DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Disciplina: Clínica Médica I Código: 40-626 Carga Horária: 150 horas Teórica: 30 Prática: 120 Número de Créditos: 10 Pré-requisitos: 40-613; 40-616
1 EMENTA Prevalência, etiologia, fisiopatogenia, diagnóstico, prognóstico e noções de tratamento em Cardiologia, Pneumologia e Nefrologia.
2 OBJETIVOS 2.1 Objetivo Geral
2.2 Objetivos Específicos Espera-se que a unidade curricular de Clínica Médica, contribua para a aquisição das seguintes competências, habilidades e atitudes:
3 CONTEÚDO CURRICULAR Cardiologia Principais doenças cardíacas e dos grandes vasos: miocardiopatias, pericardiopatias, coronariopatias, valvulopatias, arritmias, dislipidemias, ateromatoses, aneurismas, arterites. Fatores de risco e prevenção das doenças cardiovasculares. Síncope. Avaliação diagnóstica clínica e de exames subsidiários Cardiologia intervencionista. Bases fisiopatológicas da reabilitação cardíaca. Transplante cardíaco. Urgências em cardiologia. Princípios gerais de tratamento.
Pneumologia Principais doenças das vias aéreas superiores e inferiores, fatores de risco e prevenção. Doenças do parênquima pulmonar, cavidade pleural e caixa torácica Insuficiência Respiratória. Distúrbios Respiratórios do Sono. Micoses e Micobacterioses. Oncologia torácica Doenças respiratórias ocupacionais. Noções de avaliação funcional pulmonar e endoscopia respiratória Avaliação diagnóstica clínica e de exames subsidiários. Introdução à reabilitação pulmonar. Transplante pulmonar. Urgências em pneumologia. Princípios gerais de tratamento.
Nefrologia Principais doenças renais e fatores de risco. Neoplasias. Distúrbios eletrolíticos e equilíbrio ácido básico. Insuficiência renal e bases da terapia renal substitutiva. Transplante renal. Avaliação diagnóstica clínica e de exames subsidiários. Urgências em Nefrologia. Princípios gerais de tratamento.
Atendimento humanizado, contextualizado e ético.
4 METODOLOGIA Aulas teóricas expositivas dialogadas com a utilização de mídia digital. Aulas práticas em subgrupos, desenvolvidas no centro de simulações e habilidades da URI, no contexto ambulatorial e hospitalar. Os alunos são oportunizados à realização da anamnese e exames físicos, simulados e/ou reais, acompanhados e supervisionados por docentes e/ou tutores da URI. A simulação pode se desenvolver por meio de atores e/ou simulação realística, nos quais, os alunos são os executores dos procedimentos. A anamnese e exame físico real (consulta médica completa) são realizadas pelos próprios acadêmicos, em âmbito ambulatorial e hospitalar, supervisionados por docentes e/ou tutores da URI. Os profissionais médicos (docentes/tutores da URI) são os responsáveis pela conduta médica, bem como pela orientação nas discussões dos casos, condução do raciocínio clínico, da propedêutica e terapêutica; e, referência e contra referência dos pacientes. Ainda, orientações quanto ao estudo teórico, com vistas a ampliação do conhecimentos, educação continuada e diagnósticos diferenciais. Estudos de caso, discussões em grupo e seminários são estratégias metodológicas priorizadas nesta unidade curricular.
5 AVALIAÇÃO A observação do desempenho dos alunos ocorre de modo contínuo, no decorrer do semestre letivo e nos diferentes cenários de práticas, de modo individual e/ou em grupo. As avaliações têm caráter formativo, somativo e diagnóstico. A avaliação formativa objetiva identificar avanços e limitações dos alunos, orientando-os aos ajustes necessários durante o semestre. A avaliação somativa, ocorre por meio de avaliações teóricas e no ambiente das atividades práticas (simuladas e/ou reais) e a avaliação diagnóstica embasa-se na demonstração da aquisição das competências, habilidades e atitudes inerentes aos objetivos da disciplina.
6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA BRAUNWALD, Eugene, FAUCI, Anthony S.; KASPER, Dennis L.; HAUSER, Stephen L.; LONGO, Dan L.; LARRY, Jameson J. Medicina interna de Harrison. 2 vols. 18a. ed. Porto Alegre: AMGH Editora, 2013. GOLDMAN, Lee.; SCHAFER, Andrew I. Goldman Cecil Medicina. 24a. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014. PAPADAKIS, Maxine A.; McPhee, Stephen J.; W. RABOW, Michael. Current Medicina - Diagnóstico e Tratamento. 53ª ed. São Paulo: McGraw Hill/Bookman, 2015.
7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR BARROS, Elvino; FILHO, Luciano Fochesatto. Medicina Interna na Prática Clínica. Porto Alegre: Artmed, 2013. BRAUNWALD, Eugene; FAUCI, Anthony S. Manual de Medicina - Harrison – 18a. ed. Porto Alegre: AMGH Editora, 2013. SOUTOR, Carol.; HORDINSKY, Maria. Dermatologia Clínica. Porto Alegre: Artmed, 2014. TARANTINO, Affonso Berardinelli. Doenças pulmonares. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013, 2002. TIERNEY, Lawrence M.; SAINT, Sanjay.; WHOOLEY, Mary A. Current Essência da Medicina (Lange). São Paulo: Editora McGraw Hill, 2012.
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