DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Disciplina: Clínica Médica III Código: 40-637 Carga Horária: 150 horas Teórica: 60 Prática: 90 Número de Créditos: 10
1 EMENTA Prevalência, etiologia, fisiopatogenia, diagnóstico, prognóstico e noções de tratamento nas afecções da Otorrinolaringologia, Oftalmologia, Neurologia, Gerontologia e Psiquiatria. Anamnese e entrevista psiquiátrica. Psicofarmacologia e Psicoterapias. Legislação.
2 OBJETIVOS 2.1 Objetivos Gerais
2.2 Objetivos Específicos Espera-se que a unidade curricular de Clínica Médica, contribua para a aquisição das seguintes competências, habilidades e atitudes:
3 CONTEÚDO CURRICULAR 1. Anatomia e fisiologia da orelha, do nariz e seios da face, orofaríngea e da laringe 1.1 Semiologia em otorrinolaringologia 1.2 Doenças da orelha externa, média e interna 1.3 Paralisia facial periférica 1.4 Doenças do nariz, dos seios da face, da cavidade oral, faringe e laringe 1.5 Urgência em otorrinolaringologia
2. Anatomia e fisiologia ocular 2.1 Exame ocular, de refração, de fundo de olho 2.2 Perda visual aguda e crônica 2.3 Oftalmopediatria 2.4 Manifestações oculares das doenças sistêmicas 2.5 Síndrome do olho vermelho 2.6 Drogas e olho 2.7 Urgência em oftalmologia 2.8 Principais afecções oftalmológicas e sua correlação com doenças sistêmicas 2.9 Principais afecções oftalmológicas de interesse da saúde pública, detecção precoce e prevenção
3. Semiologia e exame físico do paciente neurológico 3.1 Diagnóstico sindrômico, topográfico e estes levando ao etiológico 3.2 Doenças Vasculares do SNC 3.3 Hipertensão Intracraniana e Tumores Cerebrais 3.4 Traumatismo Crânio Encefálico 3.5 Infecções do SNC 3.6 Distúrbios do Movimento 3.7 Doenças Desmielinizantes 3.8 Comas 3.9 Cefaleias 3.10 Demências 3.11 Doenças do Sistema Nervoso Periférico 3.12 Neurologia Infantil
4. História da Psiquiatria 4.1 Anamnese:
4.2 Psicopatologia:
4.3 Classificações diagnósticas:
4.4 Psicofarmacologia:
4.5 Interconsulta Psiquiátrica
4.6 Legislação em Saúde Mental
5. Gerontologia 5.1 Princípios do envelhecimento humano 5.2 Nutrição e atividade física no envelhecimento humano 5.3 Doenças crônico-degenerativas 5.4 Depressão na terceira idade 5.5 Princípios gerais de intervenção 5.6 Urgências em geriatria 5.7 Abordagem multidisciplinar no envelhecimento
6. Atendimento humanizado, contextualizado e ético
4 METODOLOGIA Aulas teóricas expositivas dialogadas com a utilização de mídia digital. Aulas práticas em subgrupos, desenvolvidas no centro de simulações e habilidades da URI, no contexto ambulatorial e hospitalar (enfermarias). Os alunos são oportunizados à realização da anamnese e exames físicos, simulados e/ou reais, acompanhados e supervisionados por docentes e/ou tutores da URI. A simulação pode se desenvolver por meio de atores e/ou simulação realística, nos quais, os alunos são os executores dos procedimentos. A anamnese e exame físico real (consulta médica completa) são realizadas pelos próprios acadêmicos, em âmbito ambulatorial, hospitalar e nos Centros de Atenção Psicossocial, supervisionados por docentes e/ou tutores da URI. Os profissionais médicos (docentes/tutores da URI) são os responsáveis pela conduta médica, bem como pela orientação nas discussões dos casos, condução do raciocínio clínico, da propedêutica e terapêutica; e, referência e contra referência dos pacientes. Ainda, orientações quanto ao estudo teórico, com vistas a ampliação do conhecimentos, educação continuada e diagnósticos diferenciais. Estudos de caso, discussões em grupo e seminários são estratégias metodológicas priorizadas nesta unidade curricular.
5 AVALIAÇÃO A observação do desempenho dos alunos ocorre de modo contínuo, no decorrer do semestre letivo e nos diferentes cenários de práticas, de modo individual e/ou em grupo. As avaliações têm caráter formativo, somativo e diagnóstico. A avaliação formativa objetiva identificar avanços e limitações dos alunos, orientando-os aos ajustes necessários durante o semestre. A avaliação somativa, ocorre por meio de avaliações teóricas e no ambiente das atividades práticas (simuladas e/ou reais) e a avaliação diagnóstica embasa-se na demonstração da aquisição das competências, habilidades e atitudes inerentes aos objetivos da disciplina.
6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA BRAUNWALD, Eugene, FAUCI, Anthony S.; KASPER, Dennis L.; HAUSER, Stephen L.; LONGO, Dan L.; LARRY, Jameson J. Medicina interna de Harrison. 2 vols. 18a. ed. Porto Alegre: AMGH Editora, 2013. GOLDMAN, Lee.; SCHAFER, Andrew I. Goldman Cecil Medicina. 24a. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014. MARTINS, Milton de Arruda; CARRILHO, Flair José; ALVES, Venâncio; CASTILHO, Euclides; CERRI, Giovani; WEN, Chao. Clínica Médica. 7vols. FMUSP. 2ª ed. São Paulo: Manole, 2016.
7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR ALVES, Ruiz. Clínica Oftalmológica – Condutas Práticas em Oftalmologia. 1ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013. DOLCI, José Eduardo Lutaif; SILVA, Leonardo da. Otorrinolaringologia – Guia Prático. 1ª. ed. Rio de Janeiro: Atheneu, 2012. HALES, Robert E.; YUDOFSKY, Stuart C.; GABBARD, Glen O. Tratado de Psiquiatria Clínica. 5ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2012. LOPES, Antônio Carlos. Clínica Médica – Diagnóstico e Tratamento. 6 vols. Rio de Janeiro: Atheneu, 2013. STAHL, Stephen. Psicofarmacologia – Bases Neurocientíficas e Aplicações Práticas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014.
|