Plano de Ensino

Medicina

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Disciplina: Reanimação Cardiopulmonar

Código: 40-659

Carga Horária: 30 horas

Número de Créditos: 02

 

1 EMENTA

Parada cardiorrespiratória e condutas adequadas à situação. Manobras básicas para suporte de vida. Relação com os pacientes e seus familiares em situações de gravidade e risco imediato de vida. Domínio das manobras básicas e introdução às manobras avançadas para a manutenção da vida. Situações de risco imediato de vida.

 

2 OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral

  • Habilitar o aluno para a reanimação cardiopulmonar.

 

3 CONTEÚDO CURRICULAR

  1. Fisiopatologia da parada cardiorrespiratória
  2. Suporte básico e avançado para a vida
  3. Treinamento em manequins
  4. Cadeia de sobrevivência
  5. Reanimação cardiopulmonar em bebês e crianças
  6. Obstrução das vias aéreas
  7. Fatores de risco na morte súbita
  8. Desfibrilação externa semiautomática
  9. Legislação e ética em reanimação
  10. Abordagem inicial do paciente com alteração do nível de consciência
  11. Abordagem básica do paciente em crise convulsiva
  12. Queimaduras
  13. Dor torácica, dor abdominal e Instabilidade hemodinâmica
  14. Insuficiência Respiratória
  15. Intoxicações exógenas
  16. Choque elétrico
  17. Acidentes com raio
  18. Quase afogamento
  19. Acidentes com animais peçonhentos
  20. Princípios gerais relacionados ao transporte de pacientes
  21. O que o interno deve saber sobre reanimação cardiopulmonar
  22. Algoritmos e drogas
  23. Via aérea e acessórios de ventilação
  24. Desfibrilação e Cardioversão

 

4 METODOLOGIA

Aulas teóricas expositivas dialogadas utilizando-se de mídia digital como recurso. Aulas práticas em subgrupos no contexto ambulatorial e hospitalar. Acompanhamento, supervisão e execução de Anamneses e Exames Físicos de pacientes. Utilização de estratégias metodológicas ativas como método de ensino aprendizagem.

 

5 AVALIAÇÃO

Frequência, participação, comprometimento e responsabilidade com o examinado, trabalhos didáticos, provas teóricas, provas práticas ambulatoriais e hospitalares. Disciplina com a rotina do exame clínico.

 

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

LEITAO, Fernando Bueno Pereira. Anestesia e Reanimação. São Paulo: Manole, 2009.

REGO, José Dias. Reanimação Neonatal. São Paulo: Atheneu , 2004

SOUTO, Maria Buratto, LIMA, Elizabete Clemente de.; BREIGEIRON, Márcia Koja. Reanimação Cardiorrespiratória Pediátrica. Porto Alegre: Artmed, 2008.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CAPEHORN, D. M.W.; SWAIN, A. H.; GOLDSWORTHY, L. L. Manual de Acidentes e Emergências em Pediatria. Santos, 2002.

HAFEN, Brent Q.; KARREN, Frandsen. Primeiros Socorros para Estudantes. São Paulo: Manole, 2002.

LABORIE, Jean-Marc. Reanimação e Urgências Pré Hospitalares. Instituto Piaget, 2001.

LOPES, Antonio Carlos; FRISOLI JUNIOR, Alberto; AMARAL, Jose Luis Gomes do. Emergências: Manual de Diagnóstico e Tratamento. Sao Paulo: Sarvier, 2003.

PIMENTEL, José; CABRAL, Pedro. Epilepsia: Casos Clínicos. Lidel, 2011.