Plano de Ensino

Medicina

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Disciplina: Farmacologia Aplicada

Código: 40-624

Carga Horária: 60 horas Teórica: 30 Prática: 30

Número de Créditos: 04

Pré-requisitos: 40-617

 

1 EMENTA

Farmacologia dos sistemas: nervoso central, cardiovascular, respiratório, urinário, digestório, endócrino, genital e da hematologia e oncologia.

 

2 OBJETIVO

2.1 Objetivo Geral

  • Proporcionar o conhecimento dos fármacos utilizados no tratamento das doenças relacionadas aos sistemas nervoso central, cardiovascular, respiratório, urinário, digestório, endócrino, genital e na hematologia e oncologia com ênfase na aplicação clínica.

 

2.2 Objetivos Específicos

Ao término do semestre é esperado que os alunos estejam aptos às seguintes habilidades e competências:

  • Relacionar os conhecimentos sobre as classes farmacológicas estudadas com vias de administração, formas farmacêuticas e particularidades de acordo com diferentes pacientes;
  • Reconhecer Interações Farmacológicas e Reações Adversas dos fármacos pertencentes as classes estudadas durante a disciplina;
  • Interagir com colegas, professores e profissionais da saúde para aplicar os conhecimentos adquiridos visando o cuidado integrado do paciente;
  • Demonstrar capacidade de desenvolver trabalho em equipe, executar pesquisa e selecionar informações pertinentes aos conteúdos abordados;
  • Apresentar autonomia e iniciativa na resolução de problemas.

 

3 CONTEÚDO CURRICULAR

Farmacologia do sistema nervoso central

Fármacos utilizados no tratamento da epilepsia

Fármacos utilizados no tratamento de doenças neurodegenerativas

Fármacos utilizados para enxaqueca

Fármacos hipnóticos e ansiolíticos

Fármacos antipsicóticos

Fármacos antidepressivos

Fármacos estimulantes do sistema nervoso central

Anestésicos gerais e locais

Hipnoanalgésicos

Farmacologia do sistema cardiovascular

Fármacos diuréticos

Fármacos vasoativos e ionotrópicos

Fármacos que atuam no sistema renina-angiotensina

Fármacos antiarrítmicos

Farmacologia do sistema respiratório

Fármacos utilizados no tratamento da asma e DPOC

Fármacos estimulantes e depressores respiratórios, antitussígenos e efeitos do tabaco

Farmacologia do sistema urinário

Fármacos usados na prevenção e tratamento da doença renal

Farmacologia do sistema endócrino

Insulina e fármacos hipoglicemiantes orais

Farmacologia da tireoide

Farmacologia da hipófise

Fármacos hipolipidemiantes

Esteróides anabólicos androgênicos

Farmacologia do sistema digestório

Fármacos laxantes

Fármacos antiulcerosos (inibidores da bomba de prótons, antiácidos, citoprotetores, anti-histamínicos H2)

Farmacologia do sistema genital

Anovulatórios

Ocitócitos

Hormônios (terapia de reposição hormonal)

Fármacos utilizados no tratamento da disfunção erétil

Hematologia e oncologia

Fármacos utilizados nos transtornos hematológicos (antianêmicos, anticoagulantes, trombolíticos e antitrombóticos, hemostáticos)

Fármacos antineoplásicos

Fármacos imunomoduladores

 

4 METODOLOGIA

Aulas teóricas expositivas com a utilização de multimídia, dialogadas e interativas. Aulas práticas poderão ocorrer em laboratório de informática com a utilização simuladores ou em sala de aula com estudos de casos e elaboração de planos terapêuticos. Realização de seminários estimulando a busca de informações sobre medicamentos. Integração dos conteúdos e práticas com a clínica interdisciplinar mantendo o foco no desenvolvimento do raciocínio clínico. Serão adotadas estratégias metodológicas ativas de ensino e aprendizagem, com resolução de problemas e casos clínicos envolvendo componentes como exames laboratoriais, história clínica e outros pertinentes ao desenvolvimento crítico na escolha de um fármaco ou mais para tratamento clínico.

 

5 AVALIAÇÃO

A avaliação será realizada por meio de provas teóricas-práticas dissertativo-objetivas, e estudos complementares. A avaliação do desempenho das competências e habilidades elencadas nos objetivos da disciplina será realizada individualmente de acordo com a capacidade demonstrada no decorrer do semestre.

 

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BRUNTON, Laurence L. (Coord.). Goodman & Gilman: manual de farmacologia e terapêutica. Porto Alegre: AMGH, 2010.

HACKER, Ms; MESSER, William; BACHMANN, Kenneth. Farmacologia - Princípios de Prática. 1ª. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.

WANNMACHER, L.; FUCHS, F. D. Farmacologia clínica: fundamentos da terapêutica racional, 4.ed. Guanabara Koogan, 1998.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CRAIG, Charles R.; STITZEL, Robert E. Farmacologia moderna com aplicações clínicas. 6ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

DESTRUTI, Ana Beatriz C. B; ARONE, Evanisa Maria; PHILIPPI, Maria Lúcia dos Santos. Cálculos e conceitos em farmacologia. São Paulo: Senac, 2007.

GRAEFF, F. G.; GUIMARÃES, F. S. Fundamentos de psicofarmacologia. Atheneu, 2005.

KATZUNG, Bertram G. Farmacologia básica e clínica. 10. ed. Rio de Janeiro: McGraw-Hill, 2010, 2003, 1998.

RANG, H. P. et al. Rang & Dale Farmacologia. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012, 2011, 2008, 2007.