, Euclides F. de A. Clínica Médica: dos Sinais e Sintomas ao Diagnóstico e Tratamento. São Paulo: Manole, 2007.
7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR ALBERSTONE, Cary. D. BENZEL, Edward C.; NAJM, Imad M.; STEINMETZ, Michael P. Bases anatômicas do diagnóstico neurológico. São Paulo: Artmed, 2011. BICKLEY, Lynn S; SZILAGYI, Peter G. Bates, propedêutica médica essencial: avaliação clínica, anamnese, exame físico. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013. GARDNER, David G.; SHOBACK, Dolores. Endocrinologia Básica e Clínica de Greenspan (Lange). 9ª ed. Porto Alegre: Editora AMGH, 2013. HOFFBRAND, A. V.; MOSS, P. A. H. Fundamentos em Hematologia. 6ª. ed. Porto Alegre: Artmed, 2013. PORTO, Celmo Celeno. Semiologia médica. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012, 2009, 2001, 1997.
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