DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Disciplina: Imaginologia Médica I Código: 40-629 Carga Horária: 30 horas Teórica: 15 Prática: 15 Número de Créditos: 02 Pré-requisitos: 20-325
1 EMENTA Introdução aos métodos de diagnóstico por imagem: radiografia convencional, tomografia computadorizada, ultrassonografia e ressonância magnética. Indicações e contraindicações de contrastes. Introdução à anatomia pelos métodos de imagem do tórax, abdômen, cérebro.
2 OBJETIVOS 2.1 Objetivos Gerais
2.2 Objetivos Específicos Espera-se que a unidade curricular de Imaginologia Médica contribua para a aquisição das seguintes competências e habilidades profissionais:
3 CONTEÚDO CURRICULAR Tórax: radiografia e anatomia. Conceitos básicos da radiografia convencional. Aplicação da diferença das densidades na identificação das estruturas anatômicas. Reconhecimento da anatomia radiográfica do tórax. Tórax: tomografia computadorizada e anatomia. Conceitos básicos da tomografia computadorizada, suas indicações. Identificação das estruturas anatômicas pela tomografia do tórax. Abdômen: ultrassonografia e anatomia. Conceitos básicos da ultrassonografia, suas indicações. Identificação da anatomia por ultrassonografia no abdômen. Abdômen: tomografia computadorizada e anatomia. Rever conceitos básicos da tomografia computadorizada, suas indicações. Identificação da anatomia por tomografia computadorizada do abdômen. Cérebro: princípios físicos da ressonância e anatomia. Conceitos básicos da ressonância magnética, suas indicações e contraindicações. Identificação da anatomia do cérebro por ressonância magnética. Métodos de contrastação. Uso de contraste endovenosos e intracavitários nos diversos métodos de imagem, suas aplicações e contraindicações. Métodos de imagem e correlação com patologia: interpretação de métodos e sinais.
4 METODOLOGIA Aulas teóricas expositivas dialogadas com a utilização de mídia digital. Os alunos são oportunizados a aulas práticas, desenvolvidas no centro de simulações e habilidades da URI, em pequenos grupos, com vistas a aprendizagem dos métodos e técnicas diagnósticas por meio de simuladores. As aulas práticas ocorrem também em centros de diagnóstico por imagem, mediante acompanhamento de dados propedêuticos fornecidos e/ou dialogados com o médico assistente. Estudos de caso, discussões em grupo, seminários são estratégias metodológicas utilizadas nesta unidade curricular.
5 AVALIAÇÃO A observação do desempenho dos alunos ocorre de modo individual. São realizadas avaliações somativas, por meio de avaliações teóricas e no ambiente das atividades práticas (simuladas e/ou reais) e diagnósticas, com base na demonstração da aquisição das competências e habilidades inerentes aos objetivos da disciplina.
6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA CHEN, M. Y. M. Radiologia básica. 2. ed. Porto Alegre: AMGH, 2012. FEDERLE. OBSORN. SONIN. Diagnóstico por imagem. 3v. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012. WESTBROOK, Catherine; ROTH, Carolyn Kaut; TALBOT, John. Ressonância Magnética – Aplicações Práticas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.
7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR ABDALA, Nitamar; SZEJNFELD, Jacob. Diagnóstico por imagem. 2ª ed. São Paulo: Manole, 2016. (biblioteca virtual) DAFFNER, Richard H. Radiologia Clínica Básica. São Paulo: Manole, 2007. FUNARI, Marcela Buarque de Gusmão; NOGUEIRA, Solange Amorim; SILVAM Elaine Ferreira da.; GUERRA, Elaine Gonçalves. Princípios Básicos de Diagnóstico por Imagem. São Paulo: Manole, 2012. HOFER, Matthias. Tomografia Computadorizada – Manual Prático de Ensino. Rio de Janeiro: Revinter, 2015. JUHL, John H.; CRUMMY, Andrew B.; KUHLMAN, Janet E. (Coord.). Paul & Juhl interpretação radiológica. 7. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000.
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