DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Disciplina: Imersão SUS – Atenção Secundária I Código: 40-628 Carga Horária: 90 horas Teórica: --- Prática: 90 Número de Créditos: 06
1 EMENTA Estatuto da Criança e do Adolescente. Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança e do Adolescente. Integralidade e Média Complexidade no SUS. Grupos de procedimentos especializados na Média Complexidade. Rede de Urgência e Emergência e Atenção Psicossocial na Média Complexidade. Rede de Internações e Saúde Suplementar no SUS. Integração médico/paciente na média complexidade. Infecções sexualmente transmissíveis. Gravidez na adolescência. Clínica médica na média complexidade.
2 OBJETIVOS 2.1 Objetivos Gerais
2.2 Objetivos Específicos Nesta disciplina, espera-se que o aluno adquira habilidades e competências para:
3 CONTEÚDO CURRICULAR Estudos sobre Estatuto da Criança e do Adolescente; Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança e do Adolescente. Integralidade e Média Complexidade no SUS. Grupos de procedimentos especializados na Média Complexidade. Rede de Urgência e Emergência e Atenção Psicossocial na Média Complexidade. Rede de Internações e Saúde Suplementar no SUS. Integração Médico/Paciente na Média Complexidade. Infecções sexualmente transmissíveis, gravidez na adolescência. Clínica Médica na Média Complexidade.
4 METODOLOGIA A metodologia utilizada é interacionista-problematizadora, utilizando-se a metodologia da problematização como desencadeadora do processo de aprendizagem. A disciplina é desenvolvida a partir de vivências nos cenários de práticas (atenção secundária), discussão nos grupos tutoriais e socialização das vivências, tendo-se tutores e docentes como mediadores do processo de aquisição do conhecimento. Seu desenvolvimento está centrado na observação, na análise, no aprender a pensar, no diálogo, na reflexão, na capacidade de criar hipóteses e testá-las com base no conhecimento prévio e/ou apoiado nos conteúdos curriculares do semestre e/ou em novas descobertas. A socialização das vivências é apresentada sob a forma de seminário integrado.
5 AVALIAÇÃO A avaliação do desempenho dos alunos se dá permanentemente, nos cenários de práticas, no tutoriais, nos seminários integrados e nas atividades teóricas. Está pautada na capacidade do grupo em problematizar, teorizar, hipotetizar e apresentar soluções ao problema identificado e, na apresentação dos seminários temáticos durante o semestre. Após cada seminário temático, são aplicados pós-testes, a todos os acadêmicos, como critério de avaliação semanal. São realizadas também provas teóricas semestrais. As avaliações têm caráter formativo, somativo e diagnóstico. A avaliação formativa objetiva identificar avanços e limitações dos alunos, orientando-os aos ajustes necessários durante o semestre (feedback). A avaliação somativa, ocorre por meio de avaliações teóricas e pós-testes e a avaliação diagnóstica embasa-se na demonstração da aquisição das competências, habilidades e atitudes inerentes aos objetivos da disciplina.
6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA CAMPOS, G.W.S. Um método para análise e co-gestão de coletivos: a constituição do sujeito, a produção de valor de uso e a democracia em instituições: o método da roda. São Paulo: Hucitec, 2000. CUNHA, Paulo César Melo. A regulação jurídica da saúde suplementar no Brasil. São Paulo: Editora Lumen Juris, 2003. CURY, Munir. Estatuto da criança e do adolescente comentado: comentários jurídicos e sociais. 12. ed. Rio de Janeiro: Malheiros, 2013.
7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR BERGERON, J. D. et al. Primeiros socorros. 2. ed. São Paulo: Atheneu, 1999. BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Atenção às urgências. Brasília: Ministério da Saúde, 2003. BASAGLIA, Franco. A instituição negada: relato de um hospital psiquiátrico. 3. ed. In: A instituição negada: relato de um hospital psiquiátrico. 2ª ed. Rio de Janeiro: Graal, 1991. LEAL, Marta Miranda; SAITO, Maria Ignez; SILVA, Luiz Eduardo Vargas da. Adolescência: prevenção e risco. São Paulo, Atheneu, 2001. SILVA PEREIRA, Tânia. Direito da criança e do adolescente: uma proposta interdisciplinar. São Paulo: Renovar, 1996, 2008.
8 ARTIGOS COMPLEMENTARES AMARANTE, Paulo; TORRE, Eduardo Henrique Guimarães. A constituição de novas práticas no campo da Atenção Psicossocial: análise de dois projetos pioneiros na Reforma Psiquiátrica no Brasil. Saúde em debate, v. 25, n. 58, p. 26-34, Rio de Janeiro, 2001. MARCELINO NASCIMENTO, Adail Afrânio et al. Regulação em Saúde: aplicabilidade para concretização do Pacto de Gestão do SUS. Cogitare Enfermagem, v. 14, n. 2, Curitiba, 2009. SCHWARTZ, Talita Dourado et al. Ciência & Saúde Coletiva. Ciência & Saúde Coletiva, v. 15, p. 2145-2154, Rio de Janeiro, 2010.
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