Plano de Ensino

Medicina

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Disciplina: Clínica Cirúrgica I

Código: 40-635

Carga Horária: 150 horas Teórica: 30 Prática: 120

Número de Créditos: 10

Pré-requisitos: 40-613; 40-623; 40-630

 

1 EMENTA

Bases científicas da cirurgia e da anestesia. Noções de técnica operatória. Cirurgia geral. Afecções cirúrgicas cardiopulmonares, proctológicas, osteomusculares e reabilitação pós-operatória. Medicina Esportiva. Noções de cirurgia de urgência.

 

2 OBJETIVOS

2.1 Objetivos Gerais

  • Oportunizar a aprendizagem dos fundamentos clínicos-cirúrgicos e dos princípios gerais de técnica cirúrgica e semiologia cirúrgica.
  • Oportunizar a aprendizagem da realização da anamnese, exame físico, diagnóstico e tratamento, com os principais cuidados pré, trans e pós-operatórios.
  • Oportunizar ao acadêmico a aquisição de autonomia para sugerir procedimentos cirúrgicos ou acompanhamento clínico.
  • Promover a educação permanente e o uso de ferramentas tecnológicas que propiciem a fundamentação da prática médica baseada em evidências científicas.

 

2.2 Objetivos Específicos

Espera-se que esta unidade curricular contribua para a aquisição das seguintes competências, habilidades e atitudes:

  • Realizar a entrevista médica, o exame físico, a coleta de dados biométricos e vitais do paciente e registrá-los adequadamente no prontuário médico.
  • Construir a história clínica com o paciente, com base na anamnese completa (contexto clínico, psíquico, social e cultural) e realização de exame físico focado nestes contextos, conforme o ciclo de vida que se encontra.
  • Elaborar lista de problemas, correlacionar os achados da anamnese e do exame físico com vistas a elaboração de hipótese diagnóstica abrangente (clínica-cirúrgica, etiológica, fisiopatológica, epidemiológica e social).
  • Indicar de modo racional a solicitação de exames e interpretar os principais exames complementares, de acordo com a faixa etária e a situação clínica.
  • Compreender as estratégias de diagnóstico e conduta das principais doenças que acometem o ser humano, considerando-se a prevalência, potencial mórbido e efetividade da ação médica, bem como seus aspectos clínicos, cirúrgicos e terapêuticos.
  • Sugerir conduta médica terapêutica (cirúrgica ou não), com base na identificação dos problemas e no raciocínio clínico elaborado.
  • Reconhecer os aspectos clínicos, epidemiológicos e fisiopatológicos das principais afecções cirúrgicas, bem como as principais complicações pré, trans e pós-operatórias.
  • Reconhecer os principais medicamentos empregados no pré, trans e pós-operatório, as indicações de antibiótico-profilaxia, trombo-profilaxia, transfusões de sangue e derivados.
  • Realizar procedimentos cirúrgicos de baixa complexidade, demonstrando conhecimento técnico-científico.
  • Conhecer a classificação de risco em atendimentos de urgência.
  • Compreender a abordagem das principais situações de urgência e emergência, a classificação de risco na urgência, o transporte e encaminhamento responsável, bem como as indicações de internação hospitalar e em unidade de terapia intensiva.
  • Relacionar-se e comunicar-se adequadamente com o paciente, demonstrando atenção e respeito, bem como com seus familiares e acompanhantes.
  • Respeitar a autonomia do paciente como ser biopsicossocial, considerar seu bem-estar e confidencialidade de suas informações clínicas.
  • Socializar, de modo organizado e fundamentado, casos clínicos reais ou simulados, com vistas ao desenvolvimento da argumentação, discussões e análise de opiniões, inclusive de profissionais e acadêmicos de áreas afins.
  • Preencher os registros médicos (prontuários, formulários de pedidos de exames e encaminhamentos) demonstrando competência comunicativa escrita e oral.
  • Relacionar-se adequadamente com a equipe de trabalho, constituída pelos professores, tutores, alunos, setor administrativo, acadêmicos e profissionais de outras áreas, bem como com os profissionais da rede de saúde, que participem direta ou indiretamente da simulação ou do atendimento ao paciente.
  • Demonstrar postura acadêmica adequada nos diversos ambientes de formação (laboratórios de habilidades/simulações, centro cirúrgico, setor de urgência e emergência, ambulatórios, enfermarias), adotando normas de biossegurança, princípios morais, éticos e legais inerentes ao procedimento e ambiente em que se encontra.
  • Demonstrar autonomia no manejo das informações coletadas e habilidade para a seleção de textos/artigos pertinentes ao estudo.

 

3 CONTEÚDO CURRICULAR

1. Anestesiologia

  1. Distribuição do material e abertura. Preparo do paciente para anestesia e medicação pré-anestésica. Anestesia loco-regional. Analgesia pós-operatória. Controle clínico do paciente anestesiado e monitorização. Sedação. Intubação. Ventilação mecânica em anestesia. Modelo de dispersão de anestésicos locais em coluna de vidro. Anestesia geral. Recuperação pós-anestésica

2. Cirurgia Torácica

  1. Afecções pleurais. Afecções mediastinais. Pneumopatias avançadas e doenças pulmonares supurativas. Neoplasias pulmonares. Afecções da parede torácica. Afecções traqueais

3. Cirurgia Cardiovascular

  1. Cardiopatias congênitas. Coronariopatias. Afecções da aorta. Circulação Extracorpórea e proteção miocárdica. Cirurgia das valvopatias. Tratamento cirúrgico da Insuficiência Cardíaca

