Plano de Ensino

Medicina

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Disciplina: Assistência Pré-Natal

Código: 40-653

Carga Horária: 30 horas

Número de Créditos: 02

 

1 EMENTA

Modelo e organização das técnicas empregadas em um serviço pré-natal. Assistência pré-natal com vistas ao bem-estar materno e fetal. Anamnese, exame físico e exames complementares da gestante. Interação entre o emocional da gestante e seus sintomas. Prática obstétrica, assistência obstétrica, evolução do trabalho de parto. Anormalidades. Relação médico-paciente durante o acompanhamento do trabalho de parto. Aspectos particulares da gravidez de alto risco. Redução da mortalidade materna e perinatal.

 

2 OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral

  • Reforçar a importância da estabilidade da relação mãe bebê para a saúde futura da criança, tanto nos seus aspectos físicos como emocionais.

 

3 CONTEÚDO CURRICULAR

  1. O preparo da mulher e o planejamento para a gravidez
  2. Sinais e sintomas mais frequentes na gravidez
  3. A anamnese e o exame físico da grávida
  4. Exames subsidiários
  5. A rotina do pré-natal
  6. A relação médico-gestante
  7. O preparo para o parto
  8. Feto de termo e relações útero-fetais
  9. Assistência ao parto
  10. Mecanismo de parto
  11. Avaliação da vitalidade fetal intraparto
  12. Partograma
  13. Desenvolver aptidão para o reconhecimento de risco em obstetrícia
  14. Exames de rastreamento para identificação de risco
  15. Humanização e acolhimento da gestante de alto risco
  16. Reconhecimento das complicações clínicas e obstétricas associadas a risco gestacional
  17. Estratégias e ações que visem redução da mortalidade materna e perinatal
  18. Redução dos índices de parto cesárea
  19. Reconhecimento do puerpério patológico
  20. Estimulo à amamentação
  21. Recursos necessários para assistência ao parto de risco no centro obstétrico, ao recém-nascido no berçário para sala de parto e berçário de alto risco

 

4 METODOLOGIA

Aulas teóricas expositivas dialogadas utilizando-se de mídia digital como recurso. Aulas práticas em subgrupos no contexto ambulatorial e hospitalar. Acompanhamento, supervisão e execução de Anamneses e Exames Físicos de pacientes. Utilização de estratégias metodológicas ativas como método de ensino aprendizagem.

 

5 AVALIAÇÃO

Frequência, participação, comprometimento e responsabilidade com o examinado, trabalhos didáticos, provas teóricas, provas práticas ambulatoriais e hospitalares. Disciplina com a rotina do exame clínico.

 

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

QUEENAN, John T. Gestação de Alto Risco: Diagnóstico e Tratamento Baseados em Evidências. São Paulo: Artmed, 2010.

ZUGAIB, Marcelo; RUOCCO, Rosa. Pré natal: Clínica Obstétrica da Faculdade de Medicina da USP. São Paulo: Atheneu, 2005.

ZUGAIB, Marcelo; TEDESCO, J. Júlio de A; QUAYLE, Julieta. Obstetrícia. São Paulo: Atheneu, 2012.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BRASIL. Ministério da Saúde. CECATTI, José Guilherme; SERRUYA, Suzanne Jacob (Org.). Parto, aborto e puerpério: assistência humanizada à mulher. Brasília: Ministério da Saúde; 2011.

CUNNINGHAM, F. G; LEVENO, K. J; BLOOM, S. L; HAUTH, J.C; ROUSE, J. C.; SPONG, C. Y. Williams Obstetrics. 23rd. New York: McGraw Hill Medical, 2010.

PEIXOTO, Sérgio. Pré natal. São Paulo: Roca, 2004.

PIATO, Sebastião. Complicações em obstetrícia. São Paulo: Manole, 2009.

ZUGAIB M & BITTAR RE. Protocolos assistenciais da clínica obstétrica. 4. ed. Atheneu, São Paulo, 2011.

ZUGAIB, Marcelo; TEDESCO, J. Júlio de A; QUAYLE, Julieta. Obstetrícia psicossomática. São Paulo: Atheneu, 1998.