Plano de Ensino

Medicina

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Disciplina: Repercussões da Síndrome Metabólica e Cirurgia da Obesidade

Código: 40-651

Carga Horária: 30 horas

Número de Créditos: 02

 

1 EMENTA

Componentes da síndrome metabólica e sua fisiopatologia. Diagnóstico e prognóstico. Implicações celulares e moleculares e relevância no contexto cirúrgico. Obesidade. Técnicas operatórias utilizadas no tratamento da obesidade mórbida. Cuidados pré e pós-operatórios. Complicações decorrentes do tratamento cirúrgico. Equipe multiprofissional.

 

2 OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral

  • Propiciar a compreensão fisiopatológica da obesidade mórbida

 

2.2 Objetivo Específico

  • Apresentar aspectos clínicos e cirúrgicos da obesidade mórbida e sua repercussão como problema de saúde pública relevante.

 

3 CONTEÚDO CURRICULAR

  1. O problema mundial da obesidade
  2. Comorbidade clínicas e cirúrgicas da obesidade
  3. Síndrome metabólica: conceito e diagnóstico
  4. Esteatose hepática
  5. Condutas terapêuticas: dieta, drogas, estilo de vida
  6. O paciente diabético
  7. O papel da cirurgia bariátrica
  8. Riscos cirúrgicos da síndrome metabólica
  9. Pesquisa em síndrome metabólica e obesidade
  10. Exercício e estilo de vida na síndrome metabólica
  11. História da cirurgia da obesidade
  12. Conceituação de obesidade e importância na Saúde Pública
  13. Indicações do tratamento cirúrgico
  14. Escolha de técnica operatória
  15. Operação de Fobi-Capella
  16. Métodos disabsortivos (Payne, Scopinaro)
  17. Banda Gástrica
  18. Cuidados peri-operatórios
  19. Consequências das operações bariátricas
  20. Papel da vídeo-laparoscopia

 

4 METODOLOGIA

Aulas teóricas expositivas dialogadas utilizando-se de mídia digital como recurso. Aulas práticas em subgrupos no contexto ambulatorial e hospitalar. Acompanhamento, supervisão e execução de Anamneses e Exames Físicos de pacientes. Utilização de estratégias metodológicas ativas como método de ensino aprendizagem.

 

5 AVALIAÇÃO

Frequência, participação, comprometimento e responsabilidade com o examinado, trabalhos didáticos, provas teóricas, provas práticas ambulatoriais e hospitalares. Disciplina com a rotina do exame clínico.

 

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

GARRIDO Jr. Arthur B. Cirurgia da Obesidade. São Paulo: Atheneu, 2002.

GIACAGLIA, Luciano Ricardo;  SILVA, Maria Elizabeth Rossi da.; SANTOS, Rosa Ferreira dos. Tratado de Síndrome Metabólica. São Paulo: Roca, 2010.

LOPES, Antônio Carlos; LOPES, Renato Delascio. Síndrome Metabólica: uma visão para o clínico. São Paulo: Atheneu, 2009.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ANGELIS, Rebeca Carlota de. Riscos e Prevenção da Obesidade.  São Paulo: Atheneu, 2003.

BARBOSA, Vera Lúcia Perino. Prevenção da Obesidade na Infância e na Adolescência. São Paulo; Manole, 2008.

CLAUDINO, Angélica de Medeiros; ZANELLA, Maria Teresa. Guia de Transtornos Alimentares e Obesidade. São Paulo: Manole, 2005.

GODOY-MATOS, Amélio F. de. Síndrome Metabólica. São Paulo: Atheneu, 2005.

HALPERN, Alfredo; MANCINI, Márcio C. Obesidade e Síndrome Metabólica para o clínico. São Paulo: Roca, 2009.