4. Coloproctologia

  1. Retocolite ulcerativa. Doença diverticular do cólon. Tratamento. Abscessos e fístulas anorretais. Doença hemorroidária e fissura anal. Exame proctológico. Técnica e importância. Câncer do intestino grosso. Doença de Crown. Megacólon chagásico. Bases do tratamento. Investigação funcional. Colonoscopia

5. Cirurgia do Aparelho Digestivo

5.1 Esôfago

  1. Megaesôfago. Doença do refluxo gastresofágico. Tumores do esôfago
  2. Atividade prática no centro cirúrgico

5.2 Estômago e intestino delgado

  1. Tumores benignos e malignos do estômago. Tumores do intestino delgado. Obesidade mórbida. Doença ulcerosa gastroduodenal

5.3 Vias biliares e pâncreas

  1. Colelitíase. Pancreatite aguda. Pancreatite crônica. Tumores pancreáticos. Tumores peri-ampulares. Tumores das vias biliares

5.4 Fígado e hipertensão portal

  1. Tumores malignos primários e metastáticos do fígado. Tumores benignos do fígado. Hipertensão portal. Transplante de fígado

5.5 Nutrologia

5.6 Cirurgia vídeo-laparoscópica

6. Ortopedia e Traumatologia

6.1 Semiologia ortopédica

6.2 Princípios da imaginologia em ortopedia

6.3 Trauma musculoesquelético princípios básicos e diagnóstico

6.4 Avaliação e métodos de tratamento

6.5 Fraturas da coluna e do quadril, diagnóstico e tratamento

6.6 Fraturas do membro superior, diagnóstico e tratamento

6.7 Fraturas do membro inferior, diagnóstico e tratamento

6.8 Processos infecciosos

6.9 Deformidades e síndromes dolorosas da coluna

6.10 Afecções inflamatórias

6.11 Afecções degenerativas

6.12 Temas importantes em ortopedia pediátrica

6.13 Afecções tumorais musculoesqueléticas

6.14 Imobilizações e aparelhos gessados

6.15 Métodos de redução das fraturas e luxações

6.16 Avaliação, condutas emergenciais e resultados práticos nos pacientes com trauma ortopédico

6.17 Diagnóstico clínico e conduta nas afecções inflamatórias, degenerativas, congênitas e infecciosas na prática ortopédica

6.18 Indicações das amputações. Tipos de amputação mais comuns dos membros inferiores e membros superiores. Noções básicas de protetização dos pacientes amputados

6.19 Lesões esportivas mais comuns: ligamentos, tendões, músculos e fraturas. Princípios de tratamento destas lesões

6.20 Atendimento humanizado, contextualizado e ético

 

4 METODOLOGIA

Aulas teóricas expositivas dialogadas com a utilização de mídia digital. Aulas práticas em subgrupos, desenvolvidas no centro de simulações e habilidades da URI, no contexto ambulatorial e hospitalar. Os alunos são oportunizados à realização de consulta médica completa (simuladas e/ou reais), manuseio de exames complementares, emissão de diagnóstico e indicação terapêutica, seja cirúrgica ou não. Os alunos, supervisionados por professores e tutores da URI, realizam procedimentos de baixa complexidade cirúrgica. Também acompanham cirurgias de alta complexidade em bloco cirúrgico, realizadas por profissionais médicos (docentes/tutores da URI) os quais são os responsáveis pela conduta médica, bem como pela orientação nas discussões dos casos, condução do raciocínio clínico-terapêutico (cirúrgico ou não), e, referência e contra referência dos pacientes. Ainda, orientações quanto ao estudo teórico, com vistas a ampliação do conhecimentos, educação continuada e diagnósticos diferenciais. Estudos de caso, discussões em grupo e seminários são estratégias metodológicas priorizadas nesta unidade curricular.

 

5 AVALIAÇÃO

A observação do desempenho dos alunos ocorre de modo contínuo, no decorrer do semestre letivo e nos diferentes cenários de práticas, de modo individual e/ou em grupo. As avaliações têm caráter formativo, somativo e diagnóstico. A avaliação formativa objetiva identificar avanços e limitações dos alunos, orientando-os aos ajustes necessários durante o semestre. A avaliação somativa, ocorre por meio de avaliações teóricas e no ambiente das atividades práticas (simuladas e/ou reais) e a avaliação diagnóstica embasa-se na demonstração da aquisição das competências, habilidades e atitudes inerentes aos objetivos da disciplina.

 

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BEAUCHAMP, Daniel R.; TOWNSEND, Courtney M.; EVERS, Mark. Sabiston - Tratado de cirurgia. 18ª ed. São Paulo: Elsevier, 2009.

MORAES, Irany N. Tratado de Clínica Cirúrgica. São Paulo: Roca, 2010.

RASSLAN, Samir; GAMA-RODRIGUES, Joaquim José.; MACHADO, Marcelo Cerqueira Cesar. Clínica Cirúrgica. 2 vols. São Paulo: Manole, 2008.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CARVALHO, Walter Roriz de.; JUNIOR, Robert Saad.; MAIA, Accyoli Moreira.; SALLES, Ronaldo Antônio Reis Vianna. Tratado de Cirurgia do CBC. Rio de Janeiro: Atheneu, 2009.

CORRADI, Matheus Bartolomei de Siqueira; STANICHI, Guilherme Picerni. Manual de Clínica Cirúrgica. Tatuapé – São Paulo: Martinari, 2015.

FILHO, Euclides Dias Martins. Clínica Cirúrgica. Rio de Janeiro: Medbook, 2011.

GAMA, Joaquim José.; MARTINEZ, Júlio Cesar. Tratado de Clínica Cirúrgica do Sistema Digestório. Rio de Janeiro: Atheneu, 2004.

TOWNSEND, Courtney M.; EVERS, B. Mark. Atlas de Técnicas Cirúrgicas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.